quinta-feira, fevereiro 09, 2006

4h30...

para uma injecção. Não está mal não senhora! Ao menos acabei uma quantidade de jogos do Sudoku! Nota de rodapé: Por ser RH-, na MAC consideram que tenho uma Gravidez de Alto Risco, enquanto estive à espera, o número de barrigas gigantescas era absolutamente anormal! Quase todas as mulheres tinham gravidezes múltiplas, e ao pé delas, eu tenho uma linda barriguinha :)) É nestas alturas que me apercebo da sorte que tenho em nem precisar de sair do meu edifício de trabalho para ser seguida pelo meu obstetra, e só me levantar da secretária uns minutos antes da consulta. A própria empresa beneficia disto, pois em vez de perder em média 4h30 numa consulta de rotina, perde apenas uns 20/30 minutos!

25 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é uma coisa extraordinária. Eu lá tinha que perder as 4h de espera, sempre ao fim da tarde para o S. me puder acompanhar. Os dias de obstetra eram muito cansativos, mas compensadores, pois claro!

beijinhos

~Su~ disse...

4h3om????????? Isto é mesmo vergonhoso... Já viste, esperar esse tempo já é normalmente desesperante... mas com uma barrigona então... foge!!

Beijocas,
Su

Fitinha Azul disse...

Haja paciência e que sorte tens tu de ter o obstreta tão pertinho...quanto ao sangue, não são compatíveis é isso?
Beijocas

Mamã artesã disse...

Quer então dizer que estou na mesma situação que tu pis também sou RH-.
Bjos
Sofia

Anónimo disse...

Eu tb sou rh- e não levei a injecção. Acho que foi por o Coombs dar sp negativo. Essa porcaria parece que só é dada na MAC, porque é que não dão nos C. Saúde?

Jolie disse...

Nadia, só levas a injecção se a prova de Coombs for negativa! Caso contrário não a podes levar!

Esta injecção é essencial para prevenir certas complicações que possam surgir durante a gravidez ou parto, e tem de ser repetida após o parto quando o bebé tem sangue RH+ e a mãe quer engravidar novamente.

Anónimo disse...

Eu sei, ambos os meus filhos são positivos e após os partos de ambos fiz a injecção (n sei se é a mesma). Durante a gravidez do Duarte estive para levar isso, mas como os testes estavam negativos (fui testada todos os meses) não levei. Se o teste der negativo significa que o nosso sangue está a reagir ao deles (acho que é isso), atacando-o.

Anónimo disse...

Ups...queria dizer: se o teste der positivo, quer dizer...
Penso que seja assim e não ao contrário.
Há médico que mandam dar na gravidez por prevenção, outros não.

Jolie disse...

hehehe

Nadia, ainda corrigiste antes de mim :p

A injecção que se toma após o parto é a mesma que esta. E tens razão quando dizes que se apanha esta na gravidez por prevenção, é para garantir que a mãe não desenvolve anticorpos contra o feto no caso de ocorrer mistura entre o sangue do bebé e da mãe (o que não é assim tão usual, acho eu). Pelo menos foi assim que me explicaram.

Charilas disse...

Parece que podiamos formar um clube: RH- Girls, que tal?

Eu também sou rh-, o pai rh- e os dois filhotes rh+, e durante a gravidez as provas coombs foram sempre negativas, pelo que, a médica achou desnecessária essa injecção (cada cabeça, sua sentença...), só não me livrei dela a seguir aos partos.

Beijinhos,

Sandra

Licas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Licas disse...

Durante a primeira gravidez diz-se que a mulher Rh- ficou sensibilizada pelo filho Rh+, através do contacto entre o sangue da mãe e do feto (momentos antes do parto e durante o parto alguns glóbulos vermelhos do filho passam para a corrente sanguínea do mãe), o que desencadeia no organismo materno a produção de anticorpos Anti-Rh. Nesta primeira gravidez geralmente não há problema. O problema normalmente coloca-se numa segunda gravidez, em que o filho é novamente Rh+, as hemácias do filho, ao passarem para a corrente sanguínea da mãe, provocam uma elevada produção dos tais anticorpos Anti-Rh, os quais vão provocar a destruição dos glóbulos vermelhos da criança durante a fase final da gravidez. Esta situação foi responsável pela morte de vários bebés. Hoje em dia, normalmente nas 48 a 72 horas após o parto a mãe recebe uma injecção de soro de anti-Rh, que neutraliza os glóbulos vermelhos fetais que ela possa ter, evitando desta forma a sensibilização.
Desculpa o testamento.
bjx, licas

Licas disse...

foi esta prevenção que foste fazer.

Jolie disse...

Licas, obrigada por pores com as palavras certas a explicação. Saber disso eu sabia, agora usar os termos todos certinhos é que não :p

Este tema merce um post... só para esclarecer um pouco quem nunca disto ouviu falar!

rosinha_dos_limoes disse...

hummm sim, um post sobre isso :o) Tenho uma amiga grávida e que é RH- e está algo apreensiva quanto a isso, de certeza que ela vai adorar as vossas explicações ... vou mandá-la vir aqui hihihi

rosinha_dos_limoes disse...

Ah já me esquecia ... que miséria de assistencia médica publica que nós temos :o(((

Tita Dom disse...

O que eu estou sempre a aprender... tb tenho RH- agora lembrei que me deram uma injecção logo após o nascimento da minha filhota. Mas esse pormenor passou-me ao lado até hoje que li o comentario da licas. Agora tou mt curiosa em relação aos cuidados numa 2ªgravidez....
Beijinhos

nuvem cor de rosa disse...

Eu perco uma manhã inteira...
1h00 pr me arranjar
0h30 de viagem
0h30 de espera (em média)
1h30 de consulta (em média)
0h30 de viagem
E lá se vai um manhã...

Anónimo disse...

Mas tb me foi dito que há sempre problema (mesmo na 1ª gravidez) porque podemos ter tido abortos espontaneos sem saber (e o sangue já ter esses anticorpos). É mentira? É só durante o parto? E qem faz cesariana? Não tem esse risco?

1gota disse...

Isso não é sorte! É MUITA sorte! :-)

Fitinha Azul disse...

obrigada pela explicação;))

Miragem disse...

Muita sorte!!!

Licas disse...

O problema coloca-se sempre que a mãe já tiver tido qualquer contacto com um sangue Rh+. Tipo, transfusões e afins, nessas circunstâncias pode existir risco logo na 1ª gravidez.
Vou tratar do post.
1 bjx, licas

Licas disse...

Sandra, depois vê o post e diz se percebeste alguma coisa.
Obrigada

Mocas disse...

Isso muito fixe!