terça-feira, abril 04, 2006

A Joana e a barriga...

A relação da Joana com esta barriga que tenho, tem mudado nos últimos dias. Na verdade, o seu comportamentou de forma geral tem-se vindo a alterar, especialmente nas duas últimas semanas. Além das reacções próprias da idade, como as birras inexplicáveis (raras no caso dela felizmente) e muita teatralidade à mistura, temos notado algumas reacções já não habituais nela. Em casa, tem-se descuidado mais vezes com os xixis, e acaba por fazer sempre umas pinguinhas nas cuecas. A necessidade de contacto físico aumentou. Faz mais disparates só para dar nas vistas. Quer-nos sempre perto dela. Agora fala muito no Miguel (como bebé e não como estando dentro da barriga) e no que ele vai fazer, o que dá a ideia de que ela tem consciência que ele vai nascer. Distribui os brinquedos por ela e por ele. Decidiu que as maminhas são para ele, mas por vezes reserva uma para ela (embora já não mame praticamente nada). Tanto diz que também é peque-nina como gande dependendo do contexto (quando se fala do Miguel ela é sempre peque-nina). Interrompe brincadeiras para vir dar beijinhos à barriga, ou partilhar brinquedos com ele - ontem à noite, o Miguel também teve de "brincar" com as plasticinas. :o) Quando me apanha a tirar fotografias à barriga, é vê-la a levantar as camisolas e a imitar as minhas poses, obrigando-me a fotografá-la e a mostrar-lhe o resultado (e que linda barriguinha que ela tem :p). A nossa política foi nunca forçar o tema "Miguel", em geral falamos apenas nele, quando é ela própria a puxar o assunto. Outras vezes, porque estamos a fazer alguma coisa relacionada com ele, pedimos-lhe ajuda, e perguntamos-lhe se ela quer ajudar a tratar dele quando ele nascer, ao que ela responde sempre toda contente que sim. Não compro sempre alguma coisa para ela, quando compro para ele, mas mostro-lhe sempre as compras que faço. Por vezes diz que também ela quer uma prenda, mas com a explicação de que às vezes é ela que recebe prendas e o Miguel não, ela desarma e não pede mais nada. A última vez que foi ao médico (para mostrar as tais manchas que pareciam ser varicela) fomos à CATUS e embora se tenha portado como uma menina grande durante o tempo que esteve a ser observada, enquanto a médica me dava alguns conselhos e prescrevia as pomadas, aquele consultório sofreu uma revolução. Era vê-la a rastejar no chão, a rasgar o papel da marquesa, a pedir um pauzinho e a atirá-lo ao chão, etc. A médica perguntou-me: Ela nunca se portou assim antes, pois não? E na verdade não. Pois, prepare-se, porque ela sabe que esse bebé está quase a nascer, foi a conclusão pronta da médica. Embora não esteja receosa começo a ficar ansiosa por ver como vai ser mesmo a reacção dela à chegada do mano. Não preocupada, mas curiosa. Sempre que ela fala perto da barriga é ver o Miguel a pontapear como se não houvesse amanhã. Nem com o pai ele tem uma reacção tão entusiasta. Ele pode estar quieto há imenso tempo, mas assim que a irmã se aproxima dele, e lhe diz qualquer coisa, ele dá sinal. E esta reacção tranquiliza-me sobremaneira. A única coisa que desejo, é que eles sejam verdadeiros irmãos até ao fim das suas vidas, e acho que não estão a começar mal. Adenda: Ia responder nos comentários, mas acho que precisa de ficar aqui: Rosa, para mim são os altos e baixos é que tornam a relação entre irmãos tão especial... Se há alguém com quem eu tenha tido mais disputas, mais zangas, mais lutas, mais arrufos foi com os meus irmãos. Mas também não há nada no mundo que consiga diminuir o amor que sinto por eles! Não há nada no mundo que os substitua. Não há nada no mundo que consiga abalar esta nossa relação. Nem mesmo a morte...

38 comentários:

a mãe dos miúdos disse...

efectivamente não me parece preocupante a reacção da Joana... e até é capaz de se prolongar um pouco depois do Miguel nascer mas acho que, por tudo o resto do comportamento dela, que num instante se vai adaptar. acho que a presença física do irmão a vai acalmar :)

(e o meu Miguel também reage assim com a irmã, eheh)

bjs

Rita Coelho disse...

A Joana parece uma criança bastante segura, mas nao deixa de ser uma menina "piquenina" e acho normal que agora que sente/pressente a eminente chegada do Miguel, teste o mundo que a rodeia para ter a certeza que ninguém se esquece que ela está ali.

Hoje, um beijo só para a Joana!

guga2004 disse...

Eu acho que ela está a reagir muito bem e dentro do "normal" nestas situações e tenho a certeza que mal ela o veja, vai ser paixão para sempre.

bjs Sandra

Miragem disse...

A foto é tão linda...

Não vou deixar de picar o ponto:
Only 19 days to go!!

Beijos

Luísa disse...

A Joana está a preparar-se para a chegada do mano. No fundo, talvez seja resultado de um pouquinho de ansiedade da parte dela em relação à chegada do Miguel. A Joana sabe que vai gostar dele e que vocês vão continuar a gostar dela, mas se calhar sente-se um pouco insegura. Este comportamento acho que é perfeitamente normal, embora ainda só tenha um bem pequenino, vi pelas reacções das minhas sobrinhas.
Espero não ter sido demasiado confusa.

Um grande beijinho para a Joana e outro para ti

kikas disse...

A chegada de um irmão acarreta sempre mudanças no comportamento do(s) que já cá estão...é super normal que isso aconteça, afinal não é só a vida dos papás que muda!
A minha afilhada tinha três anos quando o meu sobrinho nasceu, e notámos alteração de comportamento um mês antes de ele nascer comportamento esse que se manteve até aos três meses (mais ou menos).
Houve regressões de comportamento, mas ao mesmo tempo o mano era o seu tesouro, ninguém odia "mexer", era dela e sempre o protegeu de uma forma tão meiga...
Tenho a certeza que a relação da Joana com o Miguel vai ser sempre muito especial e vai transbordar de cumplicidade e ternura!

amiguita disse...

Eu sei que estás preparada para ter ai em casa uns irmãos muito unidos ... mesmo que seja contra a mãe, hihihi, eu e as minhas irmãs ainda o fazemos.

Beijinhos

Clara disse...

Essas reacções acabam por ser normais, há muito sentimento à mistura, de todas as partes.

Acho que vão sair-se todos lindamente e irão ser "verdadeiros irmãos até ao fim das suas vidas".

Um beijo enorme para todos e como te disse, desfruta em pleno da vossa felicidade.

Fitinha Azul disse...

A reacção é perfeitamente normal e vais ver que quando ele estiver cá fora vai ser mais fácil para ela, no início o Kiko não achou muita graça à mana porque só dormia e comia, mas pouco depois a paixão entre os dois foi avassaladora e hoje ela delira e resmunga bastante com o irmão;)e ele apesar de às vezes a achar "chata" ADORA-A! E é o 1º a contar as novidades da irmã aos amigos e familiares.
Beijocas

Ana F. disse...

Acho que todas as crianças reagem dessa forma quando se apercebem que vai chegar um mano / mana.
Tal como foi aqui dito, ela quer saber, através desses comportamentos, se vai continuar a ter o vosso amor.
Com o tempo, isso vai passando.
E os dois vão ser amicíssimos!
Basta ver a reacção do Miguel...

Flores disse...

Adivinham-se um ao outro; nas reacções. E há amor mais lindo?

Clarinha disse...

A relação de amizade já se está a fazer notar entre eles.
E está quase, quase...
beijinhos

Cláudia disse...

Logo logo ele está aí para brincarem os dois. ;o)
Beijinhos mimados.

Zuza disse...

:))
é tão verdade q eles adivinham que o irmão está a nascer!!
a minha foi alterando gradualmente o comportamento e nas duas semanas anteriores ao nascimento era mais do que evidente que ela sabia!!!

Xuinha Foguetão disse...

Vai correr tudo bem!

Sabes que eu sou uma expert na matéria.
Basta ver a carrada de filhos que tenho!

Ahahahahahah!

Mesmo assim, acho que não vais ter problemas.
Eles vão dar-se lindamente.

Beijocas grandes.

Anabela disse...

Acho normal que ela tenha algumas reacções menos "normais". A ansiedade também já deve morar na cabecinha dela.
Mas nunca duvides que eles serão verdadeiros irmãos. Já o são, e sê-lo-ão para sempre.
Beijos grandes

Miúda disse...

A Joana quer mesmo esse mano. Quando o vir, assim pequenino vai ficar ainda mais derretida.
Mas, ao q sei todas essas regressões e actitudes são hiper-normais.

Jocas (hoje qdo cliquei no teu link pensei- será q já nasceu?!)
Até eu estou ansiosa!

Xana disse...

Que engraçado. Deve mesmo ter a ver com a idade. Não notei alteração nenhuma na I. antes do J. nascer. (E muito poucas depois)

Por outro lado também nunca notei que o J. se mexesse mais com a voz dela, mas cá fora é o que se vê. Não desprega os olhos da mana.

Eu acho que a idade dos miúdos influencia muito a reação à chegada do irmão, por isso a minha experiência não te serve de nada. De qualquer forma desejo que corra tudo bem.

Gina A. disse...

Sabes, Sandra, li este post com uma atenção extra, pois está a passar-se uma situação muito idêntica com o Gonçalinho. Ainda este domingo, esteve muito mais birrento e desobediente. Concordo inteiramente contigo... também nunca pressionei o tema do novo bebé e também lhe mostro as coisas que me dão ou compro para o Duarte, etc.
Acho que poderá ter a ver com a proximidade do grande dia! Acho que eles entendem que falta pouco, até porque vêm a barriga cada vez maior e porque eu lhe digo que já falta pouco para o Dr. tirar o mano da barriga da mamã.
Por mais que nos esforcemos no sentido deles aceitarem da melhor forma (e de parecer que aceitam ou até que aceitam mesmo!) existe sempre uma carência muito grande e vão sentir que o seu espaço terá que ser, de certa forma, partilhado.
Mas tenho esperança que as coisas não corram mal... :)
Beijos

Charilas disse...

Isto tudo, é me tão familiar...Sabes, também nunca me preocupei muito com a reacção do Rodrigo ao mano, apesar das pessoas que me rodeavam fazerem autênticos filmes de terror em torno da questão...Também sentia curiosidade, emocionava-me cada vez que imaginava a 1ª vez que o Rodrigo visse o irmão...O Henrique também reagia imenso ao irmão e isso acontece cada vez mais desde que ele está "cá fora"!...O Rodrigo reagiu lindamente e é maravilhoso apreciar a interacção dos dois!

Vai correr tudo bem tenho a certeza e é lindo vê-los juntos!

Beijinhos,

Sandra

Rosa disse...

Vão ser. Com os altos e baixos do costume, claro! :))

Lúcia disse...

Li na P&Filhos que os irmão se apercebem da chegada dos bébés e por isso por vezes tem alterações de comportamento e algumas " regressões ".
Bjnhs

Francisca disse...

Pois os meus também se manifestaram quando os outros estavam prestes a nascer. Principalmente os do meio!
(nas vésperas dos nascimentos, tanto o mais velho, como os do meio, dormiam mal.)
E tinham idades próximas da Joana.

Eu cá acho que vais ter aí uma dose de adoração de parte a parte! Vai por mim! :)

(até porque se ela se manifestar, vai manifestar-se "contra" vocês e não "contra" o mano.)

scaf disse...

tudo se resolve! por isso é que continuo a achar que quanto mais pequeninos são e menor é a diferença de idades,melhor é! Porque acabam por reagir de uma forma mais "indiferente" nesta fase!
Beijos

ddm disse...

A C. com quatro anos, até ao momento, apenas se mostrou feliz com a chegada do mano. O assunto nunca é forçado, mas tentamos inclui-la em todas as situações que se referem com a chegada do bebé.

No entanto, e apesar de estar sempre a dizer que já é crescida, tem momentos em que diz que "ainda é um bocadinho pequenina". Nós só nos temos preocupado nas ocasiões em que nos relembra como gosta de ter a atenção dos pais exclusivamente para ela.

Acho que as reacções da Joana, bem como as dos comentários acima, são naturais... até porque, a bem da verdade, não são só os manos mais velhos que se vão ter que adaptar a um novo bebé, mas sim toda a família.

Beijocas!

Ana Luísa disse...

Do que me tenho apercebido noutros casos (não posso falar pela experiência até porque sou filha única), acho que a Joana está a ter reacções normais em relação ao irmão.
Vão ser dois grandes amigos, de certeza ;)
Beijinhos (e já só faltam 19 dias!).

Repolha disse...

Sou irmã (muito) mais nova de um conjunto de três e não posso avaliar o que sente o mais velho. Mas o que vivi em relação à minha filha e ao irmão dela foi muito pacífico... mais do que suporia. Acho que o "truque" é mesmo resistir à tentação de estar sempre com o bebé e não mudar as rotinas existentes - mudar as rotinas ao longo dos nove meses e nunca serem bruscas. Por um lado comigo foi mais fácil porque a questão era o pai e resolveu-se facilmente com o pai a não ligar à filha recém-nascida ao fim-de-semana e apenas incluir a filha quando o filho a incluia (o que aconteceu mais depressa do que estavamos à espera), por outro mais complicado porque a bebé ficava e ele saía ao domingo à noite... mas tem outra idade; era bem mais velho.
A Joana está numa excelente idade para receber um mano (na minha opinião não fundamentada, a melhor mesmo). Vai com toda a certeza querer imitar algumas coisas. Mas se lhe for explicado que quem usa fraldas são os bebés e os bebés só comem e dormem e não brincam talvez ela já não queira ser bebé outra vez ;)
E sim, andar ao estalo faz parte do amor de irmãos :D

Tia Moky disse...

Viva os manos e manas!!

silviabar disse...

Quando engravidei do David o Daniel rejeitou-me e eu fiquei muito preocupada!Porque tinha medo que ele não aceitasse o irmão, porque tinha medo que ele não me perdoasse a traição, etc, etc,...
Hoje, os meus filhos têm 34 e 11 meses e não vivem um sem o outro!
E eu adoro ver a cumplicidade e o amor que os une.
Não te preocupes, o amor vai falar mais alto, tenho a certeza.
Afinal,tenho a convicção que o que podia dar de melhor aos meus filhos, já o dei:irmãos.
Jinhos
Silvia & Cia

Anónimo disse...

Não pude deixar de comentar. Quando a minha filha mais velha soube da chegada do irmão reagiu bastante mal, chegando até a deixar de falar para mim e a não querer ficar comigo. No entanto, conforme se foi acostumando à ideia foi deixando de ter reacções contra mim e o mano e hoje em dia são inseparaveis.

papu disse...

Também me lembro bem da reacção do David qd o Diogo nasceu. Durante a gravidez tb ficou mto mais mimoso e queria-me sempre a mim. Principalmente qd a barriga começou a notar-se a até ao fim, era sempre mãe mãe mãe.

Acho q a fase pior é essa, em q eles antecipam uma coisa q ainda não sabem como é, e isso traz mto mais ansiedade. Dp de ele ver o irmão ficou mto mais calmo.

É claro q teve um ataque de raiva qd o fui buscar a casa da avó, pôs-se atrás do sofá a chorar e até me bateu! Mas dp veio comigo para casa, entrou no carro e qd chegou a casa já parecia outro.

dp foi engraçado pq durante uns dias recusou-se a sair à rua. os avós bem q o desafiaram para ir ao parque um bocadinho, mas ele não queria sair de casa.

Lembro-me q até eu senti saudades dele e de me deitar na cama dele (era sp eu q o adormecia à noite, ficava deitada ao lado dele até ele adormecer) a tal ponto q uma mamhã, qd o Diogo ainda dormia, fui enfiar-me na cama dele... e soube-me tão bem! Ele mexeu-me nos cabelos como tanto gostava... mas uns minutos dp o irmão acordou a chorar de fome e acabou-se aquele bocadinho...

Durante uns tempos senti-o mais reservado comigo, como se estivesse magoado. Ia muito mais para perto do pai. Custou-me, bastante, mas nunca o demonstrei. Fui-me comportando sempre naturalmente com ele, como sempre, e depressa passou e as coisas voltaram ao normal.

Lembro-me de na altura andar um pouco preocupada, pq às vezes com a azáfama em torno do bebé não sabia bem como estava ele a reagir (por dentro). Nisso a educadora dele na altura foi uma grande ajuda, pois sp me deu o feed-back do comportamento dele na escola, e foi com bastante satisfação q a ouvi dizer q ele andava muito contente com o irmão e q na escola falava mto dele... foi mto bom para mi saber isto, pq em casa ele não se exprimia tanto.

Vai correr tudo bem, tenho a certeza! e dp acontece uma coisa mto gira: é q o bebé começa a conquistar o coração do/a irmão/ã rapidamente. O David adorava (e adora) fazer o irmão rir, e sempre o conseguiu como ninguém!

Jolie disse...

Obrigada pelas vossas partilhas aqui... mesmo não estando preocupada é bom ler estas vossas experiências! Abre mais um bocadinho os olhos a algumas situações que possam ocorrer!

:))

Anna^ disse...

Cada criança é um caso e só na altura é q se vai ver como reagirá a Joana.
Cá em casa a Joana reagiu sempre lindamente ao facto de deixar de ser filha única para ser A irmã mais velha,e sempre levou isso a sério e na boa :)
O q interessa é q sinta o Amor q tem á sua volta!

bjoaks grandes para os 4! ":o)

Sandra B. N. disse...

eles sentem estas coisas.. têm um instinto adivinho... o Miguel não deve tardar ;)
e as mudanças de comportamento acho que são normais, depois isso depois passa e ela acaba por se adaptar à nova família :)

Carla O. disse...

:)))
Cá em casa, o Pedro recebeu a irmã sem birras e sem alarido. Notou-se uma diferença no seu comportamento, que passou nos 1ºs 2 meses após o nascimento da Inês.
São muito amigos, mas tb têm as suas lutas e arrufos. :)
E gostei muito da maneira como descreveste a tua relação com os teus irmãos - porque a senti muito parecida com a que tenho com as minhas.
Beijo grande

carrie disse...

apesar de tudo, um irmão é sempre um irmão. :)
e por mais que as crianças façam birras, ou peçam mais atenção qd tomam consciência de que vem aí mais alguém, esse alguém é já mt importante para elas.
lembro-me qd soube q ia ter um manito, lembro-me qd o fui ver ao hospital, lembro-me de pensar q era meu, o meu manito... :)
lembro-me de ter feito disparates como nunca, mas também me lembro da razão por que os fiz: e era, quase sempre, a de tentar evitar que os meus pais tivessem de deixar o meu irmão p vir cuidar de mim... (à custa dessa grande ideia, fui parar ao hospital, mas a intenção era boa...)

com o passar dos anos, e o crescer dele, começámos a ter um relacionamento de irmãos: ora andavamos aos beijos ora à estalada.

agora, com ele bem maior q eu e longe da minha vista, a nossa relação voltou a mudar. estamos muito mais próximos e cumplices. e sinto em relação a ele o q sentia quando ele nasceu... é meu. :)

tomodoro disse...

Continuo a adorar as tuas partilhas sobre o teu mundo e os teus filhos (sim Miguel incluído).

Delicio-me com as reacções da Joana que aqui descreveste.

Sonho com um dia passar por algo semelhante, sim tenho quase 30 anos e a maternidade está adiada ainda por mais 2... Tem que ser...

E para finalizar, ADORO a foto.

Beijinhos e vai tudo correr pelo melhor, só pode.

Licas disse...

Tinha visto a foto "lá em cima" e adorei. Vão dar-se como irmãos. Por cá, também é o mesmo, andavamos sempre todos pegados, mas não sabemos/queremos viver uns sem os outros.
1 bjx