terça-feira, março 14, 2006

O princípio do fim...

Aos 29 meses, ainda se lembra de vez em quando da maminha. É raro. Não chega a uma vez por semana, quanto muito, uma vez de quinze em quinze dias. Não anoto, e mentalmente também não consigo estabelecer uma média muito certa. Desde que voltei a engravidar, comecei a distrai-la com outra coisa qualquer sempre que ela pede para mamar, e a maioria das vezes ela não se volta a lembrar disso. Outras vezes, a forma como ela pede este miminho é simplesmente inegável. Hoje mamou. Primeiro a esquerda. A mama esquerda sempre foi a sua favorita. Em menos de um minuto, diz: Já bebi todo! Quéio a outa. Mudo-a de posição e dou-lhe a direita. Põe a mama na boquita e suga uma ou duas vezes. Tira a mama, olha para ela e volta a experimentar. Suga mais uma ou duas vezes e conclui: Já não quéio mais. Não gosto desta maminha. Parece-me, que é mais uma fase que está a terminar. E acaba tal como sempre quis - mas que por vezes achei não ser possível - ou seja, respeitando a vontade dela, respeitando os tempos dela, sem pressões (sobre ela e sobre mim). Fico na expectativa para ver o que se vai passar nas próximas semanas, e em especial, a sua reacção ao ver o Miguel mamar nas maminhas que até agora eram "só" dela.

33 comentários:

Rosa disse...

Ui! Não deve ser nada fácil para ela essa parte de ver o irmão mamar... Mas ninguém disse que a vida era fácil, mesmo aos dois anos e meio! :)) Vai correr tudo bem!

CGM disse...

Acho que essas mamocas vão ser muitoooo solicitadas ;o) Don't worry...

Mamuska disse...

Vai de certeza querer mamar depois do irmão, mas tudo há-de correr bem :)
Beijoss

X disse...

Bigada! És tão querida :)

Quanto ao teu post, acho que a Joana vai voltar a pedir mama... não sou psicóloga mas acho que o melhor caminho talvez seja valorizar o facto de ela ser mais crescida do que o irmão e já não precisar de mamar ;) Senão... não há mama que aguente! ;)

Xuinha Foguetão disse...

Fico à espera dos próximos capítulos! :)

Beijocas

Mamã artesã disse...

De certeza mesmo que, depois de ver o mano a mamar, também vai querer. E porque não? Se ele pode, ela também pode. lol
Joquinhas
Sofia

Fitinha Azul disse...

:)))

carla disse...

Sem a parte do mano, eu sonho em um dia fazer um post assim, que seja quando ela decidir....

Beijocas

nuvem cor de rosa disse...

é uma dádiva, um privilégio poder escrever um post assim...
quem me dera poder escrever um parecido daqui a uns anos!

alma disse...

lindo as tuas palavras, a foto, o que nela retratam!
Beijinhos grandes e doces
cate e alice

Sandra B. N. disse...

que post maravilhoso...
e quanto a ela querer maminha depois do irmão.... boa sorte! ihihihi
bjs

Páginas escondidas disse...

A foto ficou linda :)
Acredito que não se vá importar do maninho mamar nas maminhas da mamã ;)
beijokas

Anna^ disse...

Adoro esta foto :)))
Qto ao partilhar as maminhas com o mano...pois...a ver vamos ;)

bjokas ":o)

Licas disse...

A foto é linda!
1 bjx, licas

Nita disse...

...talvez queira um bocadinho ... há um tempo para tudo e depois vai perceber que já é "gande"

a mamã Paula disse...

É sempre bom quando conseguimos arranjar um meio termo para conseguir respeitar o tempo deles e o nosso, e no teu caso isso está a acontecer com muita naturalidade o que é óptimo.

A foto está uma ternura

Bjs

Lucia disse...

A foto ficou muito linda...
Tens que lhe dar tempo e aproveitar estes momentos tão especias...
Beijinhos

Miragem disse...

Vamos esperar para ver...

S.A. disse...

Que foto mais linda!

akombi disse...

Olá

É engraçado as minhas meninas tb sempre tiveram preferençia pela mama esquerda, talvez pq foi a 1ª que lhes dei.

A veronica deixou a mama aos 3 anos e 2 meses e qd a patriçia nasçeu, ela tinha 4 anos e claro pediu-me para exprimentar a maminha, sempre lhe dei qd ela pede, mesmo agora com 6 anos por vezes pede para provar o leitinho, mas agora já nem sabe mamar :D

É muito engraçado.....vais ver que vai ser uma experiênçia muito gratificante.

jinhos

X disse...

Apetece-me escrever mais qualquer coisa neste post! :)

É que esta fotografia da Joanita e da sua mama preferida está tããããão gira que merece este outro comentário!

Jolie disse...

rodelas... obrigada :)

A todas, obrigada também pelo vosso carinho! :)

XanaA. disse...

É muito bom que a Joaninha vá crescendo ao ritmo dela, sem pressas nem imposições. Acho que vocês têm uma relação muito especial! :D

Bjs

sm disse...

Só pela fotografia, vale a pena, pelo texto, nem se fala!!

Pois é muito possível que a Joana volte a querer a maminha da mãe e com mais assiduidade, mas tb. pode ser só no princípio, mas como a tua menina é surpreendente, se calhar acha fantástico que a maminha que era dela fique "pó Miguel!"

:-))
Sandra

Ana disse...

ai que saudades!!!!!Tenho tantas que nem te digo.( Ainda por cima porque agora não encontro as mamas.)

Clara disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miúda disse...

...que nostalgia
...que lindo!

A Mª sempre gostou mais da direita,e agora que falas nisso acho q começou a latejar só de pensar (conheces a sensação?!)
Jocas

Jolie disse...

Marta, lembro-me perfeitamente dessa sensação!

:)

dia-a-dia disse...

Ai, pá! Tenho dificuldade em ler este texto... os meus olhos escapam-se sempre para a fotografia! Esta foto vale tudo! Não desmerecendo os teus dotes de escrita, não há palavras que abafem esta imagem!

;)

Sefas disse...

Que bonito! Simplesmente deliciosa essa "intimidade da maminha". Tenho imensas saudades de amamentar a minha filha, que desmamei aos 8 meses. Depois arrependi-me, mas ja era tarde demais. Agora vou amamentar enquanto puder.
Beijos

Ana Luísa disse...

Olá Costinhas :)
Em relação aos parabéns redobrados lá no blog ;) não faz mal nenhum, fica-se sempre feliz! Por isso, podes dar os parabéns sempre que te apetecer (he!he!).

Adorei esta fotografia... Pelo "ângulo", pela cor e principalmente pelo ar de paz da tua Joana - adoro o nome ;).
Com a chegada do Miguel vais ter que te 'repartir' :)
Beijinhos

CLS disse...

Olá! A foto está linda! Nunca pensei q se continuava a produzir leite mesmo com tão pouca procura, aconteceria o mesmo se não estivesses grávida?
Pois, qdo vier o Miguel, a Joana tem q lhe dar a prioridade :).
Tudo de bom!

Jolie disse...

CLS, julgo que sim, uma vez que foi a gravidez também que diminui a minha produção de leite... neste momento julgo ter apenas colostro, e daí ela não gostar do sabor!