sexta-feira, julho 21, 2006

Eu sou...

mãe por intuição. Ou seja, eu sigo os meus instintos e ponho-os em práctica com grande convicção. É agradável quando os resultados aparecem e os vemos validados pelos nossos filhos. Também sabe bem, quando lemos ou ouvimos as nossas ideias explicadas e fundamentadas por alguém que usa um qualquer "Dr" antes do nome e tem livros atrás de livros publicados. Menos agradável é perceber que esta confiança toda nas questões da maternidade, incomoda muita gente.

26 comentários:

Sandra B. N. disse...

quem se sentir incomodado que se mude! :-P

InêsN disse...

então??

carla disse...

Eu me confesso...eu nunca li livro nenhum de Dr. algum...sou mãe por instinto..erro..mas sei que no fundo sou boa mãe!!! Diz-te alguma coisa??

Beijinhos

LP disse...

O quê?

Tia Moky disse...

ahahahah

O inveja é coisa feia!!!

Adoro a tua atitude! E a forma como, tão genuína, te dás e dás o que sabes aos outros!! Mal daquele que não recolhe as tuas informações ou simplesmente, tenta tirar partido delas!

Cá estarei para te "ouvir", acho que és um ser humano espectacular!!

Beijos

Moky

Será que é hoje que beijo este ser humano espectacular e suas crias!?!?

CLS disse...

Eu já li livros de Drs e acho graça qdo leio alguma coisa que me faz pensar: "Mas isto é óbvio!". Acho piada em ver por escrito ideias ou instintos, como tu chamas, q já pensei e senti.
Quanto aos incomodados, é para o lado q durmo melhor, faz o mesmo :).
Bjs

Loira disse...

Das coisas mais interessantes q li em alguns desses livros, cuja pessoa q assina tem um Dr. antes, foi exactamente isso: siga a sua intuição, o seu instinto. Para mim, nada mais importante q a intuição de mãe! Faço questão de usar a minha... afinal, os bebés/crianças são todos diferentes e não têm manual de instruções.
bj*

barbarayu disse...

podes crer... eu tb sou assim e ainda ontem tive que ouvir dos meus sogros que deveria ter mais coragem (!) para disciplinar o André por forma a ele dormir a noite toda e não mamar durante esse periodo. Como?????

beijos!

Unknown disse...

Concordo com a Sandra e a Bárbara. Nunca mais me esqueci das palavras da minha médica em relação ao meu receio de não saber tratar do Gui: "Não se preocupe que ele vai ensiná-la". Ou, seja, por instinto, nós somos capazes de tratar deles quando a situação está ao nosso alcance. Vocês já são mães de 2ª viagem enquanto que esta é a minha estreia. Quanto à história de dormir a noite inteira sem mamar, Bárbara, tb já a conheço de gingeira. :( Porque o Gui nisso é como o André, não dispensa a dose de maminha ( por vezes 2 mamadas por noite) e claro que dou comigo a dormir. ;)
toda esta história se deve a uma comparação (!) com a minha sobrinha q

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carla O. disse...

Eu tb tenho seguido esse caminho. Não leio livros sobre o assunto, nem sequer o fiz na gravidez. Sigo a minha intuição e os conselhos (quando os peço) de quem tem toda a minha consideração. Valorizo muito a troca de experiências com outras mamãs - aprende-se sempre.
Isto não quer dizer que não tenha dúvidas e que não haja coisas a correr menos bem. Mas penso que o balanço é positivo :)
Beijocas nossas

Ana Paula disse...

Passa por cima.
Que gosta gosta, quem não gosta gostasse!

Beijos

Unknown disse...

Continuando...
toda esta história se deve a uma comparação (!) com a minha sobrinha que desde muito cedo dormia noites inteiras. Com o Gui, foram muito poucas essas noites(basta os dedos de uma mão para as contar) e mesmo assim achei tão estranho que me levantei uma ou duas vezes para ver se ele estava bem.
Por isso, "vozes de burro não sobem aos céus"( não depreciando os pobres animais). Cada caso é um caso ou como diz um colega meu de trabalho "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Pela minha experiência com crianças mais velhas que a Joana, não há uma crinça igual e se há coisa que sempre me irritou ( mesmo vindo da minha mãe, em relação a mim) é a comparação das capacidades.
Desculpa o testamento, mas goasto muito do teu site com as aventuras da tua família. O Miguel está enorme e é mesmo um redondinho.
jokas

a mãe dos miúdos disse...

eu gosto de mães por intuição. não conheço outra forma de viver a maternidade.

também gosto de confiança, seja no que for. gosto da tua quando falas dos teus filhos.

BichinhoS da Fruta disse...

Não sei bem o que te levou a fazer este post mas (embora eu não goste de recorrer ao argumento "ser português") ele despertou em mim o pensamento de que, por cá, demasiadas pessoas têm dificuldade em se "auto-estimarem" e depois não compreendem que outras sejam felizes por se sentirem realizadas nos seus diversos papéis...
P'rá frente!
*s

Nana disse...

eu tambem sou assim.. ainda que tenha sido criticada... simplesmente ignoro.
Eu sei que sou uma boa mãe.
Sou rigida, se calhar exijo muito dela.. mas depois ela presenteia-me com uma boa educação que raramente vejo em crianças da mesma idade.
Se calhar é por isso que leio o teu blog todos os dias.. por achar que isso tambem existe na tua filha.

Se calhar tenho sorte em ter uma filha educada, calma, obediente... etc etc etc.. mas garanto-te que esta ali muito trabalhinho meu! Ainda que quando ela va passar nem que seja uma tarde a avó... seja uma desgraça.
Ignora! Sê como és.. es uma excelente mãe.

bjos
susana

rosinha_dos_limoes disse...

Eu acredito que é exactamente essa confiança que faz com que seja o que for resulte ;o) seja fundamentada ou não por um Dr. funcione ou não com outras crianças ...e outros adultos ... porque não nos podemos esquecer que não é só a personalidade da criança que conta, a do adulto também ...

Alda Benamor disse...

Mas há mães que não o sejam por intuição?!!... Eu não conheço nenhuma... há, sim, mães mais inseguras que outras. Digo eu, claro.

Sara MM disse...

...e eu vou tentar imitar-te !!!!!!!!!! :o)

já sabias, não já?!!? :o)


também acho que o instinto é o melhor... e suficiente, qause! mas na prática.. aiai.. como vai ser?!?!?! :o)


Bjss

Anna^ disse...

Incomoda...claro que incomoda!Por ignorância ou por burrice dos outros.Pode até não ser por "maldade",mas para muitos a confiança de uns é deveras indigesto!

C#$@ nisso e segue em frente!

beijinho

Gonio disse...

Eu também sou, sem duvida, mas nunca reparei se incomodava alguém... concerteza que esse alguém não é mãe...ou será?
Os teus filhotes estão lindos!
Beijinhos,

dia-a-dia disse...

Viva a intuição! Abaixo os DRzinhos e os incomodados!

;)

P disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
P disse...

... já leio o teu blog há algum tempo mas acho que nunca comentei ... eu sou das que sentem inveja de mães como tu, tão segura e determinada no teu papel ... mas uma inveja saudável e por isso continuo a vir aqui espreitar e a tirar partido da tua experiência. Sou mãe de um menino que tem quase dois anos e sou insegura por natureza já ... qd nasceu o meu filho a minha insegurança duplicou. Tento sp seguir o meu instinto e agir o mais naturalmente possivel mas, é dificil, quando temos pessoas que têm ideias completamente diferentes das nossas que são importantes para ele, nomeadamente o pai ... temos pontos de vista completamente diferentes em relação à educação do Rafael, o que me torna ainda mais insegura! Tento fazer o melhor que posso, é isso que eu quero, o melhor para ele, apesar das criticas! A ti, considero-te uma super-mamã ... parabéns!

Cristina disse...

Acontece-me muito isso!
E é chato mas enfim...
Beijos

Sophie disse...

Mas o que é que se anda a passar? Quem é que te anda a aborrecer?

Quantos são? Quantos são?
Ai, a vida...

:))))