segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Possíveis Problemas da Grávida...

Ficam aqui algumas chamadas de atenção para possíveis problemas durante a gravidez e algumas sugestões de actuação:

Azia: A válvula de entrada do estômago fica relaxada devida às mudanças hormonais o que permite que o ácido do estômago reflua no esófago. Evite refeições muito abundantes, pratos muito temperados ou frituras. à noite beba leite morno, eleve o colchão junto à cabeceira da cama ou use travesseiros altos. O médico poderá receitar um remédio para a acidez estomacal.

Cãibras: Podem ser provocadas por falta de cálcio ou de fósforo no organismo ou à compressão das vias nervosas. Caminhe um pouco e massaje a região afectada para facilitar a circulação. Recomendam-se também medidas de higiene como os exercícios de extensão e a utilização de calçado adequado.

Candidíase (micose vaginal): As mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez aumentam a possibilidade da grávida ter candidíase. É importante tratar antes do parto pois pode provocar "sapinhos" no bebé e dificultar a sua alimentação. Evite usar calças justas e cuecas de nylon. Fale ao seu médico para ser medicada.

Corrimento vaginal: Pode haver um aumento no muco produzido pela vagina por causa das mudanças hormonais da gravidez. Evite desodorizantes íntimos ou sabonetes perfumados. Consulte o médico se tiver irritação, dor e corrimento com dor ou odor.

Dor no baixo-ventre: No início da gravidez pode resultar nidificação, isto é da fixação do óvulo fecundado no útero. Deve evitar esforços, carregar com pesos e abster-se de ter relações sexuais. Se persistir, aumentar a intensidade ou tiver qualquer perda de sangue, deve contactar o seu médico.  

Hemorragia vaginal: qualquer episódio de hemorragia vaginal deve recorrer com urgência ao hospital de referênciae comunicar ao seu médico.

Insónia: Quando a mulher não consegue conciliar o sono na ausência de queixas físicas que o impeçam, é em geral consequência de estados de ansiedade. Deve ser tentado esclarecer as causas dessa ansiedade.  

Obstipação (Prisão de ventre): A progesterona que é a hormona da gravidez relaxa os músculos e estes trabalham mais lentamente, fazendo com que a futura mãe tenha prisão de ventre. Alimente-se com muita fibra (frutas, legumes, leguminosas) e beba muita água. Evacue sempre que sentir vontade e faça algum exercício (andar a pé). Se o médico lhe receitou ferro, tome-o após as refeições ou com muitos líquidos. Evite os laxantes.

Urina frequente: Pode ser causada pela pressão do útero sobre a bexiga. Se sentir uma dor que lembre infecção, consulte o médico.

Vómitos: Se os vómitos forem matinais, antes de se levantar, ingira algum alimento (deixe na mesa de cabeceira uma bolacha). É preferível ingerir pequenas quantidades de alimentos e mais vezes ao dia evitando encher o estômago. Evite os alimentos pesados e as bebidas gaseificadas. Se os vómitos forem constantes e não cederem a estas medidas, a grávida deve ser enviada ao hospital.

Gengivite: Ocorre por vezes nas grávidas que já tiveram problemas oro-dentais antes de terem engravidado. Está relacionado com o défice de vitaminas do complexo B. Melhorar a dieta ajuda neste problema. Use um colutório. (texto facultado pelo meu obstetra)

Sem comentários: