quinta-feira, outubro 20, 2005

Consulta dos 24 meses...

Basicamente está tudo óptimo. No peso, na altura e no perímetro cefálico, está a manter a sua linha de crescimento certinha desde que nasceu (tem agora: 12.750kg, 87cm e 50cm respectivamente). A nível do desenvolvimento deixou muito impressionado o pediatra, com as conversas que ia mantendo e com o que mostrava já saber. Ficou espantado com o facto de ela reconhecer cores intermédias como o roxo, o lilás e o castanho. E obviamente, deixou-nos babados, com as suas considerações sobre este assunto. Ainda lhe pedi a opinião sobre o que achava em relação a ama versus infantário no caso dela e ele também concorda que a devemos manter na ama até os 3 anos como já tínhamos decidido. Ele partilha da opinião que nesta fase o que é importante é o emocional, e que nesse aspecto, é melhor estar na ama porque a disponibilidade para o afecto é simplesmente diferente. Se ela não estivesse tão desenvolvida sugeria uma escola para puxar por ela, mas assim, mais vale manter tudo como está. Fiquei (eu porque o pai não tinha dúvida nenhuma) contente com o que ouvi porque de certa forma me tranquilizou na minha decisão. No tópico da alimentação, como a Joana rejeita os legumes cozidos no prato e as saladas, pediu para continuarmos a colocar no prato várias cores, "porque os olhos também comem". Segundo ele, assim mantemos uma relação com estes alimentos mesmo que ela não os coma, evita que ela os rejeite definitivamente e alicia a sua ingestão. Não fazia isso, mas vou passar a fazer para experimentar a ver se tem resultados no futuro. Finalmente, disse-lhe que tinha substituído o leite de vaca pelo leite de soja por causa da relação do último com as alergias, e ele (e confesso que não estava à espera desta reacção tão positiva) disse que tinha feito muito bem. Sugeriu até, que devia dar iogurtes de soja para ver se notava ainda mais melhorias. Pelos vistos, o que me disseram no Brasil e as minhas pesquisas pela Net estavam certas, ou seja, que o leite de vaca potencia as reacções alérgicas (mesmo a quem não seja alérgico à proteína de vaca). O primeiro resultado desta experiência é que não vamos fazer as "vacinas" como prevenção da rinite alérgica para ver como ela reage. E porquê? Porque, tanto ela como o pai, já tiveram há umas semanas as primeiras manifestações de rinite, e no caso dela, controlámos a situação apenas com soro fisiológico e água do mar. Se as manifestações se mantiverem assim controladas a nível respiratório, evitamos uma boa dose de medicamentos e isso é excelente! Se piorarem teremos de avançar com o tratamento, mas por enquanto vamos aguardar. Apenas as manifestações na pele (manchas e pequenos eczemas) se mantém activas embora mais ténues. Quanto a isto, não há muito a fazer a não ser manter a pele muito hidratada e continuar com os mesmos produtos de higiene que temos usado desde que ela nasceu (tudo para peles atópicas). No final o mesmo conselho de sempre: cuidado com os acidentes! Cuidado com os acidentes! Cuidado com os acidentes! Voltaremos daqui a 6 meses, mas dessa vez já vão dois à consulta!

20 comentários:

nelsonmateus disse...

a joana é das minhas!
pelo menos no k respeita aos legumes cozidos e as saladas :)

no k m diz respeito, o conselho dos pratos coloridos resultou!
demorou algum tempo mas agora já como cenouras, batatas e algumas cenas verdes ... couves acho eu :(

ddm disse...

É óptimo quando saímos das consultas de pediatria com as nossas dúvidas resolvidas e com a certeza de os nossos filhotes serem crianças felizes e saudáveis!

E fora com a rinite! Que também já começou a tentar fazer estragos cá por casa!

Bjs!

Ica disse...

Ainda bem que está tudo bem com a tua filhota.

Beijinhos

Rita

scaf disse...

:) ainda bem que tudo está bem! Quanto ao leite, é isso mesmo! A Beatriz não é alérgica (fez análises e tudo), mas verificamos qye efectivamente fica pior quando experimenatmos dar-lhe leite de vaca! Por isso até pelo menos aos dois anos vamos continuar com leite de fórmula.

dia-a-dia disse...

Maravilha! Olha, e não falaste da vacina da gripe? E da gripe das aves? Ando a recolher opiniões de todos os pediatras de filhos de amigas minhas...

Beijinhos para vocês

Margarida Atheling disse...

Melhor é impossível!
Parabéns à Joana! :)

Beijinhos!

Licas disse...

Sandra: e a vacina da gripe?! Ando há que tempos para telefonar ao pediatra da Inês a saber se ela deve ou não fazer a dita cuja. Cada vez, este cenário de pandemia me assusta mais, precisamente por causa dela. Então quando se põem a falar nas estatísticas de quantos vão morrer até estremeço.
1 bjx, licas e inês

Jolie disse...

Em relação às vacinas das gripes e das novas da hepatite ele não disse nada, por isso eu também não perguntei.

Se ele achasse necessário tinha feito referência, mas como ele não disse nada é porque ele não considera essencial.

Consegui responder-vos?

Beijos

Fitinha Azul disse...

Está óptima que bom! Deixa-nos bem mais descansadas;)
Eu ultiammaente e porque o meu marido anda metido nesse meio, o leite de vaca deve ser introduzido na alimentação das crianças o mais tarde possível, para te dar um exemplo, o leite que a Benedita toma vai ter ou já tem um leite em pó até aos 3 anos.
Beijocas

Anabela disse...

EStá uma fofa, a minha "sobrinhita".
A Dani também rejeitava todos os legumes e agora, mesmo com a relação díficil que mantém com grande parte da comida, já come bróculos,cenoura, ervilhas, couve. Pouquinho, mas come.
Beijinhos ;)

Ana Rangel disse...

Eu soube tudo em primeira mão!!!

É tão bom ser VIP (amiga de VIP é meia-VIP e pronto, hehehe)! :D

kikas disse...

É bom ir ao pediatra e saber que está tudo ok com as nossas meninas!
beijocas
kikas

Anónimo disse...

Olá
Ainda bem que está tudo bem com a Joaninha.
O meu filho também tem uma pele atópica. Gostava de saber quais os produtos que usas.
Desde já agradeço.
Um beijinho

AnaBond disse...

é engraçado ter de ler aquilo que já ouvi... :P

está lindaaaa...

Mamuska disse...

Ainda bem que está tudo bem com a Joaninha! Ela está mesmo óptima e super desenvolvida para a idade :)
Beijosss

InêsN disse...

:o)))))))
que bom!!!!!!!!
Parabéns!

Raquel disse...

Eu comecei a dar leite de vaca agora ao Gabriel...até agora não notei nada de negativo.
Mas fazes muito bem em dar o leite de soja.
Tudo está bem com ela e eu desejo que continue sempre assim!!
Beijinhos

Anna^ disse...

Como costumo dizer:tá tudo nos trinques com a Joana :))))

bjokas grandes ";o)

LP disse...

É tão bom quando saímos do pediatra a saber que está tudo bem - e babadíssimos com os nossos filhotes!

Nita disse...

Eu também sempre tive alergias toda a minha vida até tentar engravidar, foi quando começei a beber o leite de soja e a usar aloe vera nos eczemas e em todo o tipo de manchas que me apareciam e melhorei muito, mas muito...o meu bébé comecei agora no inicio dos 5 meses a dar o suplemento e fez uma intolerância ao leite de vaca...tb bebe soja e melhorou quase automáticamente...parabéns pela tua menina e barriguinha...acho que nunca tinha deixado comentário, passo quase sempre por aqui...e pelo que li lês todos não é? bjinhs
Nita e Afonso (quase 6 meses)