quinta-feira, março 16, 2006

Memórias da minha infância...

Andam por estas bandas, umas quantas mamãs ansiosas com os filhotes e a fase do largar a chucha. Enquanto mãe, não tenho experiência nenhuma nessa área, mas eu própria já estive na pele desses meninos e meninas que com mais de dois anos resistem a largar as chuchas. Não sei bem precisar a idade que teria, mas não tinha mais de três anos. O meu irmão era ainda bebé de colo (pelo que me lembro da minha mãe contar). Eu não usava apenas uma chucha atrás, mas sim uma série de chuchas (cada uma de sua cor) agarradas por um cordel. Um dia, uma miúda mais velha, começou a meter-se comigo por causa das chuchas. Que ela já não usava e tal e tal, que eu era feia por ainda usar, e tal e tal, e eu armei-me em valente e deitei-as todas no lixo. A minha mãe aproveitou a deixa, para ver se conseguia que eu largasse a(s) chucha(s). No resto do dia e noite fui uma valente, não pedi nenhuma chucha. O pior foi o segundo dia. Corri ao lixo para ver se as recuperava, e nada. Depois seguiu-se um diálogo mais ou menos assim: Eu - Mãe quero as minhas chuchas. Mãe - Já deitámos o lixo fora, agora não as podemos ir buscar. Eu - Vai à farmácia comprar outra! Mãe - Mas o sr. XPTO (já não me lembro do nome) não vai vender-me uma chucha para ti porque tu és muito grande e as meninas grandes não usam chuchas. Eu - Mas dizes que é para o mano! Mãe - Não dá filha, porque o sr. XPTO sabe que o mano não usa chucha e ele só pode vender chuchas a bebés que usem chucha. Bom o que é certo, é que eu ainda rondei a minha mãe com estes pedidos uma série de dias, cada vez com menos frequência. Acho que andei um pouco nervosa na altura mas depois passou-me. Um mês depois (ou coisa assim) a minha mãe mostrou-me o saco com as chuchas que tinha escondido, na caixa do correio. Pelo que ela contou, eu fiquei extasiada ao ver novamente as minhas chuchas e fiz uma festa, mas assim que as meti à boca e senti o sabor da borracha ressequida, desisti logo da ideia! Nunca mais usei chucha. O ridículo da situação é que a miúda que me levou a largar as chuchas, ainda usava chucha nessa altura e só a largou quando entrou para a primária! Estes miúdos... :)

21 comentários:

Ana disse...

Estes miúdos sabem-na toda :)

Clara disse...

Foste levada! :)))

A chucha não me lembro, mas biberão foi no dia que fiz 7 anos que larguei, por iniciativa.

beijocas

S.A. disse...

Éheheheh, acho q vou precisar dessas dicas para a Camilinha...

rosinha_dos_limoes disse...

Ninguém entra na universidade com chucha ;o) (acho eu LOL)

Gina A. disse...

Eu não me lembro que idade tinha, talvez uns 2/3 anos, mas a minha chucha chegou a levar picante (que má foi a minha mãe! :p) e depois acabou por ir para o cão da vizinha! :p
Quanto ao Gonçalinho, acho que tive sorte, pois deixou a chucha por ele (numa altura em que teve sapinhos), ainda não tinha 2 anos...
Beijos

morgy disse...

lindo :) as nossas mães devem ter andado na mesma escola! A minha até me levou à farmácia piscou o olho lá à senhora que claro informou logo que não tinha chuchas para meninas do meu tamanho!

Jolie disse...

Sophie, não, a Joana nunca usou chucha. Ela nunca gostou.

Só quando era mesmo muito pequenina é que ela a segurava e mesmo assim estava sempre a cuspi-la!

guga2004 disse...

Também estou a começar a fase do desmame e agora já só usa para dormir.

bjs Sandra

Catarina Agostinho disse...

TAMBÉM QUERIA TIRAR AO JOÃO BREVEMENTE, PK ELE ANDA NAQUELA FASE QUE QUER ANDAR SEMPRE COM ELA.
BEIJOKAS
CATARINA E JOÃO

a mamã Paula disse...

Pois aqui está um tema que eu já abordei no meu blog, pois tenho um resistente lá em casa, e já vai fazer 4 anos em Maio.

As crianças são muito espertas e sabem dar-nos a volta, e tu és um bom exemplo disso!

Eu continuo nas tentativas, e posso dizer que já experimentei muitas coisas e está um bocadito dificil.

O Henrique é do genero, de na escolinha quase obrigar os outros a não usar chucha, por isso estás a ver.

Bjs

Miúda disse...

Jura?! Eu nunca gostei, e a Maria sóusa para dormir ou quando apanha algum susto para se acalmar. Já dormio uns dias sem chucha, mas ainda é cedo. Mas não vejo nenhum drama até aos 3 anos. depois já acho que vale a pena fazer força para tirar.
(As tuas hist´rias são sempre fantásticas!)

Mãe Gabi disse...

eu usei chupeta até aos 6 anos!que vergonha! nao sei como vai ser com o meu filho!

kikas disse...

Graças a Deus a Joana deixou aos 18 meses por iniciativa dela :-)
Disse-me que não queria mais chucha e dava-lhe um beijinho e guardava-a debaido da almofada, primeiro pensei que fosse por um dia, mas não esta menina é mesmo de ideias fixas e até hoje nunca mais lhe tocou :-)

Anabela disse...

A Dani também largou as chupetas por iniciativa dela. Eu fui "guiando" a sua utilização: primeiro só para dormir, depois dizia-lhe muitas vezes que as chuchas estavam em muito mau estado, que cheiravam mal e ela acabou por deixá-las sem dramas.
Beijinhos

dia-a-dia disse...

:D Também fui eu que pus as minhas chuchas no lixo, também por vergonha das amigas, mas já tinha 5 anos!!!

;)

Fitinha Azul disse...

eheheheh
olha o kiko deixou a chupeta aos 2 anos e meio de um dia (noite, porque nesssa altura só a usava à noite para dormir)para o outro, a Benedita também só a usa para dormir...
Beijocas

Mamã artesã disse...

Há crianças que largambem a chucha e outras que nem por isso. A minha sobrinha tem 18 meses e, há pouco tempo, ao meter a chucha na boca, esta tinha um pêlo, disse que era caca e nunca mais quis a chucha.
O mais engraçado foi dizeres que a miúda que te levou a largar a chucha, ainda a usava. lol
Joquinhas
Sofia

Miragem disse...

Essa miúda devia ser a minha irmã: ela também só largou a chucha nas vésperas de ir para a primária!!!

Zuza disse...

eu dei a minha "ao cão" mas não sei que idade tinha...
(a minha mãe guardou-a até hoje...)

Luísa disse...

Eu devia ter uns 3 anos quando a minha mãe me convenceu que um gato que vivia nas traseiras do meu prédio me tinha levado a chucha. E eu resignei-me porque só gostava daquela e tinha medo de ir tirar a chucha do gato... :)
Com o Martim ainda estou longe da fase de convencer a largar a chucha, muito longe mesmo... Ele ainda está a tentar a aprender a segurá-la na boca :)
Beijinhos

Gonio disse...

O Gabriel tambem anda com 2 ou 3 chuchas na mão + uma tetinha de biberon... agora com a chegada do mano, vamos ver como reage...