terça-feira, fevereiro 14, 2006

Se eu já não tinha dúvidas...

agora é que tenho a certeza absoluta. Desde que optámos por substituir o leite de vaca por leite de soja, as reacções alérgicas da Joana, foram bastante minimizadas. Na consulta dos dois anos, por sugestão do pediatra retirámos também os iogurtes normais e passámos a usar apenas os de soja. As diferenças foram notórias. Não foi preciso nenhum tratamento profiláctico no Inverno, para minimizar os efeitos da rinite alérgica, e não teve praticamente nenhuma crise, apenas uma muito ligeira no início do Outono. A pele melhorou drasticamente. Agora tem sido difícil recusar-lhe os Actimel, os Yoco e os Danoninhos, e ainda no sábado a deixei beber do meu leite. Resultado, ontem encontrei-lhe três mini eczemas no corpo. Se ainda tinha alguma dúvida que o leite de vaca lhe potenciava estas reacções, agora deixei de a ter definitivamente. A partir de agora vamos voltar aos iogurtes de soja... mas as variedades são tão poucas que às vezes até dá pena forçá-la a comer sempre o mesmo...

30 comentários:

Miragem disse...

E viva a soja!!

Xana disse...

Com a I. tb fizemos uma experiência parecida, por causa de umas manchinhas na cara, tipo borbulhas. Melhorou bastante. Agora estamos na fase de voltar ao leite da vaca, para ver se realmente é disso.

O problema dos produtos de soja é mesmo o preço...

1gota disse...

Eu sinto-me ignorante!
Nem sabia que havia leite de soja!
Isso vende-se nos hipermercados? O sabor é mto diferente?

Jolie disse...

Pois é Xana, agora imagina, que a Joana há quase um ano só bebe leite de soja, dos pacotes pequenos...e bebe no mínimo dois por dia!

Mas há coisas que realmente justificam todos os cêntimos gastos... e sinceramente prefiro gastar no hiper do que na farmácia!

:)

1gota, olha que eu que era das anti-leite de soja até há uma ano atrás, estou muito surpreendida. Não se vende em todo o lado, geralmente compro nas grandes superfícies, e o gosto é muito idêntico! Eu que vomito imediatamente se beber leite de vaca UHT, consigo beber na boa (e não desgostar) leite de soja!

É uma questão de experimentares!

Anónimo disse...

e pelo que tenho lido é bem mais saudável...e realmente pensas bem, mais vale no supermercado do que na farmácia!
bj
e já sabes, agora passas a beber só de soja, quando a Joaninha quiser beber do teu leite, não vai haver problema.

Fitinha Azul disse...

é isso mesmo, o leite de vaca para potenciar alergias é demais! Já te disse que há leites em pó que vão dar até aos 3 anos para atrasar o leite de vaca. O Kiko adora soja, até sumos bebe.

Unknown disse...

Nas lojas Celeiro á uma série de variedade de produtos de soja incluíndo iogurtes e sobremesas :)

Jolie disse...

ana, vai ser difícil largar o meu leitinho Vigor :p só se tiver de o fazer pela questão da amamentação, caso contrários... acho difícil! O que costumo fazer é enganá-la, fingir que ponho leito do meu, e uso leite do dela! No sábado é que não o fiz...

mamã kida, eu também conheço e essa era a hipótese no caso de a Joana ter alguma intolerância à soja. Como não tem, e como ela nunca bebeu leite em pó, prefiro usar o leite de soja. :) Foi directamente da maminha à soja sem passar pela casa da partida :p

winkie-pinkie, não me expliquei bem, variedades destes produtos até há, mas por exemplo a Joana não consegue comer iogurtes com pedaços, isso à partida reduz logo número e depois há sabores que ela não gosta.

No que diz respeito às sobremesas, eu evito dar-lhe por causa dos açúcares.

Para os adultos a oferta cada vez é maior, mas para os pequeninos, ainda é reduzida!

Anónimo disse...

É uma situação sempre chata, mas tem de ser.....e mais vale gastares no supermercado do que mesmo em farmácia.
Pena é que há realmente pouca variedade, principlamente se ela nao gostar de algumas coisas.

Bjokas

Paula disse...

Olha Sandra a minha menina também já passou para o leite de vaca e felizmente não houve nenhuma reacção em relação à alergia, a pele dela até agora não voltou a ter eczemas (que se mantenha assim). Quanto à Joaninha já sabes tem mesmo que ser leite soja, mas é como dizes a oferta dos outros iogurtes é muito superior e ela deve-se aborrecer de comer sempre o mesmo.

Beijinhos

rosinha_dos_limoes disse...

Costinhas, diz-me lá que marca de leite de soja tu bebes porque eu não gosto lá muito das que já provei ... e nem a Bia.
Mas a Marta que não bebe leite (bebe um pouco mas depois recusa) há dias lá consegui que bebesse do de soja (Alpro natural) ... pelo menos não fez as caretas da irmã LOL
Eu provei sexta passada um pacotinho do Alpro chocolate e não notei diferença no sabor do Nesquik :o) para a Bia podia dar desse (uma vez que ela bebe leite com chocolate) mas para a Marta, não lhe queria dar chocolate no leite para já (ela havia de gostar LOL)

Jolie disse...

Nadia, concordo em parte. Depende muito do grau de alergia e das manifestações da mesma. Por enquanto, se a substituição do leite de vaca por leite de soja, evitar o uso de anti-histaminicos, xaropes, e cremes (alguns com corticóides) só temos a ganhar! Na minha opinião, quanto menos medicação se tomar melhor! E no nosso caso particular foi isso mesmo que aconteceu!

Rosinha, eu uso os leites da Alpro nas versões natural, baunilha, morango e banana (ou seja não compro os de frutos de bosque e chocolate). Os iogurtes também compro da Alpro porque têm uns próprios para criança (de morango e banana, se não estou em erro).

No caso dos leites com sabores não consegues notar mesmo diferença quase nenhuma, o natural se tiver fresquinho também se bebe muito bem... aquecidos é que não gosto muito.

A Joana bebe sempre ou fresco ou natural.

Anónimo disse...

Olá Costinhas,
Desde há algum tempo que leio os teus pots e o de hoje interessou-me particularmente, o médico do meu filho também aconselhou à substituição do leite de vaca pelo leite de soja, o que tem sido uma aventura, porque ele não gosta, nem mesmo quando em tento disfarçar o sabor com papa ou cevada. Quando ao iogurte adaptou-se muito bem aos da alpro. Com a Joaninha foi fácil a transicção? Alguma técnica em especial?
E por fim, muitos parabéns pelo fantástico blogue.
Beijinhos, Filomena.

Naty disse...

o meu filho tb bebeu leite de soja ate ter 20 meses! nunca mais teve eczema e a adaptação ao leite de vaca correu bem e nao voltou a aparecer eczema!

qt a despesa td o que compres de leites e yogurtes de soja podes por no irs, so tens q pedir ao medico uma declaração a dizer q ela e intolerante a proteina de vaca para juntar as facturas

jinhos

Jolie disse...

Filomena, no meu caso a Joana aceitou melhor o leite de soja que o de vaca por isso não tenho truques :p

Vai experimentando dar o leite a várias temperaturas, porque isso influi no sabor! A Joana até há uns tempos atrás tinha de beber leite frio (mesmo de Inverno) caso contrário não o bebia!

Nstália, obrigada pela dica!!! Não sabia disso e olha que ia dar um jeitão! Vou começar a juntar as facturas!

Naty disse...

qd aos yogurtes da alpro q tem pedaços eu passava-os com a varinha.

Margarida Atheling disse...

Com a filha de uma amiga minha passa-se o mesmo.
Não percebo. No "nosso tempo" estas coisas não aconteciam, pois não?

Beijinhos

Jolie disse...

Margarida, se calhar até se passavam mas era em menor número e não se dava tanta importância talvez... agora é que há nomes para tudo... mesmo o que não existe!

:)

Mas tens razão, é impressionante o número cada vez maior de crianças alérgicas a qualquer coisa!

Carla O. disse...

O Pedro tem eczema atópico e nunca me tinha lembrado do leite... vou procurar e ver se eles gostam :)
Beijinhos

Terry_Henry disse...

Boa Tarde! Já à algum tempo que vou seguindo o seu blog e dou-lhe os parabéns!
Está muito bem conseguido, com momentos de humor, informações uteis e acima de tudo, Muito Amor pelos filhotes!
Descobri o blog por acaso ao entar descobrir onde ir buscar a música do "imitador" do José Mourinho e fiquei agradavelmente surpreendido.
Também tenho 2 filhos e embora não viva com eles tento lhes dar muito amor e carinho.
Mais uma vez Parabéns e vou continuar a acompanhar...

Charilas disse...

Parece que cada vez existem mais crianças com alergia ao leite de vaca...

Quanto aos iogurtes, podes sempre ir acrescentando fruta, cereais, bolacha....

Beijinhos,

Sandra

Rita disse...

Pois... a Bia vai começar a beber esse leite qd tiver um ano. De qq forma sai mais barato que o dela (450g +/- 17€)
Beijinhos

barbarayu disse...

Nós cá por casa também vamos experimentar com o Vasco pois tem tendencia afazer renite alérgica(sai aos paiznhos...). Ainda por cima ele adora o leite de soja (diz ele que tem muita esponja... vulgo espuma :)
Por causa da reacção alergica do André à lactose (que ingeria através do meu leite)cortei com os lacticinios de vaca e digo-te que me sinto muito melhor.

Agora não garanto que ele goste é dos iogurtes de soja... eu não gosto :p

Beijocas!

Jolie disse...

terry, obrigada :)

AnaGarrett disse...

Quem diria, hem?
Não conheco as virtudes da soja. Cá em casa ainda não a descobrimos.

rosinha_dos_limoes disse...

margarida, acho é que as vacas, o leite delas e outras coisas mais já não são o que eram :op
Junta poluição e outros factores externos a potenciarem a nossa sensibilidade e dá nisto de haver cada vez mais casos de alergias e afins.
Lá em casa até ver ninguém tem alergias (bom a Bia não pode ser picada por melgas que fica com babas com liquido :op), mas se bebermos também leite de soja só nos faz bem uma dieta variada. E como a Marta leite de vaca nem vê-lo ...

Miúda disse...

Feliz dia de S. Valentim.
Quanto ao Soja, pobre Joaninha. Adoro leite de vaca e ODEIO esse OUTRO!
Jocas

Rosa disse...

Vale o bem que faz pelo mal que sabe... :)

Gina A. disse...

Ainda bem que a soja pode ser um bom substituto!

As melhoras da Joana!

Beijos

silvia disse...

Não sabia que fazia mal o leite de vaca, eu também tenho rINITE ALÉRGICA E ANDO SEMPRE COM MANHCAS NO ROSTO E TIPO EQUEZEMA FICA A PELE MUITO SECA