terça-feira, fevereiro 24, 2004

Dicas sobre a Amamentação...

Durante a minha gravidez tentei reunir o máximo de informação possível sobre como estimular a produção de leite. Entre o curso de preparação pré-parto, revistas, livros, internet, obstetra e opiniões de conhecidos juntei algumas dicas. Comigo resultaram pois a Joana já vai com 16 meses e ainda mama! Duas primas minhas também tiveram bons resultados por isso espero que vos possa ser útil! Tudo o que é indicado a seguir deve ser feito sem causar desconforto! E em caso de dúvida devem falar sempre com o vosso médico!

Cuidados durante a gravidez:

  1. Todos os dias deves massajar os peitos com um creme específico ou simplesmente com um bom creme gordo (tipo Barral), os movimentos devem ser circulares a partir do mamilo.
  2. Durante a massagem deves dar a atenção ao mamilo para tentares evitar o mamilo invertido. Deves com a ponta dos dedos "enroscar" o mamilo, ele deve ficar logo "teso" e a formar o bico! Isto ajuda depois o bebé a agarrar melhor. (eu nunca tive bicos antes de engravidar os meus peitos eram planos, mas desde que comecei a fazer isso, começou a notar-se qualquer coisa e depois com a amamentação nunca mais tive os peitos planos!)
  3. Durante o duche, com uma esponja natural, massajar o peito também em movimentos circulares e apontar o chuveiro com água morna e não muita pressão para cada um dos peitos. (desde que eu comecei a fazer isto com regularidade começou a produção de colostro. Eram só uma ou duas pingas se apertasse os bicos mas saia!)
  4. A alimentação é importante especialmente por causa do bebé! Mas isso já sabes não é! No entanto os líquidos são muito importantes para a produção do leite! Se não gostas de água vai te lembrando de vez em quando! (eu nunca bebi muita água nem mesmo durante a gravidez, mas no dia que a Joana nasceu, menina! A partir daí bebia litros de água! O corpo assim o pedia!)

Cuidados após o parto:

  1. O bebé após nascer e dependendo de como corre o parto, é colocado assim que possível ao peito. Ele não sabe mamar e à partida uma enfermeira há-de ir com ele "ensiná-lo" a agarrar a mama! A tua mama passa a ser da enfermeira! Mas se tudo correr bem, a partir do momento que o bebé percebe a técnica nunca mais esquece!
  2. Não te preocupes se as primeiras vezes não se entenderem (tu e o bebé!) é que nem um nem outro ainda com lição aprendida, mas com alguma calma as coisas ajeitam-se.
  3. Tenta encontrar posições confortáveis para dares de mamar. Deitada, sentada com uma almofada por baixo do bebé, ou outra qualquer que tu inventes, não importa, tens é de estar confortável assim como o bebé!
  4. Atenção à pega do bebé! Ou seja, verifica se ele tem o bico todo na boca e se tem os lábios para fora. Ás vezes eles não abrem bem a boca, ou pegam só na ponta do bico, ou deixam os lábios para dentro. Resultado, causa-te dores a ti e eles não conseguem sugar bem! Com os dedos puxa os lábios para fora, ou, volta a repetir a pega até estar tudo nos trinques! Para tirares a maminha, com um dedo empurra o mamilo no canto da boca e ele solta-a sem magoar.
  5. Quando ainda tens colostro o horário entre tomas deve ser aproximadamente 4 horas durante o dia e 6 horas à noite. Eles devem mamar entre 10 a 15 minutos. E deves dar apenas de uma mama em cada toma. Ou sejas vais alternando os peitos entre tomas.
  6. É normal um peito produzir mais do que outro, ou ser mais fácil de sugar o leite, por isso, eles às vezes gostam mais de uma maminha que outra. Se isso acontecer, deves dar sempre a que ele não gosta tanto primeiro, porque ele vai estar com fome e não vai protestar. Assim que ele já estiver mais cheio e se recusar essa mama dá-lhe a outra, ele à partida vai deixar de reclamar após se habituar!
  7. O colostro é amarelado, espesso e muito mais rico que o leite normal, por isso não fiques assustada se ele mamar poucos minutos! Se ele adormecer logo após, é sinal que está satisfeito! Se o bebé for daqueles muito mandriões que só querem dormir e que achas que ele ainda não ficou bem. Aproveita, troca-lhe a fralda. Ele vai despertar e depois vai querer a sua maminha outra vez!
  8. A subida do leite às vezes é muito violenta! As mamas ficam cheias de repente e doridas! Ás vezes ficam tão duras que nem o bebé consegue fazer uma boa pega! Por isso o melhor a fazer quando elas ficam assim é esvaziá-las um pouco com a bomba primeiro, e depois por o bebé a mamar. Podes aproveitar o leite que tiraste ou não. Com a subida do leite os horários entre tomas também se mantém, mas às vezes durante o dia podem fazer intervalos de 3 horas. Agora cada toma deve durar o tempo necessário a que o bebé fique satisfeito e cada mama devia ser completamente esvaziada. Deves continuar apenas de uma mama em cada toma. Isto potencializa a produção de leite mas às vezes é um pouco incómodo porque as mamas ficam "desiguais". Deves adaptar o esquema às tuas necessidades.
  9. Após cada toma deves esvaziar a mama se for preciso com a bomba. Não estás a tirar leite ao bebé mas sim a estimular uma maior produção de leite.
  10. Não deves lavar constantemente as mamas com água. Isso seca muito a pele e pode levar à formação de gretas. Após cada toma basta limpares o bico do peito com o próprio leite/colostro e sempre que possível deixares secar ao ar. Não deves por logo o disco e "arrumares" porque o bico mantém-se húmido e pode formar gretas. Se pressentires alguma greta a formar-se no bico do peito põe uma ligeira camada de creme específico tipo gretalvite.
  11. Deves controlar as mamas com os dedos à procura de durões. Se encontrares algum é sinal que existe uma das bolsas de leite que não foi esvaziada e pode originar uma mastite (inflamação do peito), nessa altura (ou se tiveres o peito muito duro) deves usar uma toalha turca encharcada em água quente e colocares sobre a mama. Isso alivia e ajuda a soltar o leite, depois só tens de tirar o leite com a bomba e massajar a zona afectada para libertar o leite.
  12. Uma mastite é uma inflamação da mama, reconheces-a por ficares com a mama muito vermelha, com durões e febre. Deves contactar o médico imediatamente. Ele possivelmente receitará um antibiótico mas não precisas de deixar de dar de mamar. Deves estimular bastante a mama afectada porque ás vezes pode não ser capaz de produzir leite da mesma forma. (tive duas mastites, uma aos 10 dias após o parto, tomei antibiótico e estimulei tanto a mama que ficou a ser a que produz mais leite ainda hoje e a favorita da Joana! E aos 15 meses! Aqui bastou usar as técnicas de esvaziamento e nem sequer fui ao médico!)
  13. Se tiveres os mamilos invertidos (em vez de virem para fora eles vão para dentro), deves estimular os mamilos e podes usar os mamilos de látex ou silicone para facilitar a pega. Estes "falsos" mamilos também podem ajudar a mãe quando há gretas ou os mamilos estão muito sensibilizados!
  14. Se achas que a tua produção de leite não é suficiente podes sempre estimular a mesma tirando leite com a bomba nos intervalos das tomas. Podes usar o leite que tiras e isso indica ao teu corpo que é preciso produzir mais leite!
  15. A alimentação é importante durante a amamentação por vários aspectos: porque se não te alimentares bem (não é necessariamente a dobrar se bem que às vezes é isso que apetece!) o teu corpo pode não ser capaz de produzir o leite necessário, mas principalmente porque falham nutrientes na alimentação do teu bebé! Além disso à certos alimentos que deves banir do teu menu, por serem potencialmente alergénicos e de dificil digestão, como por exemplo: - laranjas, kiwis, café, chá preto, álcool, tabaco, grão, feijão (só frade), enchidos, chocolate, morangos, bebidas com gás, produtos com edulcorantes, aspartame, couves, picante, muitos fritos, marisco, etc. Se notares alguma reacção no teu bebé como borbulhagem ou cólicas (que eles têm quase sempre mesmo que tu sigas uma dieta cuidada.) pensa no que comeste, às vezes pode estar aí a causa. Em caso de dúvida, consulta o pediatra. (a linha pediatria 24 é óptima para estas questões!) 16. Muita água.
  16. Apreciares a amamentação. É importante que a amamentação seja um prazer e não um sacrifício. Isso também é importante, e só assim vão poder gozar em pleno esta fase!
  17. A amamentação não te impede de poderes sair de vez em quando sem o bebé. Podes sempre retirar o leite com a bomba e deixares tudo preparado para alguém dar. O leite aguenta-se 24 horas no frigorífico e 6 meses no congelador. (eles é que às vezes não aceitam muito bem os biberões mas deves escolher uns com tetinas largas como os da Avent ou os novos da Chicco que são mais idênticos ao peito, no entanto, cada bebé tem a sua mania só se sabe experimentando)
Não me lembro mais nada agora mas se me lembrar de alguma coisa acrescento a este post! Espero que achem útil e que vos ajude de alguma forma! Se souberem de outros truques ou sugestão deixem nos comentários!

4 comentários:

Sefas disse...

Olá
Gostei muito deste teu post, muito bem explicado e de certeza muito útil para muita gente, já que o teu blog é tão visitado.
Se me permites, gostava de fazer apenas 2 reparos pequeninos:
- o horário das mamadas, principalmente no 1º mês, deve ser em "regime livre", principalmente quando ainda só há colostro, pois quanto mais o bebé mamar, mais rápido vem o leite, mais ele faz cocó, expulsando assim rapidamente o mecónio que contribui para a icterícia (a cor amarela)e minimizando a possibilidade de ter que fazer fototerapia.
- em relação aos mamilos de silicone, é preciso muito cuidado, geralmente são mesmo desaconselhados. Por 2 motivos: com alguma frequência os bebés aprendem a mamar só desta forma e depois rejeitam o mamilo verdadeiro; os mamilos de silcone podem "colar-se" ao mamilo (principalmente no caso de mamilos bem protuberantes) e obstruir a saída do leite em alguns canais, provocando mastite.
Não sei se conheces o site www.sosamamentacao.org.pt , pelo menos não o vi na tua barra lateral. Tem a particularidade de existirem voluntárias (com formação)que dão apoio directo, por telefone ou ao domicílio e um fórum onde se podem colocar questões. (não estou a fazer publicidade, que não pertenço ao site, eh eh...)
beijinhos

Moranguinha disse...

Muito útil este teu post!
Já deu para ter aqui algumas ideias extra!
Beijokas

Dalila disse...

Olá!
Gostei muito das dicas, a amamentaçào traz quase sempre problemas no início, e é uma pena as màes desistirem... tenho um filho com oito meses que ainda mama,e gostava que esta situação se mantivesse (com a minha filha mais velha o leite secou perto dos 11 meses, e gostava de desta vez continuar a dar de mamar até mais tarde). tens alguma dica especifica? Eu não lhe dou de mamar durante a noite, mas dou-lhe sempre demanhã, ao lenche (ele lancha duas vezes, sempre leite) e antes de ir para a cama. A pediatra disse-me que lhe poderia começar a dar iogurte e papas ao lanche, mas tenho medo que se reduzir uma mamada o leite comece a escassear. Que achas?

vida disse...

muito util nests minha fase complicada.bjsss