quinta-feira, abril 07, 2005

Eu gostava...

Qual é a mãe que não imagina os seus filhos a fazer isto ou aquilo. É claro que o único desejo de um pai é que os seus filhos sejam felizes e que tenham saúde independentemente daquilo que queiram fazer, mas por vezes somos remetidos em pensamento para um futuro em que eles acabam a escola com boas notas, fazem o seu curso universitário e conseguem um emprego fabuloso e bem pago. Às vezes dou por mim a pensar em coisas que gostava que a Joana fizesse, e que começasse enquanto criança. Depois acho que é um autêntico disparate e que se ela fizesse tudo o que eu gostava não tinha tempo para brincar, ou simplesmente para não fazer nada. Além disso fico a pensar, se as coisas que eu gostava que ela fizesse, não são um reflexo daquilo que gostava de ter feito e que não fiz ou que não dei importância na altura. Bom independentemente disto, vou deixar aqui anotado o que eu gostava... para daqui a uns anos ver se estava na lua ou não! Eu gostava que a Joana... ... fizesse sempre natação (como faz desde os 6 meses e que adora) ... fizesse ballet (isto a partir dos 3 anos, porque ajuda a moldar o corpo e a mente. Obriga a uma disciplina que é aplicável a tudo na vida) ... fizesse um desporto de equipa (para a ensinar a trabalhar em conjunto) ... aprendesse mais do que uma língua estrangeira como deve ser (mas que aprendesse pelo menos uma dela a fundo, sem esquecer a língua mãe) ... aprendesse a tocar um instrumento musical (um qualquer à sua escolha, desde acordeão a cavaquinho, porque a música é também algo que nos ensina muita coisa que se aplica no quotidiano) ... gostasse de ler (o que a manter-se o entusiasmo actual não vai ser difícil, mas a ver vamos) ... não gostasse de televisão e preferisse brincar sempre ao ar livre (actualmente não liga aos bonecos e dá tudo por andar na rua) Isto é tudo na base do "gostava de", porque eu acho que os podemos orientar e dar várias hipóteses adequadas mas é a eles que cabe a decisão final. Eu era incapaz de a por a fazer algo que ela não gostasse só por meu capricho... A verdade é que eu gostava de... agora se ela também vai gostar... isso só o tempo o dirá!

Sem comentários: