domingo, fevereiro 20, 2005

Ser mãe...

Ser mãe é amar sem duvidar. É sofrer constantemente pelo que nunca aconteceu. Odiar cada separação. É ansiar por cada reencontro. Ser mãe é dar tudo o que tem. Inventar para dar mais. É ficar rica com um sorriso. Esquecer tudo com uma carícia. Ser mãe é querer o melhor. É tentar planear tudo com anos de antecedência. É tentar iluminar todos os passos. Antecipar todas as quedas. É tentar enxergar todas as sombras. Ser mãe é esquecer-se que existe. Entregar-se a eles totalmente. É esquecer os próprios medos. Ser forte e corajosa por eles... para eles. Ser mãe é um sem-fim de sentimentos em turbilhão. É algo que se alimenta todos os dias. Que nos constrói ou destrói. Que fica para sempre. Gravado a ferros na nossa alma... e na deles. É viver para eles. E às vezes querer viver por eles. É querer viver sempre com eles. É saber quando deixá-los ir. E desejar que eles nunca fossem. Ser mãe é mágico. Ser mãe é pleno. Ser mãe é bom. Ser mãe é indescritível. Só se sente. Ser mãe é isto. Mas muito mais. [Gosto de ser mãe mas gostava de poder ter dito à minha que finalmente a compreendo. Que finalmente percebo as suas reacções. Que sinto a sua falta. Que ela é o meu modelo adaptado. Que a vejo agora como uma super-mulher e não como a chata da minha mãe. Porque me guiava com uma mão invisível, apoiando-me nos meus tropeções e aplaudindo as minhas conquistas. Ela sabia que eu iria perceber isto um dia. Assim como eu sei que a minha filha me irá compreender quando for a vez dela. Mas queria poder dizê-lo. Porque nunca tive jeito com as palavras. Porque dizer "gosto de ti" parecia-me uma pirosice pegada. Porque a adolescência é uma treta duma idade que nos faz falar mais do que devíamos. Nos tolda a percepção. Porque não havia nada em que ela não tivesse uma voz activa e muita sabedoria. Porque ela conseguia desdobrar-se em mil para nos ver felizes. Porque éramos muito parecidas e chocávamos demais. Porque era a minha mãe. E a nossa mãe é sempre a melhor mãe do mundo. Eu pelo menos não tenho dúvidas. Para ti mãe.]

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo...

Espero um dia que a minha filhota tambem o perceba...

Beijos enormes

eu disse...

Adorei seu blog, vou adicionar na minha lista de favoritos, ok?
Tenho um que fala sobre "Ser Madrasta", dê uma passadinha lá.
Um enorme abraço,
Ana Paula Gusmao

Cláudia disse...

olá!
já não sei como cá vim parar.
mas não podia deixar de lhe dizer que adorei este post.
parabéns!
ana claúdia (actomas@gmail.com)