terça-feira, março 15, 2005

Quanto custa fazer um filho feliz...

Pois bem, estamos na era digital e tudo o que não tenha mil funções diferentes e não caiba num bolso não interessa. Os nossos filhos depressa aprendem a apreciar estas gerigonças e mais depressa ainda superam-nos no seu maneio. O problema claro está, é no preço! Ora então, quanto é que um pai tem de gastar para satisfazer os gostos dos filhos, nos dias que correm? Vou-me restringir a esta faixa etária porque aos mais grandotes já não lhes damos a volta de qualquer maneira ;) A minha filhota tem o quarto bem cheio de traquitana, muita comprada por mim, outra tanta oferecida. Se bem que eu evite as duplicações de brinquedos, quando as há vou as distribuindo pelas casas dos avós e da ama, mas o que é certo é que já lá anda muita coisa espalhada. Ela vai brincando com todos eles (um pouco forçada pela mamã que os vai escondendo de vez em quando para voltarem a aparecer uns dias depois). No entanto, há uns quantos com que brinca diariamente. E os livros... bom estes são renovados mas por força do seu intenso uso! Tem brinquedos caros, caríssimos e baratos. Uns melhores que outros independentemente do preço que custaram. Mas temos realmente que gastar muito dinheiro para ver os nossos filhos felizes e ajudar o seu desenvolvimento? Acho que não. Penso que devemos apostar em alguns brinquedos chave e estes sim, devem ter qualidade. A partir daí haja imaginação e temos a criançada alegre e motivada! Por exemplo, a minha filha sempre adorou comandos e telemóveis. É claro que não gostava dos de brincar. Resultado, demos-lhe para ela brincar um comando e um telemóvel avariados... pois... deu para a enganar durante algum tempo, mas rapidamente se apercebeu que aqueles não faziam bem o mesmo que os outros. Agora... coitado do da mãe que já deu o seu último ai de tantas quedas! Esta brincadeira ficou um pouco mais cara :( mas a culpa á da mãe que a deixou... Tachos, tampas e tupperwares foram muito utilizados a determinada altura. Assim como despejar as gavetas arrumadinhas... que quer-ri-da! grrrrr Desarrumar a colecção de CD's sempre foi uma boa ocupação... e o bidé que muita gente já questiona a sua utilizade na casa-de-banho... a minha filha sabe dar-lhe bastante uso... Mas passando à actualidade, fiz esta semana a minha filhota muitíssimo feliz com duas prendas que custaram no total... 1 euro! E sem ir à loja dos chineses! Ora então foi assim. Comprei por um euro um frasquinho com... líquido para fazer bolinhas de sabão (vá digam lá que tinha gasto ainda menos se usasse detergente da loiça... mas quando o líquido acabar é isso mesmo que eu vou fazer... lol)! E aquela-coisa-por-onde-se-sopra tem vários buraquinhos por isso faz logo muitas ao mesmo tempo! Agora a brincadeira quando chegamos a casa é fazer "bó-i-nhas". E muito se ri a minha menina! Pula, brinca com as ditas bolas e dá gritinhos de felicidade sempre a pedir por mais! Enquanto a mãe tiver fôlego temos sucesso na brincadeira! A seguir qual foi a minha prenda, totalmente grátis? Uma embalagem do leite Vigor daquelas de cartão (lavadinha claro...)! Ela diverte-se a enroscar e a desenroscar a tampa e até a ajuda a coordenar estes movimentos! É engraçado vê-la andar pela casa agarrada a uma embalagem de leite! hehehe quando ela ler isto o que vai ela dizer aqui da tola da mãe!? Além disso, sem gastar um tostão ofereço todos os dias uma prenda à minha filhota (vamos lá ver até quando dá para fazer isto!). Um bocadinho de papel de embrulho, cortesia do Toys'R Us, e um brinquedo/livro dela fazem a minha filha exclamar de felicidade "Pênha! Pênha!" (entenda-se Prenda! Prenda!) Gasto só na fita-cola mas compensa para vê-la com aquele ar de felicidade a rasgar o papel com muito jeitinho! E fica sempre espantada com o que encontra! Mas principalmente do que gosta é de desembrulhar! Por enquanto fica baratinha a minha filha (só não fica mais porque a mãe não pode ir sozinha a determinadas lojas hehehe), o pior vai ser daqui a uns anos... espero conseguir explicar-lhe que o dinheiro não cresce nas árvores (com muita pena nossa) e que não se pode ter tudo aquilo que se quer... espero conseguir incutir-lhe o mesmo sentido de responsabilidade com o dinheiro que os meus pais felizmente conseguiram transmitir aos filhos. Afinal... nem custa assim tanto fazê-los felizes... ou custa?! Pelo menos o nosso amor há-de sempre encontrar maneira de os entusiasmar... espero! Beijinhos Sandra

Sem comentários: