quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Gravidez e sangue Rh-

Apercebi-me que nem toda a gente está a par do que significa estar grávida e ter sangue Rh-. Li algures que apenas 15% da população possui sangue Rh-, por isso a maioria das grávidas não tem este "problema" e como tal não é muito falado. A Licas fez um texto óptimo com os termos todos certinhos que podem, e devem, ler aqui, eu deixo-vos aqui a minha experiência e pelas minhas palavras o que ter sangue Rh- significa para uma grávida. O meu tipo de sangue é A Rh-, o do António é A Rh+ (para saberem mais sobre tipos de sangue vejam aqui), isso quer dizer que podemos ter filhos com sangue A Rh-, A Rh+ ou O Rh+, O Rh- dependendo das combinações dos nossos genótipos (para saberem mais sobre combinações sanguíneas vejam aqui). Durante uma primeira gravidez, o perigo de complicações é menor no caso de a mãe nunca ter tido um aborto ou levado uma transfusão sanguínea (situações mais comuns para haver exposição a sangue com outro factor Rhesus). Mas uma mulher pode ter tido um aborto e nunca chegar a saber que esteve grávida, por isso, a vigilância deve ser mantida logo na primeira gravidez. A vigilância é feita através de uma simples análise ao sangue, Prova de Coombs Indirecta. Esta análise detecta a existência ou não de anticorpos no sangue da mãe que reajam ao feto como sendo um intruso ao corpo da mãe. Isto acontece no caso do sangue do feto ser factor Rh+, ou seja, contrário ao da mãe (para saberem com as letrinhas todas o que isto significa leiam o texto da Licas). Se o resultado da análise for negativo então tudo está a decorrer na normalidade, e entre as 28 e as 32 semanas de gestação, é aconselhável levar uma injecção de Gamaglobulina Anti-D que vai impedir a formação destes anticorpos. Após o parto é testado o tipo do sangue do bebé, e no caso de ser Rh+ (a Joana nasceu com A Rh+) a mãe leva uma nova injecção, esta sim essencial para que as gravidezes subsequentes decorram em normalidade. Nas gravidezes seguintes, a vigilância é basicamente a mesma. Para o meu obstetra não tenho uma gravidez de risco, mas pelos vistos nos hospitais públicos, uma mãe com sangue Rh- é seguida nas consultas da especialidade de Alto Risco. Na minha opinião, havendo a vigilância correcta não existem motivos para alarme! Pelo o que o meu obstetra também me explicou durante a gravidez da Joana, os bebés nascidos de mães com Rh-, têm mais probabilidade de desenvolver ligeiras icterícias à nascença, o que também não tem de ser preocupante. A Joana não teve nada e felizmente para ela, quando for a altura dela ser mamã tem menos uma coisa com que se preocupar porque é Rh+. Espero que este texto tenha sido esclarecedor e por favor se acharem que é necessária alguma rectificação ao que foi escrito, digam, para poder torná-lo o mais correcto possível.

16 comentários:

Licas disse...

Acho que está perfeito.
1 bjx, licas

Anónimo disse...

De facto chamar gravidez de risco só por isso...também não me parece caso para tanto. Ambos os meus filhos são rh+, e eu rh-. Nenhum teve problemas, nem deram problemas na gravidez. Não tiveram icterícia. Eu sim, quando nasci (a minha mãe é rh+). Só vou acrescentar que o facto de se nascer rh- ou rh+ é hereditário mas sem dominância. Significa que no caso de um pai e uma mãe com factores difs. (um rh+ outro rh-) a criança tanto pode ser uma coisa ou outra, no caso de terem factores iguais, a criança nascerá com esse factor (rh+ ou rh-).
Bjs

ni disse...

mãe rh- com pai rh+ aqui deste lado tb...
;o)

beijos e abraços solidários

Anónimo disse...

A minha mãe tb é Rh- e o meu pai Rh+, eu e os meus irmãos somos Rh+ e deu um jeitão na minha gravidez.

Anónimo disse...

Bjssss

fee disse...

Quando engravidar venho aqui antes de ir ao médico;)!
beijinhos

Mãe Gabi disse...

como ja te disse sou a rh- o pai r hh + e ol filho a rh+..vou ler todos estes textos com muita atenção!eu aqui nao fui acompanhada dessa forma..sera falta de informação aqui para estes lados!?

1gota disse...

Estes textos informativos são óptimos!
A primeira coisa que fiz foi ir ver ao cartão das análises que tipo de sangue sou! A RH+. Dessa já me safei!

amiguita disse...

Afinal somos bué as negativas!
Daquilo que sei não é só ser positivo ou negativo que conta, ao que parece as pessoas com B-, são susceptiveis de maiores problemas.

Mar disse...

Também tenho Rh- (e os meus pais são os dois rh+, o médico da minha mãe dizia que eu era filha do padeiro... lol). Não tive nenhum problema e o piolho é O Rh+. Não teve icterícia, nem nada. Em algumas maternidades (é o caso da minha) não se faz essa injecção durante a gravidez, só após o parto, a não ser que se pense haver algum problema. Bjos!

Fitinha Azul disse...

Obrigada pela informação;) não passei por isso porque sou O+;)
Beijocas

SusanaTete disse...

Nós por cá também. O pai é ORH+ e eu sou ORH-. Com a Inês não foi preciso fazer nada porque ela tem o meu tipo de sangue. Mas quando o Gonçalo nasceu levei logo no dia a tal injecção porque ele é ORH+.
Durante as gravidezes fui fazendo os testes Coombs Indirecto mas a minha médica nunca me mandou tomar uma injecção antes do bebé nascer.

margarida disse...

Mais uma mãe Rh- e um pai Rh+. Também fiz a gamaglobulina na gravidez e após os dois partos (ambos os filhos Rh+) e após um aborto entre estes dois partos.
Não me tinha apercebido que em alguns hospitais as grávidas nessa situação seriam seguidas nas consultas de alto risco, julgo não haver razões para tal.

bjinhos

39 disse...

Sim, mas em principio todas nós mulheres já lemos sobre isto quando planeámos engravidar. Mas nunca é demais abordar estas questões para alguma menina mais distraída! ;)
Beijinhos, muitos, muitos

Clara disse...

Essa foi das minhas 1.as preocupações e verfica-se. Nunca tinha era encontrado / procurado algo sobre o assunto, obrigada pela partilha.

beijocas

Inês disse...

Eu estou a pensar engravidar este ano e para além de ser rh- sou B rh-, o meu médico está a par e só me falou mesmo na injecção... não estou muito preocupada com isto, espero não ser caso disso ou é??
Esclareçam-me lá s.f.f.

Beijocas