quarta-feira, dezembro 28, 2005

O Natal, o Circo e reacções... a minha versão

A minha filha tomou conta do cantinho e já contou a versão dela, mas é óbvio que tinha vir aqui dizer de minha justiça! Voltando um pouco atrás no tempo, para enquadrar melhor a coisa, a Joana anda a vibrar com a história do Natal desde o início de Novembro (acho eu...). As perguntas sucediam-se e o dvd do Noddy Natal não teve parança (o facto de ter ficado uma semana sem sair de casa, também não ajudou!). Os anúncios de brinquedos para os mais novos (sim, porque há com cada anúncio de brinquedos para os mais velhos... de salivar :p) eram avidamente absorvidos e sempre que gostava do que via lá dava o toque: A Joana gosta disto! Compra isto mamã! Quando não gostava: a Joana não gosta! Mas o Gonçalo gosta!, ou seja, quando não gostava, atribuia o prensente ao seu amiguinho! Depois foi a emoção de ver o Pai Natal ao vivo, o a séio! como ela diz. A emoção era tanta que nem conseguia falar! Disse-lhe tudo o que queria dizer, mas quando ele não estava ao pé dela, e depois de muita insistência do velhote, lá disse o que queria a um nível completamente não audível! Só se o Pai Natal soubesse ler os lábios é que se safava! Valeu a intervenção não divina, mas divinal ;), da mãe a servir de tradutora (ai a modéstia, a modéstia)! Depois foi a visualização de prendas em casa. Viu-me a embrulhar alguns presentes e eu expliquei-lhe que estava a ajudar o Pai Natal. Ela aceitou a explicação e também quis ajudar. Os poucos presentes que lhe deram para a mão como sendo para ela, não chegaram ao dia, pois não consegui evitar que ela abrisse, é pa mim, mamã! Foi A, B ou C que deu! Não foi o Pai Natal! E pronto, ficava sem argumentos. Afinal, só as prendas do Pai Natal é que se abrem no dia, não é?! Ajudou a fazer a árvore de Natal e assimilou que não é para andar a mexer. É claro, que a única bola que partiu foi da única vez que decidiu mexer na dita, logo a seguir a eu dizer a uma amiga que ela nunca lá mexia! Pelo intermeio da euforia natalícia, veio a emoção de ver o bebé da barriga da mãe na televisão! Mais uma vez, a ecografia teve como música de fundo a narração da Joana ao colo do pai: Óia os braços! Óia as mãos! Óia as pénas! É o bebé!!! Ficámos todos a saber que o bebé, na verdade, é o bebé Miguel! Ficámos a saber que ela não vai ter um mano, mas sim, um bebé Miguel. Ficámos a saber, que ela vai dar papa, banhinho e por creme ao bebé Miguel. Ficámos a saber que vai ser complicado tirá-la de cima do bebé Miguel quando ele nascer :p Para uma simples ecografia, ficámos a saber muita coisa! Chegados ao Natal propriamente dito, e depois do monte (literalmente) de prendas aparecer, sem se saber como, por debaixo da pantufa que ela deixou ao pé da lareira, a emoção da cachopa era tanta, que depois de uma hora a abrir prendas (e atenção, foi uma hora a abrir prendas DELA!), não conseguiu resistir mais e adormeceu ao meu colo, pouco passava da meia-noite. À meia-noite, nós os adultos, aqueles que supostamente já não têm direito a Natal, abrimos os presentes, e tivemos boas surpresas. Mas essencialmente, o Natal para os adultos foi muita conversa, comida e bebida! De tal forma, que o meu Miguelito passou estes últimos dias quase sem se mexer... tadito, devia ter pouco peso em cima dele! :p (por causa da comida e não da bebida, ok?! Vamos lá ver as confusões!) De manhã (isto é... às 11 horas, porque só acordámos às 10h20 :p), a Joana foi à missa com o papá e portou-se lindamente. O papá é que veio aflito das costas por ter estado uma hora em pé com ela ao colo. A mamã, ou seja, eu, ficou em casa a por o borrego no forno, a descascar batatas, a fazer uma mini-limpeza etc etc etc... para tudo estar pronto quando os avós chegassem. Enfim, um Natal muito bem passado mesmo. Na segunda-feira, os papás ficaram em casa e como era o último dia do Circo do Coliseu, fizemos uma tentativa frustrada de lá ir. A semana passada tinha-me fartado de telefonar para reservar os bilhetes mas nunca consegui. Ontem, entre as 13h e as 14h20 não parámos de tentar. Mas, entre o bip-bip-bip do interrompido, e o a sua chamada está em lista de espera seguido do bip-bip-bip do interrompido, as não-sei-quantas-dezenas de chamadas que fizemos foram inglórias. Belo serviço de reserva de bilhetes que o Coliseu tem... Como parecia que não ia haver Circo para ninguém nessa tarde, pois os restantes só tinham sessões às 21h durante a semana (segundo a informação disponível na internet) decidimos ir almoçar fora, reabastecer a dispensa e fazer umas trocas. A caminho do restaurante, reparámos que o Circo Atlas tinha sessões às 16h30 diariamente (afinal quem disse que aqueles posters na segunda circular não dão jeito?!) e depois de um almoço daqueles (nham nham) lá fomos os três (quase quatro) ao circo! Tenho de confessar, que para quem não gosta de circo, eu e o papá saímos de lá com um sorriso de orelha a orelha e muito agradados com o espectáculo no geral. O papá, até colaborou em dois números (é um artista hehehehehehehe) o que ainda tornou a coisa mais divertida... pelo menos para a mamã que ria que nem uma tolinha! Enfim, foram uns dias em cheio, que tenho pena que passem tão rápido. O Natal é para mim, realmente uma festa da celebração da vida, para grandes e pequenos, independentemente da religião de cada um. Eu não acho que Natal seja só para as crianças como todos apregoam. Para mim, os adultos também devem respirar esta magia instalada. Somos novamente, por breves momentos, crianças em ponto grande, e isso não tem preço! Além disso, quem é que não gosta de ter uma surpresa no sapatinho?! Eu gosto de certeza! Beijinhos Sandra

18 comentários:

Diana Bento disse...

Para já, vou só comentar a foto do lado: está LINDA! :)

Beijocas grandes.

carla disse...

Magnifico!!!!!

Beijocas

Marta disse...

Que alegria de Natal... e para o ano com mais uma criança :D
O meu tb foi bom mas menos animado... a unica criança era a minha, com dois meses, e ainda não ligou nada.
Para o ano é que vai ser...

Beijinho

Marta e André

Cláudia disse...

Fui ao Circo do Coliseu. Também marquei com antecedência, comprei os bilhetes e... qual não é o meu espanto quando vi que, no próprio dia, o Circo estava a meia casa! Quase mais valia teres arriscado ir lá sem bilhete nem nada... Mas ainda bem que encontraste alternativa. ;o)
E que magnífico natal!
Beijinhos mimados.

Margarida Atheling disse...

:)

Lindo Natal!
E linda fotografia ali ao lado!

Beijinhos!

Fusca disse...

Também andei a ponderar levar a minha filhota ao circo, mas não sei porquê não gosto do circo, talvez por achar (e esperar que seja só cisma minha) que os animais são maltratados... Mas para o ano se encontrar algum que confie vou também levá-la, só para ver a reacção!
E de facto que a foto do lado com vocês os três tá um espectáculo!!
Beijinhos,

Miúda disse...

Qua Natal maravilhoso.
E imagina para o ano com mais uma grande vida ao teu lado.
Bem hajas pela frase em q dizes o Natal como uma celebração de vida.
É assim que o vejo e só assim tem sentido.
E, escrito por ti tem tb muita piada.
Jocas
Marta

Anónimo disse...

Mas que grande Natal...o nosso também foi muito emocionante.....o Miguel adorou as prendinhas todas.....

Bjokas

X disse...

Olha que linda que é a mamã da Joana! :)

Que fotografia bonita! Adorei!

Bjs

scaf disse...

Grande Natal :) Beijos grandes!

Anónimo disse...

ainda bem que correu tudo assim tão bem, tenho a certeza que o Bebé Miguel adorou o seu primeiro Natal, mesmo tendo passado esses dias cheios no quentinho da barriga da Mamã Sandra.

beijinhos!
ana

Miragem disse...

Um Natal para mais tarde recordar...

Bekas C. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bekas C. disse...

Concordo plenamente com a tua opinião: "o natal não é SÓ das crianças"
;)

Licas disse...

Também acho que o Natal não é só para crianças. Eu adoro esta quadra. E também delirei com o circo onde fui com a Inês, apesar de há anos não ligar nenhuma ao espectáculo em si.
1 bjx, licas

P:S:a minha prenda atrasada: já retirei o word verification, para as vezes que nos visitares, e pelo que percebi o teu pedido foi bem recebido em vários outros blogs!

Anónimo disse...

Olá

mas que grande agitação!! Coitadinho do Miguelito, tanto movimento, para que é que ele se havia de mexer se a mamã se mexia ainda mais...
Eu também levei os miudos ao circo mas fomos ao de cuba (cardinali) e ADORÁMOS até o piolhito pequenino adorou especialmente os elefantes.
P.S.: os animais em Portugal não são mal tratadados, eles é que são o pão de cada dia dos artistas, e elefantes p.ex. não se vendem em lojas de animais...
desculpa o a parte mas só há pouco tempo é que fiquei mais dentro deste mundo circense daí o meu cuidado.
Jinsho grandes e feliz ano novo

Ana Rodrigues disse...

Que maravilha de post!
:-)

AnaBond disse...

a questão toda é que os adultos que adoram o Natal também são crianças... por isso o dizer que o Natal é das crianças, na verdade estão a englobar todos os adultos que têm uma criança dentro delas... e olha que não estou a falar apenas de nós duas ;)