segunda-feira, setembro 25, 2006

Conversas com ela...

(no carro à vinda da escola no meio de mil e uma perguntas) - Como se chama a tua mãe? - A minha mãe chama-se Lurdes. É a tua avó Lurdes. - Eu não tenho nenhuma avó Lurdes! - Tens tens filha. Tu é que nunca a conheceste. - E onde ela está? ooopppsss... e agora o que dizer? - A avó Lurdes já morreu. Agora vive ali no céu, por cima das nuvens. - Vive?! - em tom de desconfiança. - Vive sim. Seguiram-se uma série de perguntas sobre a avó Lurdes quando era pequenina (ela pergunta sempre se fazíamos coisas que ela faz agora). Mas aposto que as perguntas sobre onde está a avó vão voltar, porque senti que não ficou satisfeita. Sugestões?!

10 comentários:

Ana Rangel disse...

Ui, tema complicado... confesso que não sou uma boa ajuda, nunca passei por nada semelhante.

Boa sorte!

Avozinha disse...

Para quem como eu crê, é muito fácil: é só dizer a verdade.

Avozinha disse...

Gostaria de ajudar mais, mas para quem não crê... não sei mesmo o que dizer!

Rita_in_UK disse...

Pois... Infelizmente eu tenho muitos casos desses na familia, ela ve as fotos em casa, e estranha nenhuma das avos ter marido, por exemplo. Nunca escondi essas pessoas 'a Mia. Foi aos poucos, mas ela foi percebendo que essas pessoas ja nao estao entre nos nem nunca vao voltar. De vez em quando diz que tem saudades do Avo Luis (que nunca conheceu). E' a maneira dela nos dizer que gostava de o ter conhecido.
Sabes, eu fui confrontada com a morte da minha prima e melhor amiga com 12 anos, e gostava de poder poupar a minha filha a isso por muito mais tempo, mas essas pessoas fazem parte da nossa historia, e eles acabam sempre por fazer perguntas. Eu vou ate onde acho que posso, tentando nao a assustar e que ela nao ganhe medo 'a morte (coisa q me aconteceu a mim qdo perdi a minha prima...
Bjinhs, espero ter ajudado,
Rita

Sophie disse...

A minha sugestão é responder a tudo do modo mais simples possível. Já o fizeste.
Sem grandes eufemismos ou floreados.

guga2004 disse...

o guga está habituado a ir ao cemitério comigo acender 1 luz à avó e sabe que ela está no céu porque estava muito doente, mas nunca é muito fácil e mais tarde vêm as perguntas mais dificeis.

bjs Sandra

Charilas disse...

O Rodrigo também pergunta pela minha avó. A resposta que dei não foi muito diferente da tua, "está no céu, ao pé das estrelinhas!". Agora cada vez que olha para o céu, ou falamos de estrelas, fala na "nossa avozinha"...A questão mais difícil é explicar o porquê. Eu digo que morreu porque já era muito velhinha, já tinha muitos anos...Mas de facto com esta parte ele ainda não ficou satisfeito...

Também não fui grande ajuda, mas partilhei a minha experiência...

Beijinhos

Anna^ disse...

Por melhores que sejam as sugestões deixadas,a tua resposta ás próximas perguntas,será certamente dada pela espontaneidade do momento;O que achares que deves dizer naquela altura...sem pensar nisso com antecedência.E acredita que eles por vezes lidam melhor com isso do que aquilo que julgámos.
beijinho

Susie disse...

Seguiu mail :-)

LP disse...

Pais e Filhos deste mês, crónica da Dra. Isabel Abecassis Empis:

(...) só ficam registadas na criança aquelas respostas que a sua idade e questionamento querem receber.

Lê! Se quiseres mando-te.