terça-feira, janeiro 17, 2006

Comer sozinha...

A Joana tem uma enorme vontade de ser independente. Tem a quem sair e demonstra-o desde cedo. Sei que não a posso contrariar à força porque senão não faço nada dela. Aqui não tem nada a ver com teimosia, mas sim com o facto de querer ser autónoma em certas coisas. Há muito tempo, que as refeições são dadas a duas mãos. Uma colher para mim, outra para ela. Há uns meses atrás, a colher dela foi substituida pelo garfo (e mais tarde juntou-se a faca, que ainda é pouco utilizada) e a minha colaboração passou a ser quase inexistente. Neste momento come sozinha, e só entro em acção quando ela se começa a distrair. Seja sopa, arroz, massa, carne, peixe ou fruta, as nódoas no babete são cada vez menos frequentes e a cadeira (aliás os dois metros quadrados) ao seu redor já não ficam cheios de comida. Agora é aproveitar e gozar as refeições a três, sem eu ter de ser a primeira (ou a última) a comer, para a despachar a ela!

11 comentários:

guga2004 disse...

O meu também tem a mania que sabe comer sozinho, mas infelizmente ainda suja os 2m2 em redor e a babete fica num estado lastimável, já para não falar no cabelo, mas lá chegará.

bjs Sandra

AnaBond disse...

eh pah, desculpa, mas tenho de dizer isto...

é que finalmente encontrei uma coisa que o meu filho foi mais... rápido (será a palavra certa?) que a tua...

é que o meu já come sozinho à mais de seis meses... volta e meia ajudo-o pois está muito quente, ou não me apetece limpar o que está à volta... mas regra geral, ai de mim se me ponho a ajudá-lo... é que não quer comer assim.

iogurte com cereais de manhã... é ele que come sozinho senão...

e agora estou contente... :P

carla disse...

Olha a Inês não autoriza ninguém a dar-lhe comida, come sozinha, eu chego-me a irritar pq demora montes de tempo e parece-me sempre que não come o suficiente....iogurtes, nestum e sólidos nem faz muito estrago, a sopa é que nem se fala!!!

Beijocas

Anónimo disse...

Isso é normalissimo, faz parte do crescimento deles eles quererem ser independentes, o contrário é que seria de estranhar. Só prova que ela está a crescer e a evoluir todos os dias.

LP disse...

Aproveita que é por pouco tempo... daqui a uns mesinhos tens aí outro para dar a papinha (e aposto que a Joana também vai voltar a querer a ajuda da mamã).

Beijinhos

Raquel disse...

E q saudadinhas que eu tenho de comer "sossegada"...
Mas olha q daqui a uns meses acaba-se-te a mordomia Lololol...
Aproveita bem!
Beijocas

sonia disse...

:)))
Está a crescer, mas é normal que depois do mano nascer, ela tenda a "regredir" para se parecer mais com o mano e receber a mesma atenção que ele, por isso, APROVEITA!!!

Ehehehehe
jinhos!

Fitinha Azul disse...

o meu para se distrair a comer...ufff, acaba por comer tudo frio!

SusanaTete disse...

Pois, pois, cá por casa também tenho dois independentes desde cedo.
O problema era mesmo os efeitos secundários à volta...

Bekas C. disse...

Boa, Joana! É isso mesmo.
A Sofia também come de faca e garfo e também não suja muito. A irmã mais velha suja muito mais!!!
Apesar de ser uma coisa normalissima (comer sozinha e de faca e garfo)há muita gente que fica admirada com o facto e me pergunta se não era melhor uma colherzinha para a menina...
;)

Clara disse...

Muito bem Joaninha!!! Yeahhh!!!