segunda-feira, junho 25, 2007

No Domingo...

veio ter connosco à cama. De repente, informa-nos: - são oito horas! Vêem, um oito, um zero e outro zero! São oito horas! [ela está constantemente a perguntar-nos que horas são, no relógio do quarto e no do forno] Um pouco depois, enquanto ela via os desenhos-animados, vi o pó a reluzir nas prateleiras da sala e vou buscar uma embalagem de toalhitas limpa-móveis para uma limpeza rápida. Deixo cair a embalagem aos meus pés e inicio a operação. Ela, no mesmo instante que pega nelas, exclama: - olha mãe, está aqui escrito "móvel"! Hã?! Ouvi bem?! Ela reconheceu a palavra "móvel"? Olho para a embalagem e as palavras que mais se destacavam era realmente "Limpa" e "Móveis". - onde é que está escrito "móvel", Joana? - em jeito de teste. - aqui, vês? Mó-vel! - enquanto seguia a palavra "móveis" com o dedo. Ok, era "móveis" e não "móvel", mas mesmo assim... Hoje de manhã, enquanto procurava uma sandália desaparecida, encontrei umas sandálias plásticas, daquelas da praia, das quais já nem me lembrava da existência. Virei o calcanhar para mim a fim de lhes ler o número e ver se serviam a algum dos dois. Ela que estava por detrás de mim, grita toda contente: - Olha mãe, é o vinte-e-quatro! Vês, o dois e o quatro, vinte-e-quatro! Pronto... fiquei sem pio.

23 comentários:

Anónimo disse...

Bem! A tua filhota é realmente muito dotada! Olha que o meu filhote de 4 anos ainda não tira essas conclusões!Parabéns!

Rita disse...

bem... e mai nada!!!


Ah sô dona Costinhas eles crescem né???


beijos

Anónimo disse...

Bem, ela tá uma crescida mesmo! A educadora está afazer um óptimo trabalho!
Beijinho**

Bekas C. disse...

A crescer e bem!

;)

Anónimo disse...

Mas isto já era de esperar, os seus filhos são sempe tão despachados em tudo, claro que a Joana já tinha que saber ler aos 3 anos e meio e nem sei como o Miguel ainda não faz uma frase completa aos 14 meses, mas pronto já come sózinho que já não é nada mau.
VM

Jolie disse...

claro que era de esperar VM... os meus filhos são um fenómeno da natureza!

alguém me pode dizer onde é que eu disse que ela já sabia ler? E já agora, podem-me indicar o que é que ela leu?!

Ela reconheceu uma palavra... uma... e ainda por cima errada. E os números são trabalhados na escola.

É só vontade de mandar postas de pescada, é o que é. E escusam de me vir dizer que não aceito críticas que isto não é nada disso.

Passar bem.

Anónimo disse...

Ups, ficou mesmo irritada, mas não era preciso.
Por acaso não a estava a criticar e muito menos a atirar postas de pescada, apenas comentei um post seu.
Mas já que fala no assunto, não acho que aceite críticas, aliás acho até que se alguém não concorda consigo só não é banido do seu blog porque ele ainda não é privado.
VM

Alecrim disse...

Eu apago do meu blogue todos os comentários que me desagradam. Isso é que é democracia! :) Mas temos que aceitar insolências alheias a sorrir? Por que razão?

Jolie disse...

no dia em que o seu comentário mesquinho, for uma crítica construtiva, eu assumo a minha incapacidade de as aceitar.

Até lá, reservo o meu direito de me irritar com este tipo de observações maliciosas.

barbarayu disse...

também eu ficava sem pio :)

(quanto às bocas foleiras... é dor de cotovelo :p - e tb eu as apago, logo! E além disso já não aceito comentários anónimos)
beijos!

Anónimo disse...

De facto os seu comentários em nada me surpreendem,sugiro é que veja o significado de mesquinho e malicioso, pelos vistos não os sabe. Devia ter usado a palavra irónico, isso sem dúvida alguma que fui.
VM

rosinha_dos_limoes disse...

Olha não me surpreende assim tanto estes progressos da Joana .. mas percebo perfeitamente que tenhas ficado sem pio LOL

Os números são das primeiras coisas que acho que eles conseguem decifrar ... mas as palavras não é para todos tão cedo. Valente Joaninha! :o)

Não percebo o comentário "irónico" ... não é de hoje que há crianças que aprendem a ler sozinhas bem antes de entrar na escola primária ... se ela decifrou uma palavra ainda bem para ela!

Verusca disse...

Pois eu acho optimo q ela tenha reconhecido a palavra móvel, embora não fosse bem isso q lá estivesse escrito, mas alguma coisa ela percebeu de lá, até porque apontou p a palavra!

Quanto aos números tb acho óptimo q consiga juntar 2 números e dizer vinte e quatro!

Claro q outras crianças da sala dela tb o devem saber, mas este é o vossp blog, logo devem pôr a evoluçao dos vossos filhotes!

Parabéns e não deixes q te irritem!

Beijocas

Anónimo disse...

Ola Sandra,
Penso que também a Sandra começou a ler antes dos 6 anos, assim é provavel que com a Joana possa acontecer o mesmo. Até é provavel que ela seja sobredotada, isso deve ser assumido naturalmente e devem-lhe ser oferecidos os estimulos de que precisa. Qualquer pessoa que visite regularmente este cantinho percebe que é o que vocês têm feito por isso os meus Parabéns! beijinhos,
Sara

1gota disse...

A crescer... e de que maneira!!!
Cada dia nos surpreendem com coisas novas. :)

Sandra B. N. disse...

eu acho que já te disse várias vezes que essa pequerrucha vai longe, não já???
vê-los a ter raciocínios de gente grande são realmente momentos de deixar uma pessoa sem pio... e olha que ainda vais ter muitos pela frente, habitua-te! :)


(mas porque é que há malta que só está bem a disparatar com os outros? não gosta, não lê!! ou será que são masoquistas? arre!.....)

andreia disse...

Eu aprendi a ler sozinha, juntando sílabas e reconhecendo as letras. Claro que já tinha 5 anos e qualquer coisa na altura, um tempo antes de ir `para a primeira classe, mas só demonstra atenção ao que a rodeia, não tenho dúvida que só pode ser uma menina esperta!
Não ligues...(aos comentários anónimos!)

Beijinhos grandes na grande Joaninha!

Anónimo disse...

Está cada vez mais crescida é o que é...e com uns pais como vocês que incentivam e ajudam bastante no desenvolvimento dos filhos, não me surpreende nada que ela até saiba ler ;)

Anónimo disse...

VM concordo inteiramente com o que disse e assentou que nem uma luva....
Haja paciência!!!!

Sandra, eu simplesmente... disse...

Miga há pessoas que fazem cada comentário!!!! Nem sei porque os fazem. Se não gostam do que lêem, que não o façam!!!

Jocas migas e parabéns a Joaninha

Unknown disse...

Está no bom caminho :)
Quanto a certos comentários... nem vale a pena comentar, temos que guardar o nosso "latim" para escrever coisas que valham mesmo a pensa e sejam minimamente interessantes.
Beijocas

Anónimo disse...

Quanto aos números, nada a dizer, acho óptimo, ainda bem que sabe o que é um 8 e um 24. Todos saberão mais cedo ou mais tarde de qualquer maneira.
Quanto ao resto... As crianças fazem associações lógicas, parece-me que se subestima isso. Ela calculou provavelmente que ali dizia móvel já que aquela coisa tóxica serve para limpar móveis.
A filha da minha prima com 15 meses abria um livro e com um dedo seguia linhas e linhas numa chinesice pegada. Tinha graça por ser assim uma associação óbvia.
Isto pode ser ofensivo, abusivo, irónico, destrutivo, o que queiram. É uma opinião.
Noto em muitos baby blogs uma falta de orientação para a espontaneidade das crianças, para as coisas que fazem ou dizem inocentemente e os pais insistem em interpretar e dar sentidos científicos. O seu é só um deles.
E eu tenho blog mas vou assinar como me apetecer porque essa coisa anti anónimos que não o são é um disparate.

Anónimo disse...

é fácil perceber se ela leu ou não a palavra. se calhar se ela vir essa palavra "móveis" num outro sitio, por exemplo, escrito numa folha branca, não vai conseguir "ler".
como disse o comentário de cima, é provável que ela tenha dito isso porque sabe que o produto é para limpar o móvel...
no entanto não é impossível que tenha, de facto, reconhecido as letras.

mas também não vejo em nada neste post, a Sandra a gabar-se disso. é natural que a forma rápida como crescem e aprendem coisas nos espante, nos orgulhe.

há baby blogs e baby blogs. reconheço que, de facto, existem baby blogs que são uma autêntica lamechice, onde os progenitores se limitam a gabar do que os filhos fazem, até a mais pequena coisa serve para acharem que têm os filhos mais inteligentes do mundo.

não insiro este blog nesta lista, todos podemos reparar, que aqui a Sandra fala de tudo, do mau e do bom.

no fundo há muita gente é com inveja, e aconselho a Sandra a ignorar. o primeiro parágrafo do seu primeiro comentário aqui, chegava perfeitamente para calar o pio ao fulano/a. respondia-lhe ironicamente. assim, justificou-se, coisa que ele/a queria...

quando é assim, nada melhor do que lhes responder exactamente da mesma maneira que eles nos abordam!