quarta-feira, setembro 07, 2005

Evolução...

A Joana já sabe identificar algumas cores. O amaiélo, o vede, o axul e o roja estão dominados, as outras depende da sua disposição na altura. Ontem aprendeu mais uma cor sem que ninguém lhe ensinasse. E que cor é essa? O chocolate! Pois bem, o castanho passou a chamar-se chocolate e a minha filhota não admite que tenha outro nome! Acho piada à forma que eles têm de aprender. São eles que escolhem o que querem aprender e quando é que se sentem preparados para isso. Por exemplo, a Joana sempre gostou de música, mesmo ainda dentro da minha barriga ela reagia a algumas músicas. No entanto, ela quase não sabia cantar nenhuma, embora fale muitíssimo bem e ouça algumas delas vezes sem conta. Nestas férias, sem mais nem menos e sem qualquer influência nossa, aprendeu a cantar do início ao fim uma série delas. É claro que não sabe as letras correctamente e em muitas delas diz apenas o ínicio e o final das frases, mas a velocidade com que ela as aprende deixa-me estupefacta. Ontem aprendeu a música "Doidas andam as galinhas", que todos os meninos gostam desde cedo. Ela nunca gostou desta música e nunca quis fazer a coreografia associada. Ontem gostou e à segunda vez que cantei ela acompanhou-me do início ao fim (sem coreografia que isso é que ela não acha piada). É claro que depois tive de cantar a música 30 vezes e já era eu que não podia com a música! Outro exemplo, é o facto de ela contar lindamente, agora até quinze (vamos acrescentando um número sempre que apanhamos umas escadas com mais degraus, ou ela fica curiosa em saber o que se segue), no entanto, embora ela aprenda os números que se acrescenta, continua sem dizer o um, e quando chega ao oito diz "o oito não, tá bem?". Nunca disse que tinha um ano, agora comecei a dizer que ela ia fazer dois e ela diz perfeitamente. Diz que a Joana tem doiz anhos, o pai tem vintoito anhos e a mãe tem tinta anhos! Mesmo quando se prepara para saltar diz "Doizzz Têzzz!". Porque é que será que ela não diz o um?! E porque é que ela não gosta do oito? Não posso de deixar de me maravilhar com a capacidade de aprender que os nossos filhotes têm! Não tem nada a ver com o facto de que em idade fazem isto ou aquilo, tem unicamente a ver com o facto das várias etapas que eles vão passando e que são verdadeiros feitos. Além disso, eles é que escolhem o que querem aprender e quando, e isso eu acho fenomenal! Ser mãe dá-nos essa possibilidade. A de aprendermos como é que aprendemos, a de nos maravilharmos com esta qualidade humana que é a inteligência. E se fizermos um esforço, de redescobrirmos a inocência e a pureza com que nascemos e que infelizmente perdemos a meio do caminho. Sinto-me preveligiada por poder ter estas lições de vida na primeira pessoa. Cada vez gosto mais de ser mãe (mesmo com noites mal dormidas e birras à mistura). Para quem não tem tido tempo para vir até aqui (muito menos para visitar casas alheias) até não me portei mal hoje... Beijinhos Sandra

Sem comentários: