terça-feira, outubro 25, 2005

24 meses de ti... e mais uns dias

Estava a dever este post já há alguns dias. Mas sendo, à partida, o último desta série, teria de o escrever com calma e cuidado para não me esquecer de nada.

Fico na dúvida se não devia continuar a fazer isto mais uns tempos. Esta idade é pródiga em novas descobertas, que serão muito provavelmente esquecidas se não forem registadas. Por um lado, é normal que assim aconteça, todas as crianças passam pelas mesmas fases, e até poderão achar que não tem lógica nenhuma o registo destas memórias. Mas para mim são uma parte de ti. A tua construção enquanto ser humano.

Neste último mês, consolidaste mais alguns conhecimentos. As cores estão dominadas, e quando aparece alguma nova que não conheces, depressa a decoras. Já vais começando a contar a partir do um, mas ainda não o aceitaste totalmente.

Sabes perfeitamente quantos são dois. A tua curiosidade está a crescer e a tornar-se mais insistente. A primeira resposta em geral não te satisfaz, por isso perguntas até ficares satisfeita ou a mãe se cansar. Se agora é assim, a época dos porquês promete!

Entretanto, descobri que já consegues dar aos pedais dos triciclos. Não sei há quanto tempo o fazes, mas para o pai não é novidade. Ele já sabia e não tinha dito nada! Acho que para o ano te vou inscrever na ginástica para gastares essa energia imensa que tens diariamente. O que gostas mesmo é de fazeres equilibrismo no braço do sofá, de saltares degraus (ou deverei dizer atirares-te), de correr, de jogar à bola, de trepares a tudo o que consegues e ao que não consegues.

Agora brincas mais sozinha e ouço-te a inventares histórias com os bonecos. Histórias simples sem príncipio nem fim, mas vais criando um enredo para as tuas brincadeiras. Já gostas mais de fazeres puzzles, embora a tua coordenação a esse nível ainda não seja nada famosa. De preferência, queres que a mãe esteja na mesma divisão que tu. Não aprecias estar sozinha durante muito tempo.

Tivemos de restringir a tua vontade de ver televisão. Agora, se te deixássemos, eras capaz de ver um DVD do Noddy do início ao fim. Conheces os nomes da maioria das séries do Canal Panda (nos horários em que vais espreitando).

És muito sensível aos sentimentos dos outros. Não gostas de ver ninguém triste ou a chorar. És mais sensível ainda à forma como falamos para ti. Uma palavra mais rispida que aches não merecida, deixa-te numa tristeza sem igual. É preciso fazer logo uma reconciliação para que tudo volte ao normal.

Tens bastante tolerância com os bebés, mas não gostas de brincar com meninos de idade muito próxima à tua. Aí manténs-te mais sozinha. Não és invejosa com os teus brinquedos e partilhas sem grandes problemas, no entanto, ainda não sabes brincar com um brinquedo simultaneamente com outro menino. Apenas nas brincadeiras de rua (corridas, escondidas, jogar à bola) é que tudo funciona lindamente.

Finalmente, na alimentação, tens refeições em que comes tudo (e mais houvesse) e outras em que não tocas em nada. Por isso, a regra do não insistir vai manter-se. No que diz respeito ao sono, tens dormido pelo menos dez horas seguidas. Algumas noites tens pesadelos, e chamas por mim até eu te dar a mão, mas adormeces imediatamente assim que me sentes.

Enfim, estás a crescer, a tornares-te na minha menina. E eu sinto-me abençoada por poder acompanhar esse crescimento. Um filho, é realmente o nosso bem mais precioso.

Beijinhos
Mamã Xanda PS: E estava-me a esquecer de algo muito importante: A maminha! Ainda mamas, mas agora já mais esporadicamente. Em geral é uma vez por semana, ao fim-de-semana, quando vens pedir um miminho. Não passa disso e não sentes minimamente a falta, mas de vez em quando, queres um consolo maior da mamã e pedes um cadinho de maminha. O teu rosto ilumina-se quando acedo ao pedido. O desmame está a correr exactamente como queria: ao teu ritmo, consoante vais estando preparada.

20 comentários:

Fernanda disse...

Muito lindo, este teu relato.
Só queria comentar que em relação ao desmame, comigo tb foi assim. Por coincidência a última vez que o meu Guga mamou foi no dia em que fez 2 anos. Três dias depois, quiz, mas já não havia. Não há nada como o natural e ao ritmo deles.
Parabéns
~º(",)º~
Fernanda

Anónimo disse...

Está crescida a tua menina, e linda!! :)
Tenho um misto de saudades e pena de não ter dado de mamar à Mariana mais tempo(apenas 2 meses). Sitnto falta de esse momento só nosso.
Bjs

Anna^ disse...

Enternecedor este relato.
Parabéns pela Mãe que és...
Parabéns pela filhota que tens...
Parabéns pelos Pais que têm sido...

Uma bjoka enorme para os 4 ";o)))))

Miragem disse...

Está a crescer "a olhos vistos"!!

Vera disse...

Olá Sandra,

Adorei o teu post. Apesar de ficar feliz quando eleio que à crianças que teêm o prazer de mamar até tão tarde, fico triste por não ter conseguido fazer o mesmo.

Beijinhos
Vera

Mamã disse...

Parabéns pelo post. Está muito bonito. Quem sabe não produzirás leite a mais e a pequerrucha ainda possa mamar por mais tempo. Claro que não deve ser fácil com 2.

Jinhos

scaf disse...

Ai, acho que a beatriz só vai deixar a mama quando for para a faculdade (ou vai daí ainda vou ter de ir lá de vez em quando dar-lhe).

E as fotos das calças?? :P
Beijos

Alda Benamor disse...

:) Parabéns pela linda (e despachada) menina!

Anónimo disse...

parabéns pelos 24 meses e mais alguns dias da Joana e parabéns pela entrega dedicada da mãe e do pai, pela partilha de emoções e aprendizagens. e mesmo que todas as crianças passem pelo mesmo, mais coisa menos coisa, a forma como passam muda radicalmente de bebé para bebé, de pai para pai. não faz mal registares tudo no coração, na memória e onde mais te apetecer. :)

beijinhos
ana

Clara disse...

Gostei deste post dos 24 meses e mais uns dias... Não deve ter escapado mesmo nada!

Fitinha Azul disse...

Lindo post, espero que continues a relatar esses pequenos momentos do seu desenvolvimento...
Beijinhos

AnaBond disse...

(gostei de ler)

Célia disse...

Pois é elas estão a deixar de ser os nosso bebés... Mas é a lei da vida...
Beijos

rosinha_dos_limoes disse...

A Joana está uma crescida! É tão rápido não é?
É verdade que as fases vão se alongando e se calhar não haverá tanta novidade em termos de capacidades fisicas ou assim, mas as de inteligencia, percepção das coisas, tiradas fantásticas mantêm-se ao ritmo de muitas por mês!

Ana Rodrigues disse...

A Joaninha está a deixar de ser o bebé, e a tornar-se na menina... linda por sinal!
:-)

kikas disse...

E a cada dia que passa mais novidades irás relatar destes momentos unicos de partilha...é tão bom vê-las crescer ao seu ritmo :-)
beijocas
kikas

Diana Bento disse...

:)

Um beijinho enorme.

Oumun disse...

:)
bjos

carla disse...

Está uma menina grande, a crescer ao seu ritmo sem imposições e sem datas marcadas, continuem assim que penso que estão no caminho certo!

Beijocas

barbarayu disse...

:D

Fiquei emocionada... fizeste-me lembrar tanto o Vasco :)

Beijocas!