segunda-feira, setembro 11, 2006

Eu sempre achei...

ridículo medir-se o crescimento de uma criança pelo tamanho das roupas que veste, ou, das fraldas que usa. Primeiro, porque cada marca tem a sua escala, e quanto às fraldas depende muito do tamanho da barriguita do bebé e da grossura das suas pernocas. Um bebé não é grande só porque já usa a fralda número xpto, ou já veste roupa não-sei-quantos meses acima, ou porque simplesmente nós achamos que sim. Para mim, são os números reais que determinam a sua grandeza. A altura. O peso. Tanto me faz que sejam bebes grandes ou pequenos em relação à média - a única coisa que desejo é que sejam saudáveis e felizes - mas nunca gostei de defini-los pelo número de uma etiqueta. Eu sou uma pessoa de números, mas de números concretos. Esta minha teoria foi ganhando força com o crescimento da minha filha. Neste momento veste roupa dos 18 meses aos 4 anos. Se quisesse vincar a ideia de que ela está enorme, comentaria que já veste roupa de 4 anos. Se pelo contrário, achasse engraçado evidenciar a sua pequenez, bastaria dizer que ainda veste roupa de 18 meses. Mas hoje, depois de ter lavado, dobrado e arrumado a roupa do Miguel. Ter separado a que já não lhe serve e ter ido buscar roupa para o tempo que se adivinha. Depois de ter guardado toda a roupa dos três aos seis meses (ficou a uso apenas uma ou duas peças). Depois de reparar que a roupa que lhe começa a ficar pequena é já a dos seis aos nove meses. Depois de reconhecer que a roupa que melhor lhe fica é a que tem um nove na etiqueta. E finalmente, depois de por já no seu roupeiro algumas peças de um ano que não deve tardar a usar... acho que tenho de voltar a repensar bem nas ideias formadas que tinha sobre este tipo de medição. Porque dei por mim a pensar que ele está mesmo grande, única e exclusivamente, por causa das etiquetas. Porque até as fraldas tamanho três estão a chegar ao limite. Porque ele ainda não tem cinco meses... e porque a balança confirma o que dizem as etiquetas (e o metro de madeira, daqui a umas semanas, também não irá negar). Cuspi para o ar... e acertou-me em cheio.

12 comentários:

Ana e Simão disse...

é sempre assim cai-nos sempre em cima lol.
O meu simão com 6 meses tinha de usar o tamanho 5 das dodot pelo menos de noite. O problema tava em que como ele só mamava exclusivo até aos 6 meses, fazia muito xixi...

Alda Benamor disse...

Antes de mais, o teu filho é MESMO grande! Pelo que contas, e pelo que vi ao vivo, os meus bebés têm pouco mais de 1/1,5 kg do que ele (e têm dois meses a mais!!!)!

Mas isto dos percentis enerva-me. E não porque tenha filhos pequenos (as meninas andam no 90, o Tomás no 90 e o Tiago a entrar no 75), mas porque me irrita profundamente aquela bagarolice (isto diz-se?!) de 'o meu filho é percentil 95'!

Há cinco anos, ainda no primeiro pediatra da minha filha, estava na sala de espera quando uma mãe disse a outra: a sua filha tem a idade da minha mas é muito mais pequena. O pediatra por acaso passou, ouviu, e respondeu: 'é! Mas aquela é muito mais inteligente'.

É que nem mais!...

dia-a-dia disse...

Sim,sim, as etiquetas têm a sua relevância e o "perímetro bochechálico" de Sua Excelência Dom Redondinho também não engana...

;)

Mamã artesã disse...

Também não meço o meu filhote pelo tamanho da roupa porque, apesar de já ter 2 meses, ainda veste roupa tamanho zero e tem umas jardinheiras para 1 mês que ainda não veste porque lhe ficam enormes. Mas não quero saber se o meu filhote é grande ou pequeno. Só me interessa mesmo é que seja saudável e feliz.
Joquinhas
Sofia

guga2004 disse...

Size does not matter. Mas que ele está grande, está sim senhora.

bjs Sandra

Unknown disse...

Não podes negar: o Miguel é GRANDE. O Gui só teve o peso dele aos 6 meses. Quanto ao tamanho, é de facto relativo. O Gui em calças veste 6 meses, em camisolas já veste 9-12 (depedendo da marca), em fraldas está entre o 3 e o 4. Está quase com 11 meses. Ainda ouço bocas foleiras que ele está gordo, que preciso de controlar a comida, que ele já devia dormir a noite inteira, que já não devia mamar de noite, blablabla...
É uma criança que sempre comeu bem e, se a médica não acha que ele está gordo( mesmo que achasse), não sou eu quem lhe vai cortar na quantidade da comida. A minha preocupação é dar-lhe comida saudável, que não o engorde em demasia. Fora isso,Os outros que metam as suas opiniões onde quiserem. O meu filho é uma criança saudável que até agora só esteve doente uma vez(bater na madeira!!!) e a razão foi porque eu me constipei.

ddm disse...

Concordo contigo nisso das etiquetas... mas não há como os nossos filhos para nos fazerem rever aquilo que pensamos!

E o teu filho parece estar mesmo grannnnde!

Clara disse...

A "minha" Catarina fez 3 anos e compro roupa na Zara tamanho 6/8 e olha que a coisa por pouco não servia.

Sandra B. N. disse...

pois, eu tb concordo ctg... q é q isso das etiquetas interessa? mas a verdade é dou por mim a comentar coisas como "já tive de mudar p as fraldas nº 3 e as roupas para 3 meses já lhe ficam à medida e algumas camisolas para 6 já lhe ficam bem e ele só tem mês e meio!!"
enfim, o lado racional pensa umas coisitas engraçadas mas dp vem o lado emocional e estraga tudo! :-PPPP

Unknown disse...

LOL
Grande "cusparada"! mas só vem confirmar que esse sr está do melhor!
Beijocas

Mais Uma Estrela disse...

Olá! Várias vezes me questionei com os tamanhos das roupas...isto porque n conheço nenhuma criança que vista a roupa para a idade...
se têm um mês vestem roupa de 3, se tem 3 vestem roupa de 6, se tem 6 vestem roupa de um ano...enfim por aí fora... várias vezes me questiono se as marcas por acaso n estarão a fazer a roupa mais pequena só para as mães poderem dizer q os filhos estão enoooooormes!!! Penso q hoje em dia há um a guerra muito grande para os filhos serem maiores e melhores q os outros e começa nos percentis ainda quando eles estão na barriga... (acabei de cuspir para o ar, mas é o q penso, e com o passar do tempo em relação á minha gravidez vou vendo q os meus pensamentos n mudam assim tanto!)beijinhos grandes

Patrícia disse...

Cada um é como cada qual. Hoje em dia instalou-se nos pais uma moda de que os seus filhos têm que ser os melhores do mundo e arredores. E de preferencia, serem filhos prodígos... Tudo serve para lhes subir o ego, até mesmo uma camisola de 9 meses quando ainda nem 6 tem...
Eu prefiro guiar-me pelo bom senso e não fazer muitas comparações! Mas realmente, o teu filhote deve estar grande! :o)
O meu também é enorme para a idade e ainda por cima eu tenho 1m50cm e o pai 1m65! :-) a quem sairá? Ao padeiro, dizem-me os amigos mais próximos (As vezes irrita...)

Cuspidelas para o ar todos nós damos... se só algumas é que nos acertam, estamos com sorte! :o) Beijinhos e parabéns pelos filhos lindos que tens!