sexta-feira, janeiro 27, 2006

Sustos, MAC e dia de consulta...

Há uns dias senti umas pontadas estranhas. A seguir senti o que me pareciam ser contracções. Como não sou de entrar em pânico esperei por ver se se repetia ou se tinha sido apenas um caso isolado. A memória prega partidas, especialmente no que não se gosta de lembrar como aquelas dores que nos fazem parar e respirar fundo. A seguir devo ter tido uma baixa de açúcar (a glicémia continua muito abaixo do mínimo) e senti-me a desmaiar. Adivinhem, era sexta-feira e o papá não estava. Apenas eu e a Joana. Como sentia que ia cair a qualquer momento, chamei a Joana para ver um dvd do Noddy e sentei-me no sofá com ela enquanto media a tensão. 12/3. Não me mexi e telefonei ao pai a avisá-lo que podia desmaiar a qualquer instante. Ele pede-me 15 minutos! :p Não desmaiei, mas voltou a acontecer-me mais duas vezes. No dia seguinte reforcei as doses de açúcar... remédio santo! Quanto às pontadas, de vez em quando lá vinham elas, e na terça, depois das análises e a caminho do trabalho, voltaram as contracções. Não conseguia andar, a barriga dura e aquela impressão que cada vez se tornava mais conhecida. Falei com o obstetra que me aconselhou alguns cuidados e indicações sobre o que devia fazer se continuassem as contracções. Tínhamos consulta hoje e as análises que tinha feito estariam prontas na quarta por isso, era uma questão de esperar e se não se agravasse nenhum sintoma não era razão para alarme. Na quarta pela hora do almoço o cenário repetiu-se. Telefonei ao laboratório a saber se os resultados estavam prontos. O da urina e algumas análises ao sangue sim, mas faltava ainda uma. Pedi para me enviarem os resultados parciais por fax, mostrei-os à enfermeira do meu trabalho, que me confirmou a suspeita de infecção urinária. Como não consegui entrar em contacto com o meu obstetra decidi passar pela MAC, depois do trabalho, a ver o que me diziam. Quando cheguei, pensei que me tivesse enganado. Não sabia que as obras já tinham acabado. As urgências apresentavam-se como um local aprazível, iluminado e com as condições mínimas que se merecem. Agora podemos esperar acompanhados, o que torna a espera menos penosa, e embora tivesse ido sozinha, o sossego que se sentia na altura ajudou muito. Pouco depois fui chamada para a triagem, e fui para o CTG. Felizmente contracções nem vê-las mas o coração deste bebé bateu forte o tempo todo, o que espantou as enfermeiras, pois diziam que com 27 semanas era normal que o deixássemos de ouvir frequentemente. O Miguel mostrou bem o seu incómodo pelo aperto a que foi sujeito e os pontapés eram certeiramente dirigidos à cinta elástica que segurava os sensores. Novamente, a calma e o conforto de uma sala nova, com cadeirões rebatíveis e muita atenção do pessoal. Depois de vista pela médica, uma nova análise de urina apenas para juntar ao processo e confirmar o resultado das que eu levava. Quando chegaram os resultados, foi outra médica que me atendeu e esta, decidiu fazer o toque para ver se teria dilatação. Tudo nos trinques, um antibiótico, cuidados básicos e alertas sobre o que me traria de volta às urgências no caso de aparecerem. Conclusão, uma MAC diferente foi o que encontrei. Humanizada, agradável e sem ficar atrás de nenhuma urgência privada, antes pelo contrário. Nessa madrugada, novas contracções acordaram-me. Estas eram mesmo contracções e as memórias do que julgava esquecido depressa voltaram. O Miguel acusava os apertos, eu só pensava no que fazia à Joana se tivesse de ir para a maternidade àquela hora, que 27 semanas era ainda muito pouco, que as coisas dele ainda não estavam lavadas, e nada tinha para um prematuro. Nunca acreditei verdadeiramente que ele pudesse nascer, mas enquanto aquelas dores não desapareceram totalmente, era apenas nisto que conseguia pensar. De manhã estava como nova e tranquilizei qualquer medo. Até hoje apenas as pontadas mais incómodas se mantiveram, o que é normal numa infecção urinária. Da consulta de hoje não podia vir mais tranquila. Os conselhos mantém-se, o aumento de peso foi aceitável, o útero continua acima da média e o rapaz tem espaço até dizer chega! Saí de lá com a indicação para fazer novas análises à urina, e a eco às 32 semanas. Nem consigo acreditar que a última eco está quase aí. Assim, este fim-de-semana a Joana vai passá-lo com os avós para tentar descansar o mais que puder. A única coisa que peço neste momento é que este menino espere. O antibiótico já deve começar a fazer efeito e as contracções não se vão repetir. Não é preciso ter pressa. E a mãe não está preparada para ter de ficar em casa antecipadamente. Estes pequenos sustos são só para manter a mãe em sentido e não voltar a dizer que esta segunda gravidez não dá tantas "preocupações" :p Enfim... serviram para por a mãe a pensar nas listas e por a jeito o que pode ser preciso de um momento para o outro... daqui a pelo menos (no mínimo) 10 semanas de preferência! 10 semanas... aaaiii

24 comentários:

Páginas escondidas disse...

Ainda bem q as coisas normalizaram...
Mas há que ficar atenta mamã;)
Descansa e tem um optimo fim de semana

Mãe Babada disse...

Ainda bem que tudo correu bem...vais ver que esse susto depressa será esquecido. Olha e se precisares de alguma coisa mesmo que seja a mio da noite faz op favor de ligar que eu desenrasco-te. Pode ser?

Bjocas Gdes

Paula disse...

Vai ver que foi só um susto, mas mesmo assim tens que estar atenta e aproveita o fim de semana para descansares bastaaaaaannnnntttttee.
Beijinhos

nelsonmateus disse...

jisuuuuuuuus! colocaste 2 livros em vez d colocar 2 posts!? :S

Jolie disse...

sophie, as sextas são noites são de bola e paródia até às tantas!!!

nelson... sabes que eu conhecida pelos textos assim a modos que... compridos, não sabes?!

:p

Karla disse...

Espero que o Miguel se aguente, pelo menos, as tais 10 semanas e que a infecção passe depressa, depressa. Bom fds!

Beijinhos :)

Célia disse...

Bem essa glicemia tem de ser aumentada!! Depois prega-te sustos...
Olha avisa aí o menino que ainda falta muito tempo e que está muito frio!!
É melhor esperar pela primavera!
Beijos e as melhoras

Mamuska disse...

Que susto rapariga! Vamos lá ver se esse rapaz se comporta até ao final da gravidez e se espera mais umas quantas semanitas porque ainda não está na hora de ele conhecer este mundo.
Quanto a ti...espero que tenha servido para descansares mais e não pensares que ainda estás boa para as curvas (no bom sentido, claro).
Se precisares de alguma coisa, já sabes :)
Beijosss e as melhoras

ni disse...

tu descansa mulher, sff...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, e as fraldas!!! encontro fraldífero!!!

;o)

beijos e abraços

X disse...

Bem!!!!!!

Um beijinho e... descansa! ;)

Anónimo disse...

Olá
Pois miga achamos que a segunda gravidez estamos mais preparadas, mas esquecemo-nos que fazemos coisas que não faziamos durante a primeira, não havia nenhuma piolhita a precisar de miminhos e colinho, né?
Probabilidades de nascer prematuramente existem, aconteceu-me o que relataste, parecia que estava a "ver" o que me tinha acontecido.
Também eu tive uma infecção urinária que me apanhou o rim, e eu tive uma cólica renal, e... dói mesmo, mas o antibiótico ajudou imenso.
Contracções há pois sim tive durante os 3 últimos meses, e o último mês repouso mesmo mesmo a sério, deitadinha, não pegar em nada, nada de sexo. E lá consegui que ele nascesse às 37 semanas, quando as contracções já eram de 30 em 30 minutos e com muita pressão na vagina, fui para a CUF só para saber se era ou não, e foi.
Lembro-me de ter os teus pensamentos,com a roupa, com as coisas preparadas para o caso de ele nascer antes, enfim.
Fico contente que agora já estejas melhores, não abuses, não é só o fim de semana que te vai dar descanso, são pequenas coisas do dia a dia, como por exemplo preparar as refeições sentada, e coisas deste género.
Tudo conta para mantermos o Miguelito aí dentro o mais tempo possível para que ele venha bem preparado para este mundo.
:) muitos beijinhos e as melhoras, cuida-me desses menino!!

Anna^ disse...

Para susto já chega ó Miguel!!!Faxavôr de estar aí sossegadinho pq cá fora está muitooooo frio. :)
E tu Mãe,vê lá se aproveitas para descansar...porta-te bem!!!

bjokas grandes e bom fds...sem sustos ":o)

nuvem cor de rosa disse...

Sim, querida, põe tudo direitinho!
Eu tbm nao tinha e agora ando a pedir à família k me faça o k falta.
Bjnhos grandes

Mikas disse...

Já falta pouco!
Coragem =P

Beijinho

Fusca disse...

Ena que susto! É do que mais tenho medo também nesta gravidez, muita antecipação por parte dos embutidos!!
Descansa, descansa mesmo muito, para ver se o sr. miguel se aguenta no quentinho mais umas semanas!
Beijinhos,

Ana disse...

Ai Sandra que susto, imagino...tu sozinha com a Joana a sentires-te mal :(
Agora toca a descansar e a tomar o antibiótico a horas certas.
Aguenta-te aí Miguel!
Beijocas

Anónimo disse...

Muito descanso!

Na minha 2ª gravidez aconteceu-me semelhante mas eram contracções, mas após magnésio e uns dias de repouso fiquei bem.

Catarina

Fitinha Azul disse...

Na gravidez da Benedita comecei a sentir a barriga dura às 30 semanas e que acalmava quando descansava. Ela não parava quieta mexia imenso e nessa altura comecei a descansar mais.
Felizmente nunca tive nenhuma infecção urinária na gravidez mas sei quem as teve várias vezes durante uma gravidez por isso vai passar depressa e tudo vai correr muito bem!
Beijocas grandes e descansa!

Diana Bento disse...

Só hoje li o teu post. O menino Miguel que se deixe estar aí que ainda é muito cedo e tu vê se descansas um pouco :)

Beijocas grandes.

scaf disse...

ai, ai..cuidado! :O

Anónimo disse...

Vamos lá ver se esta mãe abranda que o Miguel ainda precisa de quentinho mais uns tempos! Beijinhos

Mocas disse...

Então Rapariga??!! Toca a descansar! Por esta altura essa infecção já deve estar desaparecida...Beijinho.

Nita disse...

espero que estejas melhor eu tive uma infecção urinária e vaginal...dores e dores tive que tomar antibiotico e o magnesio card e repouso...passou aguentou até ás 38 semanas e 6 dias...vais conseguir...acredito que repousar quando já se tem uma filha é mais dificil...bjinhs grandes
Nita

Goddess of Nurturing & Wellness disse...

Ah pois é... Juízinho, júizinho Sra. Dona Sandra!!!! Toca a descansar sff. Miguelito nada de dar sustos à mãe... deixe-se aí estar "sugadito" que cá fora está muito frio ;). Beijinhos