domingo, outubro 08, 2006

O meu blog, a blogosfera e eu...

Este post anda para ser escrito há já umas semanas. Depois fui adiando porque não queria que ficasse associado a certos acontecimentos que foram surgindo pela blogosfera. Hoje acho que já não tenho motivos para o adiar, e é de aproveitar a grande vontade de o escrever.

Este blog já passou a fasquia dos dois anos. Quando o comecei estava completamente a leste do que era a blogosfera. Comecei-o simplesmente com o intuito de partilhar fotos da minha menina com os meus amigos e familiares. Costumava enviá-las por email, mas o limite das inbox de cada um dos destinatários era um grande obstáculo. Depois, esta amiga apresentou-me esta ideia, e eu segui-lhe as pegadas.

Eu trabalho com a internet há muitos anos e confiei o suficiente para por fotos da minha mais-que-tudo sem qualquer tipo de protecção e com uma selecção baseada exclusivamente no meu gosto pessoal. Não punha certas fotos, por as achar mais reveladoras, mas os critérios eram muito flexíveis. Aqui vinha apenas (ou pensava eu) quem me conhecia, e a quem tinha dado o link. Eu não tinha noção nenhuma do que era este mundo dos blogs. Eu estava-me pouco borrifando para a existência de outros além dos que conhecia por serem de meus amigos, e que tinham exactamente a mesma funcionalidade que o meu tinha: A partilha de fotos de cada um. Eu, inocentemente, pensava que os outros faziam o mesmo. Não tinha textos. Não tinha anotações. Tinha apenas imagens e umas quantas graçolas.

Depois veio a vontade de registar algumas coisas. De escrever alguns sentimentos. Não sei bem de onde surgiu esta vontade, mas surgiu. E com os textos, surgiram os primeiros comentários de quem me acompanhava em silêncio. A primeira reacção foi de: mas q'uesta merda?! Como é que deram comigo?! Porque é que me andam a acompanhar anonimamente se nem sequer me conhecem?!. Depois, foi o seguir os links que deixavam e ser totalmente absorvida por este mundo.

Dos primeiros blogs que visitei, são muito poucos os que ainda subsistem ou que ainda visito. Mas a presença de alguns, na minha memória, ainda é tão forte ao ponto de me lembrar das cores e de alguns textos que li. Que me encheram o coração e os olhos de lágrimas (a maioria das vezes de tanto rir!). Mas, de repente, caiu uma bomba que fez a primeira mossa neste cantinho que já não era só meu. Um caso de uma brasileira que usou um blog para ir relatando uma gravidez falsa. Veio o conhecimento, de que no Brasil, havia umas histórias mirabolantes de sequestro de bebés usando esta táctica. Foi o primeiro banho de água fria, e à conta dele, todos os posts com fotografias do meu blog foram simplesmente apagados. Esta foi a mais antiga que se escapou. A minha postura na blogosfera começou a mudar.

Passados uns tempos, instalei um contador na página, para poder controlar melhor as visitas (o que raramente fiz), as fotos que passei a publicar passaram a ser tratadas previamente e tinham de satisfazer mais limitações. Criei algumas dificuldades para o chegar-copiar-e-andar mas sabendo bem que a única forma de proteger uma foto é não a publicar na internet... onde quer que seja. A partir de nem sei bem quando, deu-se um boom de visitas e comentadores assíduos. Vieram as primeiras conversas extra-blogs. Vieram os primeiros encontros. O mundo que estava tão distante, transformou-se num bairro. As pessoas iam ganhando caras. O vício estava instalado. Passei aquela fase em que só via isto à frente. Era a necessidade de escrever. A necessidade de ler. A necessidade de comentar. A necessidade de ter comentários. A necessidade de conhecer novas caras. Muita necessidade para muito pouco tempo.

Chegou novamente a um ponto que tive de impor novas regras a mim própria. Como em tudo na vida, as regras fazem falta. Os meses foram passando e a experiência adquirida trouxe alguma maturidade. Descobri a minha maneira de estar neste mundo. E a partir daí, tento-me apenas manter fiel a mim mesma. Apercebi-me que as palavras têm muita força aqui. Apercebi-me que a responsabilidade de ter um blog que é muito lido não é fácil de lidar. Apercebi-me que mesmo sem termos essa intenção, conseguimos magoar alguém de quem até gostamos ou que nos é indiferente, mas que merece o nosso respeito, com palavras mal medidas, ou de sentido dúbio. Aprendi que os sentimentos aqui não estão à flor da pele. Eles são a pele. Os dedos que os escrevem. Vi serem começados massacres em colectivo, porque alguém não gostou do que outro alguém escreveu e quando um diz mata o outro diz esfola. Vi manifestações de carinho. Vi ordinarices, peixeiradas, lutas campais. Vi a união de quem nunca se viu por alguém que dela precisava. Vi muita coisa, mas agora tenho a certeza que ainda tenho muito para ver.

Os laços foram-se criando. Pessoas que me acompanhavam desde sempre afastaram-se, sem explicações. Novas pessoas foram chegando. Tenho a sensação que conheço o nickname de apenas uma infinidade de quem me visita na realidade. Tenho a certeza de que conheço muitos poucos. Tenho a certeza de que a vontade de conhecer novas caras se está a esfumar. Tenho a certeza de que me estou a tornar selectiva. Mas tenho a certeza de que o que aqui escrevo é para o mundo. Sem quaisquer pretensões. Apenas o de registar algumas memórias e me fazer feliz. Este blog agora existe para meu prazer. Este blog durará o tempo em que o prazer de escrever e de partilhar as minhas emoções com quem me segue, mesmo que anonimamente, existir. No momento em que este sentimento mudar, o blog por si só deixa de ter motivo para existir. Não vou criar nem um novo, nem filtrar quem me lê (se bem que tenho a certeza que há muita gente a ler-me só para criticar, para estar a par do que eu faço e digo. Mas esses têm bom remédio, dão meia volta ao cavalo e seguem com a sua vida. Se voltam, devem ter uma certa dose de masoquismo). Não se pode agradar a todos, nem estou aqui para agradar a ninguém.

Eu aqui revelo uma parte de mim. Revelo uma centelha do que é a minha vida. Aqui eu digo o que me apetece, independentemente de saber que me lêem pessoas que eu não conheço, amigos, familiares e outros conhecidos. Aqui a única coisa que me impõe limites é o meu bom-senso. Mesmo que não seja idêntico ao bom-senso dos outros. E quem acha que me conhece só pelo que escrevo aqui que levante os dedos. Hummm... um, dois, seis.. ena ena... então!? Estão loucos? Isso não funciona assim. As palavras que aqui deixo conduzem-vos sim por um caminho. Podem fazer juízos sobre a minha maneira de ser. Mas a conclusão a que chegam depende muita das lentes que usam ao me ler. E além disso, há muito de mim que aqui não está. Nunca vai estar. Nem poderia. Porque não me pertence só a mim.

E aqui podem perguntar, mas então e as fotos dos teus filhos? O que expões deles? Eles também não te pertencem nem podem opinar sobre o que achas aceitável. É verdade. Mais verdade não poderia ser. Mas em vez de me alongar em grandes defesas de causa, digo apenas: Bom-senso. Haja bom-senso, em tudo o que fazemos. E cada um estabelece as fronteiras com as quais se sente à vontade. Há blogs para todos os gostos e eu também tenho os meus preferidos, os de que não gosto e os que me são indiferentes. Há blogs que raramente comento, que comento quase sempre ou que vou comentando sempre que posso.

Não gosto que me exijam visitas nem reclamem a ausência de comentários (quem é que gosta de ser chamado à atenção?). Mas nestas coisas, acho que quem faz um blog só para ser visitado, quem mede o qualidade (ou falta de) de um blog pelo número de comentários, etc e tal, está um pouco longe da minha realidade. E quanto mais me cobram, menos vontade me dão. Há também quem diga que os blogs sem comentários é que é! Que são mais isto e aquilo. Para mim não é assim. Não meço a honestidade de cada um nem a sua integridade pela presença ou falta de link de comentários. Eu prefiro a liberdade de deixar escrever quem nos acompanha. Mesmo correndo o risco de quando em vez ser atacado por algum idiota sem nada para fazer. Mesmo tendo que digerir algumas palavras menos agradáveis. Mesmo não recebendo apenas comentários positivos. Mesmo havendo pessoas que usam a nossa caixa de comentários para se publicitarem sem sequer se darem ao trabalho de ler uma palavra que escrevemos. Porque, para mim, é a troca de opiniões que nos enriquece. Pelo menos eu acho. Porque este mundo é muito grande e tem muitas cores, e mais uma vez, cada um escolhe para si o que lhe é mais confortável. E é uma das mais-valias de ter um blog. O de poder ver como é que a nossa experiência vai interagindo com a dos outros.

No que diz respeito ao meu blog é isto que eu tenho para dizer. Ele começou com um fim totalmente díspar do que tem hoje. Cresceu, amadureceu, evoluiu (nem sempre da melhor forma) e está aqui para as curvas. Enquanto valer a pena. E para quem me impele a escrever sobre o que devemos dizer quando se acaba um blog, eu respondo apenas: Se um dia este blog acabar, eu não sei como vai ser. Não tenho o dom de prever o futuro. Por isso, não posso debitar sobre a legitimidade de cada um em acabar com um blog à sua maneira. Porque justamente cada blog tem um dono, e é ele, em consciência, na SUA consciência, que sabe o deve fazer em determinada altura.

Mas a blogosfera... a blogosfera é um mundo imenso. Há uns tempos, parece que nasceram babyblogs às carradas. Paletes deles surgiram do meio do nada. Todos exigiam visitas, todos queriam ser dos mais visitados. Todos, todos, todos... como se o que passasse a ser importante era a notoriedade e não o prazer de ter um blog, o conteúdo. E da mesma forma que há blogs para todos os gostos, também há bloggers dos mais variados tipos. Há quem continue na blogosfera de olhos tapados. Indiferentes aos reais perigos que andam um pouco por toda a parte. Quem não usa do bom-senso nas fotografias que decide partilhar, nem na informação pessoal que escolhe revelar. Há quem continue a ser como eu fui há tempos idos. E isso é um perigo, que eles próprios nem sabem dimensionar. Há os que andam aqui por bem, e os que nem sei o que andam aqui a fazer. Mas o que é verdade, é que este mundo, é para mim um reflexo da vida real. Desde paixões a intrigas, aqui temos um pouco de tudo como na farmácia.

Depois guardo saudades dos que passaram a andar aqui anónimos. Daqueles que tinham o seu próprio blog, e que a certa altura decidiram que tinham de parar. Que a certa altura, se afastaram e deixaram também de comentar. Tenho saudades de quem sei que me lê mas que se mantém na sombra. Tenho saudades de quem o tempo roubou a vontade e a oportunidade. Tenho saudades. A blogosfera, trouxe-me amigos para a vida. Daqueles que são como o sempre tivessem sido. Daqueles que até os amigos de sempre já falam. Em boa verdade, também me trouxe dissabores, mas o amargo apenas dá mais intensidade ao doce... E eu... eu sou, em parte, aquilo que vêem aqui. E aqui. E aqui. Mas na verdade, um blog é só um blog. E um blogger é apenas mais um blogger.

Eu sou uma pessoa, com defeitos e virtudes, gostos e desgostos, e, principalmente, com sentimentos. Fica aqui o desafio para quem chegou até aqui [aposto que mereciam uma prenda e tal, mas agora eu não tenho tempo, está bem?! Ando a organizar uma festa, tá! Ou como diz aquele senhor no anúncio da rádio, com pronúncia açoriana: eu teanho fiulhos!] Deixem a vossa opinião sobre este tema, mesmo aqueles que andam anónimos, mesmo aqueles que não costumam comentar [é agora que aqueles que vêm aqui controlar, coçam o nariz e dizem: ó p'ra ela a pedinchar comentários!]. Digam bem, mal, o que quiserem. Deixo-vos aqui as únicas condições: Haja respeito; Haja bom-senso.

93 comentários:

Gui disse...

Olá!

Eu li até ao fim. Estava aqui sem sono a navegar e a ler tiras de BD da Mafalda quando o bloglines me avisou de um novo post aqui...

Sou blogger há algum tempo, não muito. E como eu gosto deste mundo! Gosto muito de babyblogs, nem sempre comento mas sempre leio. Tenho um blog onde escrevo de tudo um pouco, tenho também um certo cuidado com as fotografias, mas talvez me exponha um pouco demais. Não sei...
Não meço o valor do meu blog por comentários porque eu não sou muito de comentar. Comento às vezes, quando sinto necessidade disso, como agora, quando simplesmente me apetece e outras vezes por obrigação.
Gosto muito de ler o teu blog, porque o acho simples e despretensioso, porque gosto de vocês. Sinto que tudo aqui é genuino e nada forçado e isso agrada-me. Gosto muito do meu blog, dá-me muito prazer escrever lá, sem timmings, sem temas definidos, apenas escrever o que me vai na alma.
E gostei muito deste texto que aqui escreveste poruqe sem dúvida que estamos a passar por uma certa crise na blogosfera, crise na medida em que as pessoas se acham no direito de quase invadir a privacidade de outros, de exigir coisas, de se chatear e aborrecer. Sim, a mim também me faz confusão ver que tenho visitantes de vários sitios, até bastantes, pessoas que por lá passam , que não sei quem são, que não sei o que lá vão fazer. Mas é assim que aquele blog para mim faz sentido. O que não faria sentido era um dia ter alguem que não conheço de lado nenhum a fazer juizos de valor sobre as minhas atitues relativamente ao blog. Esse comentários menos felizes tiram-me do sério...Mas sim, é mesmo com eles que tudo faz sentido.
Nem sei se este comment fará algum sentido, está uma baralhada, vou escrevendo o que me vai chegando à cabeça.
Eu sou uma das que passa por aqui todos os dias, que por vezes comenta, não muitas mas às vezes. Gosto muito do teu blog, tens uns filhos muito bonitos e podes ter a certeza que eu ando por aqui sempre, mesmo que nem sempre diga alguma coisa!

Um beijinho e continua assim, simples como se nota que és!!

Margarida**

Dulce disse...

Ora bem: li até ao fim, portanto não te esqueças de me convidar para a festa. Nada tenho a acrescentar ao que disseste...

Dulce disse...

Oops!! Reli e percebi que a festa não era para nós. Pronto, tá bem...

E sempre digo isto: gosto de te ler, mas não te conheço, claro que não. Nem tu a mim. Estamos quites :)...
O meu blog não é um babyblog. Os babyblogs (alguns) têm qq coisa que me atrai, suponho que as crianças...
Algumas vezes comentei aqui, pq me apeteceu, mas nunca exigi visitas nem comentários para a troca.
Pronto, boa noite, que, para quem não tinha nada a acrescentar, já falei muito.

Cláudia disse...

Antes demais boa noite.
Eu sou daquelas leitoras anonimas, ou que raramente comento.
Julgo que comentei pouquissimas vezes.
Tenho que te aplaudir de pé, não vou dizer que penso exactamente como tu, mas concordo com grande parte do que escreveste.
Como tu propria dizes eu não comento para ter mais visitas ou mais comentarios, eu comento quando acho que o devo fazer. Não o faço porque me sinto obrigada, comento porque gosto.
Ainda me considero novita nestas andanças, apesar de já ter o blog há uns meses.
Fiz o blog porque quis ter um registo da minha vida...de vez enquando dou volta aos registos antigos e acho piada ao que me aconteceu.
Também já assisti a peixeiradas, a stress, a mentiras...mas passa-me tudo ao lado. Sempre ouvi dizer que a net é uma rede muito perigosa, mas acredita que a net tem sido a minha grande companhia...mesmo considerando os perigos.
Como tu tão bem dizes...falta o bom senso a muita gente e depois acabamos por cair numa teia de aranha da qual não conseguimos sair...
Tanta lenga lenga para te dizer que gosto do teu blog (eu sei que o post não é para dizer se gostamos ou não).
Dou.te os parabens pela familia que tens...

mãe disse...

Bem, eu tb li até ao fim, mas eu tenho insónias, por isso tenho desculpa ;)
Questão prática e pertinente: como é que se protegem as fotos ? No meu blog, se clicarmos numa foto, ela abre e fica imensa no écran, o que não me agrada nada...
Sem pressas, quando puder, pode dar-me uma ajudinha ?
Obrigada e boa festa...

MissangaAzul disse...

Eu também li tudo até ao fim, e pertenço ao grupo das leitoras anónimas, mas hoje, a teu pedido, venho aqui comentar.
Para dizer que aplaudo de pé as palavras que acabaste de escrever, e que as assino por baixo, com tinta permanente.
O mundo dos blog´s é uma coisa muito gira, mas também uma coisa muito perigosa.
Já tive bons momentos, já tive maus momentos, já estive viciada em ler blogs todos os dias, já estive viciada em escrever todos os dias. Já tive dissabores com comentários anónimos que me magoaram e fizeram pensar: mas que raio estou eu aqui a fazer a expôr a minha vida?
Mas depois cheguei a uma pequenina conclusão: o meu blog é para mim, é o meu diário, e o meu registo do dia a dia, é o meu confessor onde por acaso algumas pessoas passam para ler.
Através do blog já conheci pessoas fantásticas, já conhecia amigas para a vida, até encontrei o Amor de alguém...
Também tenho um contador para "controlar" quem me visita, mas ultimamente serve apenas para me assustar com a quantidade crescente de pessoas que me visita. E penso: mas o que é que elas vêm aqui fazer? É só a minha vida! E nunca procurei comentários, nem gosto que me deixem comentáriros do tipo "anda visitar o meu blog!". Normalmente faço o contrário, não vou visitar.
Confesso que muitas vezes quando publico fotos minhas, penso nas fotos dos teus filhos, com uma "marca de água" por cima, e penso se também não me deveria proteger. Sim, tenho que mudar a minha mentalidade e proteger-me. Bom senso acima de tudo.
Bem, este comentário já vai longo, e é com bom senso que te digo que vou fazer um link no meu blog para este teu texto/desabafo, porque traduz para as palavras certas alguns sentimentos que já algum tempo andam a divagar dentro da minha cabeça, e assim vou aprovreitar estas palavras para os transmitir.
Obrigada pelo teu desabafo, obrigada por me abrires os olhos para algumas coisas, obrigada por me ensinares coisas sobre miudos para quando eu um dia tiver filhos já saber como fazer certas coisas.
E acima de tudo, obrigada por ter Bom Senso.
Beijinhos

mulher elástica disse...

Olá
Tal como tu e tantas outras pessoas, também eu escrevo no meu blog de e para os meus filhos, mas sobretudo para limpar a minha alma, desabafar um pouco.
Já tive alturas em que me sensoraram, em que inclusivamente tive de apagar alguns post só porque escrevi o que sentia e houve quem se sentisse incomodado.
Tenho aocmpanhado o teu blog sempre, fui daquelas que não conseguia dormir só para saber se o teu pequenino já cá estava e sobretudo se estavam os dois bem.
Nunca escrevi comentários só para que visitasses o meu blog (nem sei se o fizeste, isso não importa), sempre escrevi porque concordava contigo, porque a vida é mesmo assim, um corropio de emoções.
Confesso que gosto muito de te ler, sei que não te conheço, talvez nunca nos venhamos a conhecer, mas pelo que nos contas és 5 estrelas.
Muito obrigada pelo teu blog

T. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
T. disse...

Olá
Já te visito há bastante tempo, muito antes de ter um blog meu que serve como diário do crescimento do meu filho, sim...sou muito preguiçosa para ter um diário convencional!!! Cheguei aqui através da "boneca de papel" quando fui cuscar os links do lado direito!
Comento qundo me apetece mas geralmente penso que quem me vai ler pensa: mas quem é esta gaja???? Não faz mal... também mesmo quem me vai ler o blog ( que são poucos mas chegam ) não faz ideia de quem eu seja...
Concordo com aquilo que escreveste e até agora não tenho razões de queixa da Net mas no dia em que tiver e no dia em que o blog deixar de ser anónimo para certas pessoas desparece!!!
Continuação de um bom trabalho com este blog e já aprendi aqui muita coisa!! Dou um exemplo: devido à atopia da tua filhota e a um texto teu que li aqui insisti com a pedi. do meu filho e foram feitas análises...só para provar que as bronquiolites ( 6 em 7 meses ) eram causadas por alergia!!
Beijinhos

S.A. disse...

"Apercebi-me que as palavras têm muita força aqui. (...)Apercebi-me que mesmo sem termos essa intenção, conseguimos magoar alguém de quem até gostamos ou que nos é indiferente, mas que merece o nosso respeito, com palavras mal medidas, ou de sentido dúbio. Aprendi que os sentimentos aqui não estão à flor da pele. Eles são a pele. Os dedos que os escrevem"
Este parágrafo define este mundo. O mundo da blogosfera. De facto, há q ter cuidado com o q se escreve. Mas cuidado porquê? Se é para nós que escrevemos (e na melhor das hipóteses, para aqueles com quem lidamos mais de perto). Temos mesmo que nos estar a preocupar com o que os outros irão pensar de nós, se lerem "isto" ou "aquilo"? É esta parte da blogosfera que me anda a irritar ultimamente. A falta de bom senso.
(pior q os post, em termos de extensão, só os comentários.. arre!)

sotto le stelle disse...

Concordo com tudo o disses-te e até fiquei arrepiada e é por isso que tenho medo de publicar as fotografias da minha sobrinha. Como é que vou saber se em todo o lado há bom senso e respeito???
Tenho medo...
E em relação ao resto não vou dizer que não gostaria que visitasses o meu cantinho ao menos uma vez mas se não o fizeres não vai ser por isso que vou perder o hábito de ler o teu todos os dias porque gosto de acompanhar e já acompanho há bastante tem. Já fiz comentários quando ainda era anónima (não tinha blog e criei-o mais para me poderem identificar). Acho que ler o que escreves é sempre um PRAZER para não falar do que contas dos teus filhotes. Vivemos num mundo estranho e confuso em que tudo é relativo e subjectivo. Nunca vamos saber se os outros usam o nosso bom senso ou sequer respeito mas podemos rezar para que SIM. Bjinhos

Charilas disse...

Eu...comecei por acompanhar alguns blogs e a vontade de registar certos momentos e acontecimentos da minha/nossa vida começou a ser cada vez mais forte, para além de simplesmente comentar. Lá me resolvi a muito custo, porque de facto eu e a informática não temos uma relação muito estreita.


Nunca tive a intenção de competir e ter um dos blogs mais visitados, mas obviamente gosto de ter alguns comentários, estes que falas, os que transparecem respeito e bom-senso, os outros dispenso, bem como os que surgem só para o nº desprovidos de qualquer contéudo.

Gosto também de visitar alguns blogs, como o teu, porque me identifico, porque retiro algum valort do que leio.

Fotografias, confesso que gostava de ter algumas, mas tenho receio até porque não as sei proteger convenientemente.

As visitas e comentários ao meu blog são poucas, mas isso não é o mais importante...Gosto de escrever (mesmo que saiba que nem toda a gente gosta de ler o que escrevo) e quero muito registar certos momentos do crescimento dos meus filhos. Com que objectivo? Não sei bem, mas é algo que me dá prazer, por isso não vejo para já motivo para o não fazer.

Bjs

CLS disse...

Qdo iniciei o meu blog, já conhecia este mundinho da blogosfera há algum tempo. Achava piada mas tb achava arriscado, mesmo não conhecendo essas histórias pavorosas de q falas, havia blogs q eu achava q faziam muita exposição das crianças. Entretanto, alguém muito próximo de mim e da minha filha partiu para o estrangeiro e essa foi uma das razões que me levou a iniciar a Arca, tentando usar sempre a regra de que falas, o bom senso.
Nunca conheci ninguém dos blogs pessoalmente (há uma pessoa que já conhecia na era pré-blog), nunca procurei fazê-lo. Houve uma fase inicial em ficava triste por não ter comentários ou por não ter retribuições das visitas q fazia, agora isso já não tem tanta importância. Importa a partilha de experiências e o gozo q tenho em relatar as peripécias da minha filha.
Gosto de te ler porque se sente na tua escrita que tens prazer em fazê-lo. Um beijinho e continua, até te apetecer :)

Cláudia e Biducas disse...

Eu também consegui ler até ao fim e mereço um prémio. Mas quem escreve assim não é "maneta", ai como eu gosto de inventar provérbios. Sory não te ter atendido na sexta mas foi um dia complicado, depois ligo-te.

sophy disse...

Mais uma que leu tudo até ao fim.
Em relação às fotos houve uma altura que eu tb começei por apagar os post que continham as fotos do meu pequenino...talvez por medo e por saber que fazem tudo e mais alguma coisa.
Isto é realmente um mundo muito grande, giro e pode-se tornar tão perigoso.
Também já encontrei pessoas maravilhosas através dos blogs......e tenho-te a dizer que concordo com quase tudo o que dizes.
Visito-te todos os dias, mas nem sempre tenho tempo para comentar...

Espero que não te vás embora porque gosto muito de ler as vossas peripécias.

Bjokas grandes

anne disse...

este mundo tb me começa a assustar, mas eu tenho uma segurança: não revelo nomes, não revelo locais, não publico fotos. Ninguém me consegue encontrar com o que publico, isso da-me um certo conforto.

O facto das pessoas andarem a competir com os blogs e com os numeros de vistas etc. tb é uma coisa que me irrita bastante, exigirem links ou visitas então nem se fala...
eu leio varios blogs, e muitas vezes nem comento (este deve ser a 3º ou 4º vez que te comento e já te leio há ano e meio), mas cada um é como cada qual.

Bjs

silvia disse...

Bem este não posso deixar de comentar, isto porque sou uma das que já te reclamou um comentário, porque acho "justo", porq

Paula disse...

Olá, também li tudo até ao fim, quando comecei o meu blog foi completamente às cegas, não conhecia nada deste mundo, comecei porque por acaso encontrei um blog ao fazer uma pesquisa na net e gostei. Pensei em fazer um para registar e mais tarde recordar. Através dos comentários nesse blog fui descobrindo outros, muito poucos no princípio e descobri tb o teu, li e gostei do que li, gosto da maneira como escreves como consegues transmitir sentimentos, emoções, e experiências de vida, já aprendi algumas coisas aqui, fiquei por cá, mas nem sempre comento.

Apercebi-me muito mais tarde, alertada por post teus e de outros blogs o quanto este mundo é perigoso e tentei de alguma forma (muitas vezes com a tua ajuda) proteger o blog da falta de bom senso alheia.

Também não escrevo para ter comentários, nem os reclamo como troca dos comentários que vou deixando por aqui e por ali, escrevo para mim e para os meus filhotes um dia mais tarde lerem se quiserem.

Cada um é que sabe se deve ou não continuar o seu blog, e ninguém tem o direito de criticar ou cobrar nada. Enquanto o mantiveres vou passando por cá uma vezes comentando outras não.

Ah! E toca a preparar uma festa de arromba para a rapariga eheheh.

Beijinhos :o)

Luísa disse...

E quem escreve assim nao é gago!!!

Concordo contigo!

Beijinhos

Rita disse...

ora bem! eu sou daquelas q leio o teu blog sempre, mas comento muito pouco.Iniciei me no mundo dos blogs em Março deste ano pq simplesmente estava na moda(sim, é verdade) só uma pessoa tinha o meu link e rapidamente comecei a receber comentários. Graças aos blogs conheci várias pessoas e 2 delas são amigas de verdade.
Escrevo sobre os meus filhos p mais tarde recordar. aliás daqui a 1 ano vou imprimir o blog e fazer 1 livro! quero ficar sempre com esta recordação. Escrevo p mim mais q tudo é isso mesmo!

Acho engraçado as relaçoes q se desenvolvem na net e no mundo dos blogs. tb já assisti a peixaradas, a blogs q relatavam mentiras,etc.. mas isso existe em todo o lado,certo??

ponho fotos dos meus filhos no blog ,mas fotos onde n se vê a cara deles... não sabemos as pessoas q lêem o blog nem quais as intenções!

Tenho um blog pq gosto só mesmo por isso, pq gosto de escrever!

tem uma parte negativa:por vezes és má interpretada e lá tens de fazer um post a explicar o q quiseste dizer, acho q isto é mto chato.

Gosto de ler o teu blog pq temos 2 filhos com idades parecidas .

beijinhos

Miragem disse...

Bem... Nem sei bem que te dizer... Mas acho que a certa altura dizes tudo: a blogosfera é um mundo imenso!! Há bons e há maus, há que saber escolher e saber viver...

E que tal para quem chegou ao fim deste post guardares uma fatia do bolo que aí vem??

Pensadora disse...

Sou mais uma daquelas que te lê mas normalmente não comenta. Mas desta vez resolvi escrever umas linhas... Sou uma "maçarica" nesta coisa dos blogs e ainda hoje o que vou fazendo é "às cegas". O teu blog foi um dos primeiros que conheci quando entrei neste mundo que são os blogs. E visito-o diariamente por isso mesmo: pelo bom-senso, pelo respeito que existe neste teu blog. Gosto de te ler, gosto da tua forma de escrever, gosto, do facto de não cobrares visitas e comentários. Porque como já disse uma vez num post do meu blog "privado" (O meu mar), quando o criei foi para escrever primeiro para mim, nem que seja para mais tarde dizer (e já aconteceu)"Ena, eu escrevi isto?" e depois para os outros, se o quiserem visitar e eventualmente comentar. Criar um blog na base das visitas e dos comentários, peço desculpa a quem o faz, mas considero-o um absurdo.
É sempre bom sabermos que nos lêem e que a nossa opinião conta ou faz diferença, mas um blog não deverá depender disso. Eu pelo menos acho.

Carla

silvia disse...

Bem este não posso deixar de comentar, isto porque sou uma das que já te reclamou um comentário, porque acho "justo", porque sempre venho cá porque gosto de ler o que escreves, tenho é pena que tenhas entendido isso como uma chamada de atenção, e não, não criei o blog só para ser visitado, não digo que não gosto porque estaria a mentir, mas tenho outros motivos, entre eles não deixar que os bons momentos se desvaneçam com o tempo.
E se para ti a troca de opiniões te enriquece a mim também, e não é para isso que comentamos? Daí o meu gosto pelos comentários e a necessidade deles.
Digo-te que em muitos deles ganhei mais confiança e aprendi a lidar com as dificuldades da vida depois de ver algumas experiencias e de seguir alguns conselhos, claro que não sigo todos mas só aqueles que no meu ponto de vista estão correctos.
Vejo então que realmente mereço prenda, pois são raros os teus posts que não leio até final, e vejo que tal como eu pedes para comentar....
Afinal não somos assim tão diferentes...e não não cocei o nariz se queres saber....
Respeito sim, da minha parte terás sempre...e visitas também isto é até existir o teu blog...
E sobre o que mais de destaca neste post, posso dizer que por vezes sinto medo pelas fotos que coloco, pois não sei se mesmo com a protecção delas, não será perigoso? Tenho pensado muito nisso.

. disse...

Dispenso a prenda. Leio-te quase sempre mas só comento quando tenho alguma coisa a dizer. E é só para dizer que gostei. Muito.

Mars disse...

Olá, mais uma leitora assídua do teu blog que nem sempre comenta mas que não passa um dia sem dar uma espreitadela às vezes até mais que uma vez!
Concordo com tudo o que disseste e também eu criei um blog com a intenção de manter uma ligação mais próxima com algumas amigas que estão longe e com um familiar, não fico absolutamente nada chateada por ter posts com nenhum comentário, até prefiro assim as visitas que me interessam eu sei que as tenho o resto.... Guardo os links que costumo visitar sem cobrar visitas, há histórias que acompanho em que só tenho a aprender, sejam bons ou maus exemplos, e aqui entra então o bom senso.
Bjs
Marina

Docinho disse...

Leio-te várias vezes... porque gosto... já comentei... acho que não sabes quem sou... mas não faz mal... não pedincho comentários... escrevo pqquero guardar tudo... porque quero que um dia a minha filha saiba o que passei... o que sou... recorde...
Há pormenores que se esquecem... assim guardo-os com mais exactidão...
Rio com os teus posts de apenas apontamentos... acho delicioso...
Aquilo que aqui dizes é aquilo que penso... este mundo tem tanto de bom como de mau...
Aos poucos perdi o medo... criei defesas nas fotos... aos poucos percebi que existem pessoas más que por aqui andam só para chatear... mas tb existem boas... de quem gosto de receber carinhos... palavras...
Hoje faria tudo da mesma forma... mas teria começado mais cedo ; )

Marta disse...

Olá Sandra!
Cá está uma das desconhecidas que te visita e que comenta poucas vezes.
O meu blog surgiu um bocadinho por acaso. Eu não trabalho com a internet... Percebo até muito pouco do assunto. Durante a gravidez, fase da minha vida em que me sentia muito cansada e pouco activa, passava muito tempo sentada :)
Comecei a navegar, a fazer pesquisas sobre o que mais me interessava nesse momento, gravidez, e fui dar os fóruns de discussão do clix. Viciei-me. Foi aí que ouvi pela primeira vez falar de blogs (sem fazer ideia do que seria isso) e foi já depois do André nascer que criei o meu um bocado por acaso. Na verdade registei-me apenas para comentar o blog de uma das companheiras de gravidez do clix.
Agora sinto prazer em tê-lo. Sei que é um blog com pouco interesse para as outras pessoas e com poucos comentários. Não tenho propriamnete o dom da escrita, e o que escrevo só para mim tem interesse. Mas isso não importa. O que importa é o prazer que me dá mantê-lo. Escrever, ler o que escrevi há uns tempos atrás e registar momentos que eu considero importantes na vida do meu filhote.
Ainda não conheci ninguém na realidade, não conheço pessoalmente ninguém que tenha um blog e não posso dizer que tenha feito grandes amizades neste mundo. Mas penso nalgumans destas pessoas como se as conhecesse e preocupo-me com elas. Realmente é engraçado...

Por agora chega de comentário. Aliás, foi o comentário mais longo que alguma vez escrevi...

Beijinho

Fitinha Azul disse...

Fizeste o primeiro comentário desconhecido no meu blog que tinha acabado de nascer, desde essa altura que te visito/comento diariamente, gosto de te ler e pronto.

O meu blog é meu, escrevo o que quero, mostro o que me apetece, nunca tive exigências nem me vieram pedir explicações (nem espero que tal coisa aconteça!).

Concordo com o bom-senso de cada um.

Beijocas

Anna^ disse...

Só me apetece deixar um beijo...porque sim :)

Ana disse...

olá sandra..
nem sei por onde começar...
eu sou uma leitora assidua do teu blog..nem sempre comento é verdade..mas do fundo do meu coração gosto mto de te ler..n para cuscuvelhar nem para criticar..simplesmente pq gosto do que escreves...
es uma mulher com "M" grande e isso independentemente do que escreves não vou mudar essa ideia..
Eu n comento,pq nem sempre posso e tenho vontade..estou numa fase da minha vida mto má e mto pessimista e acho que ao comentar n vou ser ajuda para ninguem..pq estou mto em baixo..entendes?é esse o motivo pq não o faço..o mais sincero motivo..e digo isto sem medo que os outros o leiam...
só n escrevo isso no meu blog pq a minha mãe mora longe de mim..tem acesso ao blog e sei que iria ficar preocupada..entendes?
mas acredita que gosto mto de ti e do teu blog,mesmo que tu me visites poucas veses..
mtas veses vejo na joana a minha susana..são mto parecidas em feitio...!
Amiga..espero que n acabes com este blog..se tens um controlo de visitas sabes que é bem verdade que te visito todos os dias e varias veses ao dia.n sei se isso fica registado..
continua a ser como ês sandra...!

um beijinho amigo e sincero...

ana e susaninha

ps- se quiseres falar comigo ou me responder,tens o meu emai: anaisabelant@iol.pt ou anaisabelant@hotmail.com

Patrícia disse...

Boas…
Eu sou uma das tuas leitoras assíduas mas que só de vez em quando é que resolvo deixar um comentário.
Normalmente faço-o quando gostei muito do que li e/ou me identifico com o assunto.
Caso contrario, acho que tenho pouco a dizer e o meu comentário seria apenas para dizer "Olá, passei hoje novamente por aqui".
Tal como tu, não gosto de comentar só por comentar. Gosto de comentar, apenas quando me apetece .
Também eu tenho um blog. Não sei se já o visitaste ou não pois nunca comentaste. Mas também não pedincho comentários. Comenta quem quer e que gosta. Quem não comenta, paciência… :o)

Quanto ao teu blog, acho-o giro e divertido. São relatos de uma vida “normal”, com um dia-a-dia engraçado. Escreves com muita frequência e posts interessantes do ponto de vista de quem lê. Por isso, gosto sempre de ir bisbilhutar o teu cantinho. Quando o Miguel estava para nascer, visitava mais do que uma vez por dia, na esperança de já ter novidades! Andava em pulgas, como se diz! E é aqui que a parte da Internet/blogosfera é mais intrigante. é impressionate o ponto a que chegamos por alguém que nunca vimos e que apenas sabemos uma pequena parte da sua vida, através de uns textos…

Eu gosto deste mundo. Gosto de ler blogs e de ter o meu. Não espero visitas e comentários, apesar de haver alturas, em que certos comentários de pessoas desconhecidas na vida real, façam mais sentido do que muitos amigos verdadeiros que tenho.

Espero que não mudes o blog. Eu, enquanto puder, vou continuar a espreitar-te! :o)

Tita Dom disse...

Uma leitora assidua, por vezes comentando outras não, mas sempre aqui, simplesmente pk gosto mt mt do que escreves. Continua não por quem te lê, mas pelos teus filhos, porque eles merecem!
Beijo Grande

P.S este teu post tocou-me bastante e saio daqui pensando nele...

Sandra B. N. disse...

eu comecei o meu blog (há mto tempo atrás, antes de haver bloggers e afins :) pelas mesmas razões que tu: para dar notícias a familiares e amigos sem ter de lhes entupir as inboxes... dp fui para o blogger pq era mto mais prático e o intuito continuou o mesmo (ainda mais pq uma grande amiga tinha emigrado)...
pouco a pouco os meus blogs foram evoluindo e passaram a ter mais intuitos: registo de coisas que não queria que fossem esquecidas (e eu sou demasiado preguiçosa para o fazer offline :), partilha de experiências e de ideias, etc
gosto de receber comentários pq gosto da discussão de ideias, da tal partilha... e sei que mtas pessoas que conheço da vida "real" passam por lá e nunca dizem nada, daí eu ficar "chateada" de vez em quando :P, mas de resto não ando a pedinchar comentários a mais ng...
e tb não gosto que mos pedinchem a mim... comento quando me apetece, quando acho que faz sentido.. sigo mtos blogs onde nunca deixei uma palavra, pq nunca senti que tivesse algo a acrescentar.. gosto apenas daquela leitura e isso basta-me... noutros pelo tipo de posts, pela simpatia de quem o escreve, passo a vida a mandar bitaites (como neste, por exemplo :)...

quanto às fotos... talvez seja ingenuidade minha, mas o que é certo é que nunca me passou pela cabeça que pudesse acontecer algo de negativo com as fotos que partilho... tento não mostrar onde moro, de resto não sinto necessidade de maior protecção... e como as fotos também são para partilhar com a famelga (que muito gosta de as imprimir), não faria muito sentido estar a marcá-las... não sei, é um caso a ser pensado...

tanto blá blá para dizer que gostei do post... concordo com muita coisa e tem matéria para reflexão, o que é sempre bom!

bjs

Ana Rangel disse...

Tu sabes como eu me iniciei na blogosfera. Do outro lado do mundo, para manter informados, mais perto, os amigos e os familiares. Tal como tu, pensei que só eles acediam àquela página com pouco interesse mas isso não era verdade.

Agradeço a este espaço alguns dos amigos que aqui fiz, que conheci e que mantenho. Agradeço a partilha. Agradeço a ajuda que, num momento mais difícil, podemos (eventualmente) receber de quem nem sequer nos conhece. Agradeço os momentos bem passados que já me proporcionou. Agradeço os teus textos também, que adoro ler... :)

Beijos!

Alice disse...

Olha eu iniciei o meu blog há quase um ano, e desde esse momento que segui umas normas que impus a mim mesma para fazer o blog:

- Fotos nossas não, fotos dos sitios onde vamos não, fotos da nossa casa não, fotos do interior da casa também não, ou seja fotos de nada. Exagero? Talvez, mas é assim que me sinto bem.

-Nomes de sítios onde vamos, nem pensar. Nomes de pessoas apenas o meu e o dos meus filhos, e sinceramente já me arrpendi até de revelar os nomes, mas não é nada de grave. De resto não interessa para nada.

- Nada de descrições fisicas minhas. Já descrevi os meus filhos, até já publiquei umas fotos desfocadas, da última vez que publiquei uma foto deles, desfoquei pouco, via-se bem. No dia seguinte apaguei-a, nem tinham passado 24horas.

Eu também soube desse caso no Brasil, mas não admira. Não sei se lês babyblogs brasileiros, mas aquilo é uma autêntica telenovela, é quase um baby big brother. Fotos, nomes, sítios, moradas, números de telefone, tudo. Qualquer sequestrador de crianças tem ali um bom meio para as encontrar e fazer o seu trabalho. Mas (!) destes, também os há por aqui. E não são poucos... quanto a isso, só tenho a dizer, que me assusta a falta de bom senso das pessoas.

Outra coisa, que já vi por aí, são fotos das crianças nuas. Isso nem comento... total falta de juizo.

Depois há outro tema que são os comentários menos agradaveis dos anónimos. É óbvio que isso incomoda os bloggers mas às vezes não entendo porque certas pessoas se queixam que anónimo deixou um comentário desagradavel... quando afinal têm os comentários anónimos activos. Então que desactivem e pronto.
Enfim isto é um assunto que dava para ficar aqui a escrever o dia todo. Há diversas opiniões... mas uma coisa é certa, cada vez mais as pessoas começam a perceber que um blog não é um mar de rosas.

beijinhos

Anónimo disse...

Sou leitora assíduado teu blog...
Gosto..
e por isso volto..
independentemente se comentas ou não o meu...
espero que continues.. pq vale a pena sp passar por cá ;)

Ana disse...

O Post li todo, mas os comentários são muitos... :)
Hoje não pleaneava "vaguear nos BLOGs... mas decidi passar por dois e aqui encontrei alguém que escreveu o que eu senti ontem:

"Há quem continue na blogosfera de olhos tapados. Indiferente aos reais perigos que andam um pouco por toda a parte. Quem não usa do bom-senso nas fotografias que decide partilhar, nem na informação pessoal que escolhe revelar."

Eu decidi já a alguns meses apagar as fotos que tinha, mas por identificar-me em relação a quem eu não queria que lá passasse por mal... não foi o que aconteceu, quem lá passou é uma pessoa que não me conhece, mas que conhece terceiros e há mais tempo que eu. Por causa disso, os meus sentimentos foram devassados sem conhecimento de causa e transmitidos sem necessidade.
Não tenho 15 anos há muito tempo, mas achava que estava "protegida" pelo desconhecimento deste mundo de quem não queria partilhar o conteúdo... Falo do meu BLOG anterior com já cerca de 2,5 anos e que apaguei sem o reler e onde escrevi muitos sentimentos que tive!
Para mim o BLOG servia como um diário (mais semanário) onde escrevinhava alguns dos meus sentimentos, alegrias e tristezas...
Tenho o novo... onde apenas queria registar um momento muito importante para mim... um BABY-BLOG... Não sei ainda o que quero fazer a partir de agora...

Desculpa o testamento... :P

Beijocas ENORMES

Mamaíta disse...

Tens me prendido já há alguns meses com os teus textos, as tuas histórias, as tuas aventuras e daqueles que te rodeiam, mas nao me consigo lembrar se alguma vez cheguei a deixar por aqui um comentário!? Estou na dúvida, mas que me lembre, nao.
Mas hoje perante este texto nao consigo ficar calada.
Eu cheguei à blogosfera e a minha vida mudou... sei que mudou e que mudei eu também, fez-me bem conhecer este mundo, fez-me bem criar o meu próprio blog. Sinto-me melhor, mais leve. Sempre consegui escrever cá para fora todos os momentos mais baixos por que passei... mas o facto de aqui já nao se tratar de um diário a que o eu tenho acesso, mas sim estar aberto ao mundo, fez.me sentir entendida e aceitada.
Uma vez ouvi uma frase de um estudante de psicologia que se referia aos blogs como um tipo de psicatria barata... pois tinham mais ou menos a funcao de um psiquiatra, mas eram à borla.
Tenho feito muitas descobertas interessantes por aqui, tenho lutado muito com o meu template, para conseguir ter o meu cantinho mais ou menos arrumado, nao sei tudo eu sei, mas fui descobrindo muita coisa sozinha, puxando pela minha cabecinha. Outras coisas fui aprendendo contigo... no Templates e Designs.
Acho que já nao consigo estar sem este mundo... mas tenho acima de tudo tentado ser fiel a mim mesma!

E tu continua assim :)
Com respeito e bom-senso!

Beijinhos :)

P.S.- Olhei agora para o relógio, passei mais ou menos uma hora hoje aqui no teu blog, a ler-te, a ler os comentários, a comentar e a sentir-me bem :)

Rita disse...

Olá, eu anónima me confesso! Leio o teu blog há bastante tempo, ainda antes de ficares grávida do Miguel. Entrei no mundo dos blogs porque a minha prima tem um, decidi fazer um para o meu filho e através dos comentários que deixavam no blog da minha prima fiquei com curiosidade de ler mais blogs. Foi assim que vim parar ao teu cantinho. É sem dúvida dos que gosto mais e identifico-me com muita coisa que dizes. Então e porque é que não comento?? Porque não te conheço de nenhum lado e não me senti à vontade, até hoje, para o fazer. Eu sei que o mundo dos blogs não funciona muito assim mas há muitos blogs que leio e em que nunca comentei porque não me sinto no direito de o fazer. Que eu saiba o meu blog tem poucos leitores da blogosfera e mais conhecidos reais. Felizmente houve pessoas com mais coragem que se deram a conhecer e eu gostei muito que assim fosse mas custa-me "dar o primeiro passo". Já li muita coisa na blogosfera que me faz confusão. Não acho que o facto de ser leitora de um blog me dê o direito de interferir na vida de quem o escreve, de dizer o que deve ou não fazer no seu blog e se o deve ou não acabar! Se quiseres passa pelo meu cantinho e sente-te à vontade para o comentares, ou não!! Aproveito para dizer que os teus filhos são o máximo!

a mãe dos miúdos disse...

clap, clap, clap.

Clara disse...

Podes não acreditar, mas tenho uns rabiscos em rascunho sobre o tema e apenas por falta de tempo não foi publicado.

Fui das que te invadi o blog, ainda nem pensavas no Miguel e sempre gostei de te ler e falar contigo, mas isso tudo tu já sabes.

Fico-me por aqui pois já tens muito para ler. Já cá vim de manhã e por falta de tempo não comentei, mas vim cá agora. Pensamos que temos uma janela aberta para alguns, qd vamos a ver, andamos pelo mundo (quase) inteiro.

Célia disse...

Sou das que passei a fantasma do teu blog... leio tudo mas comento quase nada!
Assino por baixo isto e mais um parte de botas!
Beijos

Mar disse...

Leio-te muito. Comento pouco. Não sei bem porquê, acontece. Mas gosto de te ler.
Iniciei-me nisto dos blogs faz agora um ano. Não mostro a cara do meu filho (fotos só de costas ou de longe), não revelo os nossos nomes nem o sítio onde moramos e sinto-me bem assim. Escrevo, essencialmente, para ele ler (um dia mais tarde) e para mim própria, para me rever daqui a uns anos... Escrevo porque gosto de escrever e porque tenho medo de esquecer. Mas também gosto da partilha que o blog me trouxe, já conheci uma das pessoas com quem senti mais empatia e tenho curiosidade em relação a mais umas quantas. Não leio muitos baby-blogs (mas os blogs que leio são quase todos baby-blogs). Gosto de textos bem escritos, de informação útil e de expressão de sentimentos, os simples diários das proezas dos bebés não me cativam por aí além.
Acho que ha muita falta de bom-senso por aí (fotos mais que explícitas, informações detalhadas sobre as pessoas, etc). Mas, acima de tudo, impressionam-me as guerrinhas, os comentários maldosos, os posts sobre a vida dos outros, a crítica gratuita sem que, na realidade, se conheçam as outras pessoas (as batalhas periódicas sobre amamentação são disso um exemplo). Irrita-me o julgamento sem fundamento.
Às vezes, isto parece-me a secundária outra vez, com os clubes de amigas, as meninas populares e a necessidade de aceitação. O "eu comento-te para me comentares a mim". Gosto receber comentários e de comentar, mas quando sinto nisso alguma sinceridade, quando há realmente algo a dizer (mesmo que seja só um sorriso simpático, a dizer que gostámos do que o outro escreveu).
Admiro a tua postura relativamente a este assunto. Parece-me sincera, ponderada, mas sem dilemas.
E parabéns por dois filhos tão lindo! :)

. disse...

Acuso-me. Leio o teu blog de vez em quando e nunca comentei. Leio por prazer, porque gosto, como leio um livro ou uma BD. O meu blog também é só meu, é para mim... Comento muito poucas pessoas, não por ser selectiva mas porque me tem bastado. Concordo em absoluto com o que escreveste não para te agradar mas porque é sincero. É um blog honesto. Por causa de blogs honestos já fiz algumas amizades. Não espero a tua visita :) Nem te digo que vou passar a comentar-te. Quero que saibas apenas que sou das boas intencionadas, que anda na blogosfera como tu, até deixar de me dar gozo. Um beijinho para ti e família

. disse...

www.omeupequenobi.blogspot.com

. disse...

Correcção: "bem intencionadas..." lol

barbarayu disse...

eu fui das que li até ao fim ;) - fico à espera da prenda ;)

concordo com tudo o que escreves, percebo o que queres dizer com a "obrigação" de escrever, a "obrigação" de visitar, a "obrigação" de comentar, a "obrigação" de dar satisfações sobre a sua vida pessoal... Não sinto isso, mas compreendo bem o que queres dizer pois sei (e tu também) quem está a passar por uma situação semelhante...
Passo dias a fio sem escrever e tenho muito poucos comentários, mas não me ralo, nem um pouco... gosto de escrever, gosto de registar momentos pois sei que de outra forma a minha preguiça não me permitiria registar em mais lado nenhum... gosto da partilha de conhecimentos, gosto dos comentários construtivos, gosto de poder vir a conhecer algumas das pessoas que estão do outro lado (como a ti :), a quem ainda só tive o previlégio de ouvir ao telefone... durante uma hora, é verdade :). como percebo muito pouco de internet, a cautela faz com que não exponha fotos em que se note a cara dos meus filhos, o local onde vivemos, etc..

lembro-me perfeitamente quando recebi a primeira visita tua no nosso blogue (soube bem :)

assim, resta-me deixar-te uma beijoca... daquelas enoooormes a saber a donut ;)

(os nossos piratas-menos-novos estão quase a fazer 3 aninhos :)

Patricia disse...

Também eu sou uma das tuas leitoras anónimas. Já acompanho o teu blog há bastante tempo mas nunca deixei qualquer comentário. Não sei porquê acho que nunca calhou. Já nem me lembro como aqui cheguei, mas cheguei, li e gostei e continuei a "visitar-te" regularmente.
Concordo com o que escreveste, neste mundo dos blogs há de tudo um pouco. Eu também tenho um babyblog onde "guardo", sempre que me é possível, alguns pormenores sobre a minha primeira gravidez. Não gosto de dar muitos detalhes sobre mim e as poucas fotos que publico não deixam sequer ver quem eu sou. Não fiz o blog para me publicitar até porque não disse a ninguém que tenho um blog. Quem me visita chegou lá sem a minha ajuda :).
Vou continuar a visitar-te regularmente como sempre fiz e quem sabe comentar mais vezes do que até agora.
Espero que continues o blog durante muito tempo sem nenhum dissabor.
Beijinhos para ti, para a Joana e para o Miguel que são lindos...

MHelena disse...

Admiro esta tua capacidade de reflectires sobre as coisas e a maneira como expões as tuas conclusões. Revejo-me em muito das tuas palavras.
Eu tenho um novo blog há pouco tempo. É o meu segundo blog. Cansei-me do anterior e resolvi mudar e fi-lo simplesmente como quem muda para um caderno a estrear com uma capa bonita. Um blog não pode ser sinónimo de obrigação - se o facto de ter um blog me angustiar porque já não escrevo há muito tempo ou porque quase ninguém me lê e/ou comenta, valerá a pena mantê-lo? Já existem tantas pressões, preocupações e outras coisas acabadas em ões na vida, valerá a pena alimentar mais uma? O meu blog é sinónimo de prazer. Escrevo quando me apetece e sobre o que me apetece. Posso escrever dias seguidos ou não escrever durante meses. Quero lá saber! É meu, é para mim. Mas no meu blog impera o bom-senso. Falo das coisas se elas não invadirem os espaços dos outros - do meu filho, marido, família e amigos. Não exponho ninguém. Não tenho esse direito. É mesmo um blog centrado no meu umbigo. Apenas o meu marido conhece a sua existência (se falo no filho dele ele tem o direito de saber isso), a minha família e amigos não sabem de nada. Mas é claro que sabe bem receber comentários e também sabe bem comentar - o que faço raramente. Este mundo é viciante. Entrei nele por estar sozinha em casa com gravidez de risco desde as 20 semanas. Foi a companhia dos meus dias. Li muito, retive alguma coisa e descartei muito mais. Fiquei fã de muitos blogs. Uns já não existem, outros continuam por aí. Sou leitora quase diária deles e espero continuar a sê-lo. Alguns são os meus blogs preferidos. O teu, Sandra, é um deles. Vou continuar a ler e a escrever enquanto isso me der prazer e pararei de o fazer se algum dia isso mudar. Obrigado por (mais) este texto e pelo desafio. E que a festa da Joana seja verdadeiramente inesquecível. Beijinhos

Unknown disse...

Bem isto hoje é o dia das revelaçoes!;)

Eu leio o teu blog ha imenso tempo e nunca comentei!é a minha estreia. como vim aqui parar nao me lembro mas sei que os outros passaram e o teu ficou...alias mesmo sem te pedir nada juntei-te aos meus favoritos!Porque é um blog, na minha opiniao, que nos ajuda e muito! E quando assim é vale a pena frisar que gostamos de ler!

Tens tanta razao no que dizes que so posso mesmo concordar...eu tive um blog onde expus tudo e mais alguma coisa, para os meus amigos e as minhas irmas, porque tambem achei que era a maneira mais rapida e facil de lhes fazer chegar as imagens que tanto me preenchem e retratam. Mas como em tudo na vida nem sempre o mais rapido e mais facil é o melhor.E apaguei esse blog! Agora tenho este ha muito pouco tempo, o meu diario onde me exponho nas palavras mas contenho-me nas imagens, exponho-me a mim e nem sempre!

Quando cheguei aqui a tua casa entrei ja o ambiente era de festa avançada mas bati devagar à tua porta, entrei e sentei-me! Como sou uma rapariga muito educada fico sempre em silêncio a observar e confesso que quando nao me das outra hipotese dou a minha gargalhada!

Admiro-te como mae e como mulher:a simplicidade e a naturalidade com que es mae e com que transmites a tua sabedoria fez com que me conquistasses logo. Deste-me dicas que guardei e hoje sigo neste fase que iniciei ha bem pouco tempo: a de pré-mamã!Conselhos que foste deixando e que eu tao deliciosamente sigo!

A ajuda que dás é assim:simples e natural!
As tuas palavras sempre doces e as historias dos teus filhotes deliciam-me, eu que tenho 5 irmaos e irmas uma com 3 aninhos acabados de fazer. E agora que vou ser mãe sinto que mesmo sem te conhecer de lado algum a nao ser virtualmente,infelizmente nunca tive coragem para me dar a conhecer nas dezenas de outros amigos virtuais! Ja por mooooontes de vezes que o quis fazer mas depois nao sabia como!E deixei-me ficar nestas visitas diarias no silencio...sinto que tenho de te pedir desculpa por isso!

Tens uns filhos lindos e respeito muito a tua filosofia e dedicaçao!Serao sempre pessoas equilibradas e seguras na vida, e isso é o q se precisa!
Acho que ja vai mais do que longo este post mas cm uma amiga minha costuma dizer: quem gosta gosta e quem nao gosta mete na borda do prato!

Quem nos le nao sabemos, nao controlamos mas tal cm na vida pessoal fora da blogosfera existem sempre as pedras e as cascas de banana no caminho e so podemos é levar com elas e seguir de cabeça erguida!

Continua com este teu diario enquanto assim te fizer sentido, eu continuarei a ler com dedicaçao e a tirar a aprendizagem que tao gratuita e delicadamente nos (me)dás!

Tens sempre as palavras certas,nao percas esse dom.Publicamente ou nao,nao deixes de escrever! Quem tem dor de cotovelo tem bom remedio, vai à farmacia e compra a pomadinha do aguente-se!:p

Unknown disse...

"Acho que ja vai mais do que longo este post mas cm uma amiga minha costuma dizer: quem gosta gosta e quem nao gosta mete na borda do prato!"

Ok...esta frase n esta bem construida!O dito cujo ditado nao é em relaçao ao meu comment (e n post), é para quem le o teu blog!
ha q saber dizer as coisas né verdade!;)

florbola disse...

Leio o teu blog quase desde o início, aliás este cantinho foi o primeiro de uma série de blogs que estão nos meus favoritos. Considero o "Costinhas" como uma referência!!

Olha calhou assim! Gosto da maneira como escreves, das fotografias, mas sobretudo a simplicidade com que o fazes, é salutar!!

Penso que já comentei umas 3 vezes, só não o fiz mais vezes porque só há pouco tempo decidi comentar. Ainda sou muito bicho-do-mato nesta louca blogosfera.

O nascimento do Miguel (quase ou mesmo on-line) foi um momento mágico para todos nós.

Obrigada pelo blog sempre com muita qualidade e bom senso.

Obrigada por existires e transpores um pouquinho de ti.

Obrigada pelos momentos em que nos fazes sorrir ou até chorar consoante a gravidade da situação.

Simplesmente obrigada. : )

Beijinhos e Muitas Felicidades!!!

Ana disse...

Nunca tive comentários desagradáveis (mentira tive um que me fez rir em vez de chorar) e o meu blog não é nada mais do que um bocadinho de mim.

Um bocadinho... pequenino.

Não penso muito sobre quem o lê ou quem comenta... sinceramente não me interessa muito. Quem quer fica, quem não quer que siga caminho.

Não comento apenas para deixar comentários...

deixei de colocar fotos, porque basta parar e pensar que existe muita maldade no mundo...

mas não em quantidade suficiente para me fazer deixar de sonhar e pensar.... assim tipo "SEILÁ"

Beijo

Sandrinha disse...

E mais nada!!
Tens todo o meu respeito!

Um beijinho

XanaA. disse...

Percebo. Concordo.

O teu blog é uma referência.

Beijinhos

guga2004 disse...

Estou contigo.

Adoro o teu blog e continuarei a vir cá sempre.

bjs Sandra

Vida a 4 disse...

Olá, raramente te comento, mas desde que descobri o teu blog que venho cá assiduamente, se calhar pelo simples facto de teres dois filhos. Se calhar porque prefiro ler quem não escreve com erros ortográficos e cujas frases se percebem à primeira leitura. Não sei. Só sei que descobri este mundo à pouco tempo e comecei por ler meia duzia deles, depois mais uns quantos, às tantas ganhei coragem e criei um. Nunca pensei que tivesse tanta gente a ler. Se ao principio escrevia mais o que me ia na alma, agora escrevo com moderação, mais a dar informções, com receio de ser lida por alguém conhecido, que coisa mais básica. Será que alguém tem alguma coisa a ver com o que se passa na minha vida.
Não pus protecções. Eu propria trabalho em informática, existem mil e uma maneiras de passar por cima disso.
No inicio pensei em não colocar fotos, mas depois QUIS mostrar ao mundo que tenho uma filha linda e estou à espera de outra.
Tal como tu envio mensalmante fotos da minha filha para familia e amigos e também tenho reclamações de espaço, por isso criei um blog só com as fotos dela, para que a família e amigos a possam ir acompanhando no seu crescimento.
Gostei do que li aqui. Um blog é algo mais do que uma "passagem" de informação sobre a nossa vida, mas de todos os que tenho lido do principio ao fim, vejo que todos eles se tornam nisso mesmo...
Gosto de "saber" estas coisas da vida das pessoas, de quem nem sabemos se existe realmente ou não. Faz parte da natureza humana querermos saber o que se passa na vida alheia. Senão fosse assim as revistas pinks não se vendiam.
Espero que continues a escrever e a partilhar as peripécias da tua miuda, que eu acho que a minha vai pelo mesmo caminho, o teu miudo está um espanto e gosto de entrar aqui e ver que há sempre alguma coisa escrita.
Agora estás tu a perguntar, mas que merda é esta e quem é esta gaja?
Pois bem eu sou como montes de outras gajas com filhos ou à espera deles que tem um cantinho para mais tarde recordar e de repente esse cantinho se tornou publico e agora parece que tenho a obrigação de lá ir deixando qualquer coisa.
Bjs e tudo a correr bem. Boa sorte para a festa de aniversário.

ddm disse...

Viva!
É isso mesmo!

Por estas e por outras é eu te visito assiduamente há dois anos!

Beijos!

Rita_in_UK disse...

Ola',
Acho que quem nao vai chegar a ler o meu comentario es tu, ja que sou a 64a...
Ao contrario de ti, eu iniciei o meu blog nao para partilhar com os mais intimos, mas precisamente pelo contrario... Porque percebi que nao havia ninguem como as mulheres que sofriam como eu com os problemas de (in)fertilidade para me entenderem, e me dizerem a palavra certa no momento certo. Claro que com a existencia da Maria, o meu blog acabava por ser nao so um espaco de desabafo sobre a infertilidade mas tambem um babyblog como outro qualquer. Apenas ha' uns meses contei ao meu marido que tinha o blog, e partilhei-o com algumas (muito poucas) amigas reais.
Nao o partilho com os nossos amigos mais intimos porque gosto de escrever no blog acerca das minhas fraquezas, e nao gosto de as expor. Porque por vezes me sinto so'. Porque por vezes acho que fui louca de deixar a minha carreira em ascensao para apostar apenas na carreira do Goncalo. Porque por vezes o meu coracao sangra de saudades da familia e dos amigos, precisamente aqueles com quem nao quero partilhar o meu cantinho, porque nao quero que me vejam sofrer, e porque em muitas ocasioes, tenho a certeza que nao me iam compreender...
Tambem tenho medo de exor demasiado a nossa vida a desconhecidos. Mas como escrevi no dia em que a minha irma descobriu o meu blog e me ligou a "exigir" que o fechasse pois tinha fotos da Maria, gosto de acreditar que quem o frequenta vem com boas intencoes. Ingenuidade, se calhar...
Adoro ler as tuas aventuras, as evolucoes dos teus filhos, e o teu era um dos primeiros blogs que abria todas as manhas (antes de descobrir o maravilhoso bloglines). Tambem ha' que ter em conta que a blogosfera e' a minha companhia. Quando vim para
Inglaterra tornei-me "full-time housewife", e convenhamos que numa casa com 2 pessoas e meia, por muito que tentes cozinhar coisas mais elaboradas para passar o tempo, em 2 horitas tenho o trabalho feito...
Isto tudo para dizer que: se um dia decidires fechar o teu blog, vou ter pena de deixar de seguir a vossa historia, mas espero que antes disso, o nosso contacto possa passar de virtual a real, e eu possa conhecer ao vivo e a cores as pessoas que tanta companhia me fazem enquanto estou longe. Posso afirmar que nas viagens que fui fazendo a Portugal fui conhecendo as pessoas que estao do outro lado, e sao todas exactamente como as tinha imaginado...
Bjinhs, e vai la' tratar da festarola!
Rita

Licas disse...

Depois de ter assistido ao fim (ou não) de alguns blogs e já há algum tempo, que ando a ponderar acabar com o meu.
O não conseguir controlar o acesso de desconhecidos ao meu blog assusta-me. Já pensei deixar de publicar fotos dela, mas depois penso que nunca publiquei fotos "perigosas". Mas nisso, infelizmente, nunca há certezas.
Detesto ser pressionada, escrevo quando quero ou sinto necessidade disso. Sem dar explicações. Sem intenções de receber comentários. O mesmo se passa em relação às minhas visitas. E detestaria que alguma vez te tivesse pressionado a "visitar ou comentar". Nunca foi essa a minha intenção. Se o fiz as minhas desculpas. :-)
Neste momento confesso que teria perdido muito se não vos tivesse conhecido.

Anónimo disse...

eu vou só agradecer-te, mais uma vez, como o faço tantas e tantas vezes. pela vontade da partilha que fazes com quem te lê, correndo os riscos que sabes correr. pelos conselhos pequeninos mas acertados que me deste. por mostrares este bocadinho teu. por eu poder aprender o que sabes sem teres a intenção de ensinar. pela simplicidade e transparência. pela tal sensatez que às vezes faz tanta falta em tantos sítios. aqui, na blogosfera, também.

um beijinho.

PedraNitas disse...

Este blog é daqueles que visito desde que descobri este imenso mundo da blogosfera... e olha que à semelhança deste só há mais um, que não vale a pena nomear. Blogs e blogger, de facto, há para todos os gostos. Eu sempre fui, na maioria das vezes, uma visitante que lê mas não comenta. Lá muito de vez em quando dá-me uma febre e comento tudo. Nos blogs que me apetece, não nos blogs em que me pedem. Não me lembro de pedinxar comentários a ninguém. Gosto que me visitem, mas dispenso que me deixem comentário em série do tipo "adorei, beijinhos". Isso a mim não me diz nada, são comentários para enxer chouriços.

Enfim, tou p'ra aqui a falar e não tou a dizer nada. Isto ao final do dia já me é tão dificil exprimir opiniões, bolas!

Por último quero-te felicitar porque acho o teu blog um dos melhores que já se viu. Divertido, dispõe informação útil, cuidado e amigo. Se continuares durante muito tempo, cá estarei sempre para te ler. Se um dia parares, cá estarei para vos desejar as maiores felicidades deste mundo.

Há muita gente que não se lembra que a vida não é feita de blogs...

beijinhos mt grandes,

Sandra

Maríita disse...

Sou leitora assídua deste blog, leio com prazer as aventuras da Joana e do Miguel, tenho seguido o crescimento deles e riu-me com as travessuras da Joana. Venho porque gosto, não comento na maioria das vezes porque não tenho nada de especial para dizer e comentar por comentar, mais vale estar calada.

Na blogosfera existe todo o tipo de pessoas, gente bem intencionada e gente mal intencionada. Sou filha de uma pedopsiquiatra e assusta-me a quantidade de loucos que andam para ai à solta, gente que não hesita em fazer mal a crianças, roubar-lhes a inocência, por isso, este blog, com as suas parcas fotos, não deve ser muito apelativo para esses tarados que para ai andam. É bom proteger a vossa privacidade, é bom proteger as crianças, mas pessoalmente gostaria de continuar a vir aqui e seguir o dia-a-dia dos pequenos.

Desejo-vos tudo de bom e continuação de muitos posts cheios de ternura e bom humor.

Beijinhos

nelsonmateus disse...

comentários, comentários ... só ao vivo e as cores. ;)

ps: provavelmente dos posts mais compridos do universo ... acho k mereço 1 bohémia por ter lido tudo até ao fim. :P

Anabela disse...

Na minha breve passagem de forma activa pela blogosfera também deu para sentir muitas das coisas que aqui falas.
Ficaram amigas para a vida, e isso, acho que acabou por ser o mais importante.
Aqui, ou num registo mais privado, se um dia o decidires, o importante é estar perto de ti, ler-te quase todos os dias, mesmo que nem sempre comente.
Beijo grande

Eva Lima disse...

Eu li até ao fim e mereço um prémio....não me peças para ler os 72 comentários antes de mim!!!!
Concordo com muito do que dizes, não ando cá há 2 mas 1,5 anos, nunca expus fotos dos filhos, mas com o resto concordo em absoluto contigo. Escrevo quando me apetece, o que me apetece.

beijinhos

~Su~ disse...

Sandra, comento algumas vezes e este post em particular tenho de comentar também.

Como referiste, se formos sensatos tudo faz sentido. É a palavra chave: sensatez.

Coloco fotos da Lara no meu blog, porque não????? Não coloco fotos dela NUA, por exemplo!! Mas a carinha, ela a brincar, sentada, fotos normais, coloco sim! Sem problemas. No entanto, NÃO dou o meu nº telefone, local de trabalho, morada... Isso sim, já seria demais... falta da tal sensatez.

Enfim, a Internet pode ser uma inimiga por certo, mas pode ser uma GRANDE e VALIOSA aliada! Eu encontro-lhe, sem dúvida, mais qualidades que defeitos ;) É que muita gente se esquece de uma coisa: na VIDA REAL os perigos são bem maiores... e há gente perigosa e gente maravilhosa... tenho muito, mas MUITO mais medo dos monstros por quem passo no meu dia-a-dia!

Beijinhos!

Goddess of Nurturing & Wellness disse...

E a Su disse tudo, e tu já o disseste também. Bom Senso, e enquanto te apetecer, pois que é um cantinho maravilhoso. Serve de inspiração, restabelece energias, faz-nos ver as coisas de perspectivas diferentes, pelo menos permite uma partilha, uma troca de ideias, de opiniões, de sentimentos, desabafos, e é da interacção, da troca, das experiências, que resulta a verdadeira essência dos blog´s. Bjs e obrigada por teres sido tu a minha madrinha de blog. Graças a ti também eu pude descobrir as qualidades, e o mundo da blogosfera, e focar-me em tudo o que esta tem de bom. Quanto ao resto, bom senso, we´ve said it all! Beijos

InêsN disse...

ando tão cansada disto tudo que ainda não consigo comentar...

maybe tomorrow.

(mas tenho que te dar os parabéns, pá...excelente reflexão!!)

beijinho

Mamã artesã disse...

O lado mau de ler posts grandes é que não se consegue reter tudo o que se lê. Mas vou tentar "falar" daquilo que me lembro.
Apesar de publicar muitas fotos do meu filhote, acho (talvez esteja a ser ingénua) que não há hipóteses de alguém saber onde o encontrar pois procuro não revelar pormenores do local onde resido. Também não gosto que me cobrem visitas pois foi coisa que nunca fiz. Já tive o blog com password mas como mesmo assim não estava completamente protegida pois havia quem entrasse sem ser convidado, acabei por a retirar. Acho que vai da consciência de cada um(a) pubçicar ou não publicar fotos dos filhos e as suas próprias fotos. Não sei se já reparaste mas tenho o blog protegido ao máximo que conheço. Mas sei que nenhuma protecção é suficiente para que as mesmas não sejam "roubadas". Mas confio na sorte.
Quando criei este blog também não foi para que fosse visitado ou comentado mas sim como um diário virtual que achei muito mais giro do que andara escrever em papel que nem sempre sei onde ponho as coisas. Assim sei que é só ter um pc com net por pereto para poder escrever o meu diário. Já bati de frente com algumas pessoas por não aceitarem as minhas opiniões mas é como dizes: não se pode agradar a gregos e troianos.
Joquinhas
Sofia

Bekas C. disse...

G'anda post!!!!
Sim senhora, uma boa análise da blogosfera! Gostei de conhecer a evolução do teu blog, todas ou quase todas passamos por essa mudança até chegarmos aquilo que realmente queremos e acho isso muito positivo. Podes continuar a escrever assim que nós (eu) gostamos!
Beijokas
;)

papu disse...

Olá!

Eu sou daquelas que também chegou à blogosfera por acaso. E foi ficando. No início achava isto muito engraçado e deixava comentários a torto e a direito. Agora já não, estou mais comedida.

Comecei a ler-te no teu outro blog, e gostei. Só depois é que descobri este. Não costumo comentar muito (acho que já te deixei um ou outro comentário) mas sei que não o fiz muito. Mas gosto de te ler sempre e de seguir o crescimento dos teus filhos. Gosto das tuas divagações e dos teus pensamentos.

Identifiquei-me bastante com o que escreveste neste post. Acho que o mais importante é o respeito, sim. Respeito por nós e respeito pelos outros.

Também já posso dizer que tenho amigos que conheci aqui. Também acho que isto é um retrato da vida real, se bem que um pouco mais exagerado, porque aqui as pessoas podem dizer o que lhes apetece sem sofrer as consequências na pele.

O que é que posso dizer mais? Que gosto de aqui vir e ler. Não tenho o hábito de comentar por comentar, só o faço em blogs de amigos com quem tenho muito á vontade. Também não fico na paranóia de achar que as pessoas me têm de retribuir alguma coisa. Claro que não. Se gosto de ler alguém, gosto e acabou-se.

Um beijinho, que isto já vai longo :)

Sara MM disse...

oi! Já inha lido isto ontem... e SIM! Li tudinho!!! isso é coisa que faço questão: não ler posts na diagonal! - mas p meu MAC pifou, e cá estou eu hoje de novo a tentar dizer qualquer coisa de jeto...

e sabes que mais? Não vou quantificar o quanto te conheço... o que importa é que o tanto que conheço sei que ADORO!!!!!!

e fiquei muito contente pq no meio de tanta coisa mais escurita que escreveste acabaste por dizer que o blog contiuna... isso gostei de ler nem que seja por egoismo... eu gosto de vir ca´ver coisas vossas e pronto!

qt à blogosfera.. costumo dizer que é uma amostra que está bem na média da relaidade: tem pessoas lindas, médias, e horríveis!!
É pena que não seja tudo rosa... mas a blogosfera é feita por pessoas.. e do lado negro da humanidade não nos vamos livrar nunca...

Resta-nos dar o nosso melhor... pensar nos que gostamos... e cuidando de nós também!

e penso como tu... tb continuo e quanto der prazer... qd acabar acabou... o que importa é ter sido bom enquanto durou... e que as vidinhas por detrás dos blogs que adoro se mantenham vivinhas e felizes!



Bjssss

tomodoro disse...

Comecei a visitar o teu blog já nem me lembro quando nem porquê, apenas me lembro que o Miguel ainda estava no seu T0.

Ao princípio ñ comentava e depois sp que achava q podia e devia comentava. Até porque comentar por comentar para mim ñ vale nada.

Tenho acompanhado, e como já disse mais que uma vez adoro ler-te. Adoro as histórias que tens para contar.

Mas sim, partilho da tua opimião, há que ter bom senso, e de algum modo escolher o que se "publica".

Tb eu meço e muito o que escrevo.

Beijinhos e obrigada por este post.

Mia disse...

Minha querida,

Leio-te há coisa de um ano, quase todos os dias e acompanhei numa alegria que até a mim me supreendeu a gradivez do Miguel. Ao ponto de até ter mencionado o nascimento dele no meu Blog! Não me lembro de alguma vez ter comentado aqui na caixinha, nem sei bem porquê! Mas continuo a espreitar todos os dias as peripécias dos costinhas! Sou daquelas anónimas que por aqui passam. Sorrio, emociono-me, identifico-me com a maior parte do que escreves, com algumas coisas nem por isso. No entanto sabe-me bem saber como andas, como estão o miúdos e o marido! Às tantas para alguns é estranho, mas a mim faz-me todo o sentido!

sm disse...

Ui! Que responsabidade ;-) comentar um texto destes (tenho estado a pedir para que não entre ninguém na loja de modo a que possa ler tudo até ao fim, estás-me a fazer mal ao negócio)!!

Bem... não sei do que falas do que se tem passado e do que tens visto na blogosfera, estas situações costumam passar-me ao lado, mas fico espantada com algumas das coisas que me apercebo que se passam neste meio. A possibilidade do anonimato (com aspas e sem aspas) permite o revelar o pior de cada um, assim como o melhor.

Muitas vezes leio o teu blogue sem comentar ou então faço comentários em barda, porque gosto de comentar, gosto de vos ler, gosto de "conhecer" e partilhar essa pequena centelha da vossa vida, que não considero ser voyerismo mas partilha, com bom senso e muito respeito(concordo plenamente).

Lembro-me de uma vez termos "falado" sobre a nossa postura em relação ao blogue e à sua manutenção e fizeste-me pensar, que era uma tontice quando ficava triste por não ter comentários. Ficava triste não propriamente pela falta de comentários mas por não ter o retorno do que dizia e do que perguntava. Pela troca diversa de opiniões sobre os diversos assuntos sobre a qual escrevia, quando comento é também inbuída desse espiríto: dar a minha opinião, muitas vezes ilustrada com o(s) meu(s) caso(s), daí pensar sempre que se calhar os outros não querem saber se aconteceu ou deixou de acontecer comigo ou com os becos isto ou aquilo, mas paciência! É assim que acho que deve ser, é esse o meu estilo na blogolândia.

Neste momento considero que sou daquelas que "o tempo roubou a vontade e a oportunidade", mas continuo por aqui, menos assídua mas com a mesma vontade de sempre, mesmo ao fim de um ano nestas andanças. Com muita gente que apareceu e desapareceu, com alguns fiéis, com os amigos, com os novos amigos, aqui "encontrei" pessoas que se preocupam mais comigo e com as minhas ausências do que muita gente que me conhece, tal como dizes: "um reflexo da vida real" que me agrada bastante.

Bem, já me excedi para não variar, deixei-te a minha opinião um pouco atabalhoada mas sincera.

É bom ler-vos e assim "conhecer-vos"!!!

***

sissi disse...

Escrevo por vicio...chama-lhe defeito profissional...Antes de escrever aqui já o fazia num livrinho de capa preta...Nada de muito sofisticado mas era ali que guardava as minhas memórias de grávida. Aliás, a pancada pela escrita já vem de trás...antes tinha diários daqueles de folhas perfumadas...tanta barbaridade escrevi nesses diários! Mas hoje gosto de os ler...perceber e recordar o que sentia em determinadas alturas!
É essa a razão de ser do meu blog: conservar acontecimentos e sentimentos que um dia quero recordar e se possivel mostra à minha filhota. É também uma maneira de quem me conhece mas que não pode estar comigo todos os dias acompanhar a minha filhota, o seu crescimento, as suas piadas e as minhas também...LOL
Curiosamente são estes últimos, os que me conhecem, que menos me comentam...confesso que no inicio fiquei triste com esta realidade mas deixei de me preocupar. Não deixei de escrever por ter poucos comentários...Aos poucos fui «conhecendo» algumas pessoas que também têm blogs e fui percebendo que isto é um mundo...Dar rosto a estes espaços virtuais é mesmo maravilhoso e graças a isso já conheci pessoas lindas. Por isso não penso acabar tão cedo com o meu cantinho. Quanto à «privacidade» confesso que às vezes acho que faço mal em colocar fotografias nossas. Há tanta gente mal intencionada por aí...Mas olha, foi uma opção que fiz. Aliás, acho que não consigo ser de outra forma...sou muito transparente e transporto isso em todas as facetas da minha vida.
Quanto aos comentários noutros blogs: não o faço por obrigação mas em alguns casos já é mesmo uma demonstração de «que estou ali» para o que for necessário...e só o faço com algumas meninas, por gostar honestamente delas. Mesmo que não esteja inspirada, saí sempre um smile para «beijocar» a alma...
Quanto ao teu cantinho, foi dos primeiros que descobri...achei delicioso...e nunca me defraudaste...Foi por blogues como o teu que me nasceu a vontade de ter um para mim...

Anónimo disse...

Olá!
Dei com o teu blog numa altura em que procurava tirar dúvidas sobre amamentação. Encontrei aqui umas respostas, outras perguntei-te directamente.
Gosto da maneira como escreves, por isso acabo por passar por aqui de vez em quando.
Nunca conheci ninguém da blogosfera. Pelo contrário, gosto de visitar e comentar blogs de pessoas que conheço.
O meu blog aproximou-me de pessoas que conhecia, mas com as quais tinha um contacto distante.
Também mudei a postura ao longo do tempo. Deixei de colocar fotografias da minha filha, mas não apaguei as antigas. A certa altura não me senti confortável com a situação, mas também não me apeteceu eliminar o que em determinada altura fiz com prazer.
Essencialmente, divirto-me a escrever o blog e gosto do feedback que tenho. Se calhar porque até agora não tive nenhuma experiência desagradável.
Tudo de bom para vocês :)
bjs,
Tânia

Oumun disse...

Bolas ! queria ser a 88 é que dá sorte sabes? lá minha lingua eheheheh
Disseste-te que era um post grande mas isto é um testamento ;)
Que te hei-de dizer eu.... tão novata nestas coisas ;) já abri e fechei tantos ! Verdade que nunca tive muita paciência e isso acho que já sabes :)
Mas está muito bem escrito , e concordo com quase tudo, só não digo tudo porque parece mal :)
A dita "blogosfera" é igualinha ao que se passa cá fora só com um inconveniente há muita gente que nem sequer se dá a conhecer....
Acho que o teu blog sempre teve uma linha editorial (vez que chique;) ) coerente ;) e agora com essas saídas da Joana tens mesmo é de escrever muito!
Vai trabalhar aqui para a malta eheheheheh
Beijinhos
E olha lá tens de ir comentar os meus sff.
ahahahahahahhaha

Anónimo disse...

Na mouche!

Beijinhos

Smas disse...

Ainda não li, mas vou ler e já fiquei aqui a pensar num post sobre o assunto...
Bjs

Mocas disse...

Querida Sandra,

Passo por aqui todos os dias, embora silenciosa (o meu blog é reflexo disso). Das muitas coisas que já pensei sobre os blogs e a blogosfera, a única de que tenho a certeza é que isto é uma parte do mundo real e das pessoas que sobre ele escrevem e, como tal, tem o bom e tem o mau. Também gostava de escrever um ou vários posts sobre este assunto no meu tão “parado” cantinho.

Um beijinho grande para ti, que representas (para mim) uma parte boa da blogosfera.

Ps: não sei se recebeste o meu mail (acho que alguns têm ido parar ao “espaço sideral”).

Ps1: e não me esqueci …


Mocas

Sónia e MI disse...

:))
Tu já sabes como eu sou, gosto de te ler,quase á 2 anos que o faço, umas vezes comento, outras leio e esboço um sorriso.

Acho que tudo o que escreveste de descreveste diz muito, e adorei mesmo ler este post pela densidade de sentimentos.
´Tal como tu dizes, corremos todos um risco, mas um risco em que o bom senso e o respeito devem ser a base principal de tudo e para tudo.

beijos grandes!

Repolha disse...

Acho que muito poucas vezes fiquei sem conseguir comentar um post tão longo. Mas não tenho mesmo mais nada a acrescentar, a discordar ou a retirar. E como ando aqui há muito menos tempo que tu até deu para aprender um pouco...

Beijinhos grandes (de volta amanhã - aproveita bem este dia é que para 2 anos ela está uma "quescida")

NaRiZiNHo disse...

Olá :)
Pois é, também sou das anónimas que nunca "te comentou" mas que gosta muito de te ler.
Já algum tempo que não te visitava, confesso. Não por culpa tua, mas por algo que passei e ao ler-te, não me leves a mal, sentia um pouco de inveja, mas tendo sempre consciência de que o que tens hoje não foi à custa dos outros.
Gosta da maneira como te exprimies, identifico-me muito contigo; tenho exactamente a mesma opinião que tu, se calhar por tal como tu, ter trabalho muitos anos na internet.
Eu criei o meu blog por brincadeira, olha não tinha nada para fazer, estava de férias, em casa e como a net já está dentro das minhas veias, lá comecei a brincar com aquilo, alterar o código, etc.
Fui achando piada e com o que me tem acontecido o blog para mim tem sido o meu espaço do desabafo, digamos que escrevo um pouco o que me vai na alma, mas sempre com restrições e ao mesmo tempo tento divertir-me.
Ao fim de 2 meses de ter o blog é que descobri o babyblogs e coisas assim e fiquei espantada com a quantidade de blogues de bebes e crianças que existe, e ao ver as fotos so pensava: "Meu Deus, esta gente é doida, qualquer pessoa pode usar e abusar destas fotos!" (lá está, a minha desconfiança).
Eu raramente coloco fotos e quando o faço, tal como tu, tenho o cuidado de saber o que coloco, algumas são do meu sobrinho mas tento encontrar fotos que não se percebam, não sei se me faço entender.
Também sou da tua opinião, não gosto daquelas comentários feitos em que usam as teclas CTRL C + CTRL V e vais a ver está o mm comentario igual numa data de blogues. Nem em dou ao trabalho de visitar e tal como tu (desculpa repetir-me) visito alguns e comento aqueles que às vezes me apetece. Não comento só por comentar, eu acho que devemos comentar com honestidade e sinceridade.
Torna-se viciante, se se torna, e não fui surpreendida em conhecer pessoas maravilhosas aqui. Pessoalmente, ainda não conheci, mas ha uma que já ocupa um lugar muito especial no meu coração que espero um dia conhecer pessoalmente.
Confesso que estou habituada a isto, sou do tempo dos talkers e conheci um pouco de tudo e AMIGOS também, que ainda o são hoje.
Usando as tuas palavras, para terminar e não ser chata :), cada um tem que ser consciente dos seus actos e ser honesto e sincero consigo proprio, porque caso contrario não o consegue ser com os outros.

Miúda disse...

Chego sempre tarde! Mas li até ao fim.
Não sei muito bem onde me insiro. E se alguem quizer saber, o meu blog é apenas para espelhar o imenso orgulho do meu rebento! Acho q é mesmo só isso. Começou pq vi alguns q gostei, e outro q gostei mto (e o teu era um deles), n sei se na altura comentava ou não, não me lembro! decidi criar o meu. Incho com os comentários, adoro!
Adoro a troca de ideias e essencialmente de sentimentos. Cobro comentários?! Já cobrei! Já n o faço. Tb eu passo, leio, sorriu, penso e n digo nada! Tb tenho filhos! ;)
Se tb queres saber, gostei do teu texto e gosto aida mais da ideia q faço de ti. Pq sim, gostamos, ou n, das pessoas q estão por trás dos blogs.
Sou talvéz das q se expõe demais. Um dia posso deixar de o fazer. Para já acho q tenho tido sorte e nunca fui assaltada por comentários ou actos q me assustassem. O fim do meu?! Um dia, quem sabe!
O fim do teu?! Vou ter mta, muita pena, mas respeito-te e só espero que no dia me deixar mandar mais um beijo á tua princesa e ao seu redondinho! Beijocas
Marta

Taina disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Taina disse...

Bem, eu mereço dois prémios pq li o post todo e os comments na diagonal ;)

Sou um dos fantasmas que passa por cá com regularidade e que n deixa comentários. Gosto de ler, mas raramente tenho algo que possa partilhar sobre o tema, sendo canita e tal...

Qt às fotos, também dei por mim a pensar nisso hj. Não tenho um babyblog, por isso o problema não é tão grande, mas havia fotos do meu estágio que gostava de partilhar, mas dou por mim a evitar fazê-lo antes do relatório final não vá alguém tirar alguma foto e dizer que é dela... é complicado.

Também já disse uma vez no meu blog que n escrevo coisas para parecerem bem ou ficarem bem. Se um blog não for escrito com sinceridade, de que vale escrevê-lo?

Recordo-me também que foste uma das primeiras a visitar o meu cantito:)

Boa sorte e tudo de bom

Grilinha disse...

Já cá tinha vindo por outros blogs, exactamente o que voltou a acontecer hoje. Vim através da Sandra J. e se por regra, nunca deixo comentários em quem não conheço, ou quem não comenta no meu blog....porque não me sinto à -vontade de fazê-lo..só isso...Hoje faço uma excepção, porque li o post todo.
Eu vivo pacificamente com as questões da blogoesfera...escrevo para registar e agora para compartilhar tb com pessoas amigas...e fiz amigas (4 OU 5) para a vida através da blogosesfera. É mais fácil encontrarmos algumas pessoas com interesses e experiências de vida parecidas...e então foi fantástico. Algumas pessoas que leio, são as que conheci desde o inicio e outras que conheci recentemente e me depertaram muito a atenção...mas sobra pouco tempo para isso...quando dá, encho a "barriga" ...Fotos explícitas não gosto...
Tento, como em tudo na vida, retirar o que é positivo, desta experiência e deste meio de comunicação. Continua a escrever o que te vai na alma. Bjs

T disse...

Ui, nem vais, com certeza, ler este comentário, tal a distância que vai desde a publicação do post, mas, que se lixe, apetece-me escrevê-lo. Este post fez-me sorrir e arregalar os olhos de espanto imensas vezes, por focar tanta, mas tanta coisa que eu também penso.
Nestes 10 meses de blog (o meu, claro está) já pensei umas 3 ou 4 vezes na razão da sua manutenção, sobretudo por questões de segurança... Por enquanto subsiste a vontade de escrever, a vontade de registar para "memória futura" o que de mais feliz, triste, doce ou amargo acontece na minha vida a 3... Vou usando, sempre usei, alguns critérios, alguns limites no que revelava, sabendo sempre que todos os limites são poucos... Não sei se o meu blog chegará ao ano de idade ou aos 10 anos... Sei que neste momento há laços virtuais/reais que fui criando e que me fazem permanecer ligada a este mundo. E um desses é o ao teu blog, que leio com mais regularidade há poucos meses mas que não deixo de visitar, por me identificar bastante com muito do que escreves, por achar que és uma pessoa com uma palavra sensata sempre à mão, por teres dois filhos fantásticos cujas tropelias me fazem sorrir... Enfim...
Bem, fica aqui uma beijoca. Gostei mesmo deste post ;-)

graças disse...

Não tenho o costume de comentar os blogs. Não tenho, não por não me interessarem, acho só que não... porque não.
Não gosto muito de coisas que sejam obrigatórias, ou que sejam feitas só porque os outros as fazem, ou comentários que aconteçam só porque se tem que dizer alguma coisa.
Há algum tempo cheguei a este blog... não sei por que caminho... acho que nunca sabemos.
O que aconteceu é que o comecei a vir espreitar quase todos os dias.

Acabei por criar um blog! Há muito, muito tempo que pensava nisso, mas continuava a sentir algum receio. Acho que comum a muita gente que frequenta e que tem blogs.

Hoje percebo que criei um blog, não para entrar neste mundo de comentários sem fim (e acabei por o divulga apenas a pessoas muito próximas), mas apenas para meu belo prazer.

Talvez por isso me tenha sentido identificada com este post, e o tenha resolvido comentar!!! :o)

Carla R. disse...

Tudo tão dificil... Ter que vir aqui, ler um post imenso, ter que passar por mil comentarios, para dizer que sim, que percebo, que é preciso haver bom senso, que um dia gostava de ser como tu e ter certezas e saber explica-las. Mas nem todos somos como gostavamos de ser ... dammit ! E eu ainda ando ha procura do meu bom senso, da boa medida, das boas informações, das boas regras. E tudo isto sabendo que vou voltar a questionar tudo outra vez daqui a uns meses/anos.
Va conta tudo, escreveste este post ha, quê, montes de anos, nunca mais revisitaste esta decisão esta regra ?

Jolie disse...

vê tu bem que passados mais de quatro anos sobre o post ainda subscrevo tudo o que disse, palavra por palavra :)